sexta-feira, 28 de junho de 2013

Protestos nas ruas do Brasil - Carta Pastoral da IECLB

O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça,
repouso e segurança para sempre (Isaías 32.17).
Disse Jesus aos que haviam crido nele: Se vós permanecerdes
na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos;
e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (João 8.31-32).
Irmãos e irmãs em Cristo!
Ética,  justiça,  verdade,  respeito,  transparência  e  diálogo  são  valores  inerentes  à  democracia.  São igualmente  valores  que  pautam  a  vida  e  missão  confiada  por  Deus  à  IECLB  –  Igreja  Evangélica  de Confissão Luterana no Brasil e a todo o povo de Deus.
Por  vivermos  num  Estado  democrático  e  por  sermos  um  país  em  que  os  valores  do  Reino  de  Deus  são parâmetros, deveria ser bastante óbvio  que a observância da verdade e a busca obstinada da justiça com vistas ao fortalecimento de relações de paz fossem parte do nosso cotidiano. Infelizmente os fatos não confirmam o que parece ser. E é isso que está como pano de fundo do cenário com o qual estamos convivendo nas últimas semanas.
As  vozes  da  inconformidade  devem  ser  ouvidas  com  atenção  redobrada  e  respeito.  Consequências precisam ser destiladas a partir da escuta atenciosa e mudanças devem acontecer.
-  Repudiemos  todo  e  qualquer  ato  de  violência  e  vandalismo,  mas  não  permitamos  que  esses  atos desviem o foco do que é inadiável: que mudanças precisam acontecer em nosso país.
-  Apostemos mais no  diálogo. Não percamos a oportunidade de novamente discutir temas políticos em nossas  casas. Isto  mesmo!  Comecemos  pela  família.  Com  os  pais,  com  os  filhos!  Quantas  vezes  nossos jovens nas comunidades gostariam de se manifestar, participar e oferecer uma alternativa ao que está ocorrendo nos espaços comunitários!? Temos dado ouvido suficiente a esses pleitos?
-  Dialoguemos  mais  com  nossos  representantes  políticos.  Fiquemos  atentos  ao  que  fazem  depois  de eleitos.  Cobremos  das  autoridades  mais  diálogo  com  a  população!  Apoiemos  os  acertos,  mas  não deixemos que façam de conta que nos ouviram.
- Coloquemos como luzeiros no horizonte do nosso caminho diário a verdade e a justiça. Que a verdade e a justiça sejam a utopia que nos faz caminhar.
Um  dos  princípios  da  Constituição  da  IECLB  reza  que,  “em  obediência  ao  mandamento  do  Senhor,  a IECLB tem por fim e missão propagar o Evangelho de Jesus Cristo; estimular a vivência evangélica pessoal, familiar e comunitária; promover a paz, a justiça e o amor na sociedade; participar do testemunho do Evangelho no País e no mundo” (Art. 3º.).
Esse testemunho é a grande oportunidade que Deus concede a cada membro à medida que assume
sua responsabilidade cidadã. Ser, participar e testemunhar com base na justiça e na verdade, sempre,
em todos os momentos e lugares, em resposta e fidelidade ao amor de Deus por nós. Essa é uma parte
importante da nossa contribuição para um país onde a justiça e a paz florescerão mais e mais à medida que a verdade prevalecer.
Dr. Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente
IECLB-Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário