quinta-feira, 27 de junho de 2013

A Escalada - The Climb



Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.” Salmo 121.1-2

“Muitas vezes a vida parece dura e penosa”, disse uma amiga minha. “Muitas vezes a vida parece com uma dura e sofrida escalada: a gente nunca chega ao topo, e quando consegue, está sozinha, exausta, desanimada”.
            Precisei concordar com minha amiga. Sim, muitas vezes a vida é penosa. Enfrentamos doenças, sofrimentos, perdas. Vivemos frustrações, mágoas, dissabores. Tudo isso parece uma imensa montanha que tentamos escalar com mãos frágeis e pés cansados.
            O sentimento compartilhado por minha amiga me fez lembrar uma música em inglês, cujo título, The Climb, significa “A Escalada”. A jovem cantora e compositora Miley Cyrus compartilha na música esse mesmo sentimento de minha amiga, e vai além. Ela diz que de vez em quando há aquela voz interior dizendo que você não vai conseguir cumprir sua jornada: “Você nunca vai conseguir”.
            Querido irmão, querida irmã, qual a montanha que você está escalando agora? Alguma angústia, preocupação, desentendimento, doença? Não se sinta abandonado, injustiçado, ou injustiçada. Sabe, muitas pessoas e até igrejas pregam que, se você for muito fiel, se der gordas ofertas para a Igreja, nenhum mal poderá acontecer a você. Como podem essas igrejas escravizar assim a consciência das pessoas? Você precisa saber que até as pessoas mais devotas e fieis enfrentam sofrimentos, dificuldades, desafios. Nem mesmo Jesus Cristo foi poupado das montanhas que ele precisou escalar ao longo do seu ministério: fome, frio, falta de abrigo, solidão, perseguição, dúvidas de seus próprios amigos.
            Na oração sacerdotal de Jesus, no Evangelho de João, Jesus nos coloca no mundo, no mundo maravilhosamente criado por Deus, com todas as suas situações tão cotidianas, de grande alegria e felicidade, mas também de dor e sofrimento (“Não peço que os tires do mundo, mas que os guarde do mal”... João 17.15). Sim, viver a vida presenteada por Deus é também escalar montanhas. Mas Jesus quer que o façamos, sem esquecer QUEM somos: somos seus irmãos e irmãs, filhos e filhas amadas de Deus.
            Então, já sabemos: viver a vida é andar por vales amenos, ter sombras refrescantes, mas também é escalar montanhas. Sabe a garota da canção The Climb, Miley Cyrus? Ela já descobriu: depois de uma montanha haverá outra, e mais outra, e mais outra...
            Quero desejar a você forças, coragem e esperança. Lembre que nunca estamos sós. Deus coloca pessoas especiais ao nosso lado a cada passo da jornada. Pessoas com quem podemos dividir o fardo da jornada, e também aquelas que encontramos quando estamos fortes, a quem podemos estender a mão e aliviar o peso e a dor. Escalar as montanhas da vida nos dá forças, fé e misericórdia. Ajuda-nos a ver o que realmente importa, e manter os olhos e pensamentos fixos no objetivo: não o sofrimento, mas a dignidade no sofrimento, não o lucro fácil, mas a firmeza de caráter, não a lei que julga, mas a justiça e o amor que constrói. Que assim seja! Paz e bem.
Pastora Carla Andrea Grossmann - Coronel Barros/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário