sexta-feira, 14 de junho de 2013

Impressões sobre o Fórum Teologia e Deficiência



Participantes do Fórum Teologia e Deficiência

Do dia 04 a 06 de junho aconteceu na Casa Matriz de Diaconisas- São Leopoldo, o Fórum sobre: Teologia e Deficiência.
O Sínodo foi representado pela Pastora Lourdes Kophal Knecht. Também esteve presente o Pastor Sinodal João Willig, representando os Pastores Sinodais e a Pastora Sinodal.
Foram três dias intensos de reflexão e de aprendizado. Achamos importante compartilhar um pouco deste fórum.
Sobre os conceitos básico da deficiência, devemos olhar não somente para as pessoas com deficiência, mas também para o ambiente, para o lugar em que estamos, que também está deficiente. Está deficiente por faltar acessibilidade as pessoas com deficiência, bem como, as pessoas com necessidades especiais, como pessoas idosas, gestantes. A acessibilidade é o acesso das pessoas aos lugares em que necessitam transitar, nestes lugares é necessário adequações, como por exemplo: banheiro para deficientes e necessidades especiais, rampas de acesso aos lugares.
Todo ser humano como imagem de Deus, deve ter a sua dignidade respeitada, e isto também em relação à acessibilidade e a inclusão. Como imagem de Deus, somos aceitos por Ele assim como somos, com nossas deficiências, com nossas limitações. Em Jesus Cristo encontramos o refúgio e a nossa salvação. Como filhos e filhas de Deus marcados pelo seu amor, somos chamados a amarmos uns aos outros, também as pessoas com deficiência, incluindo-a em nosso meio com amor e aceitação, pois incluir as pessoas com deficiência e envolver-se com elas não é mera opção para a Igreja de Jesus Cristo, que somos nós. É característica do ser da Igreja, o corpo de Cristo de acolher, de receber e incluir a todos neste corpo, sendo assim, uma igreja, um corpo do cuidado mútuo.
Convido a você, a acompanhar mais sobre o Fórum: Teologia e Deficiência, na próxima edição do Jornal o Planalto.
Atenciosamente em Cristo.
Pa.Lourdes Kophal Knecht. 

Foto oficial dos/das participantes

Pastora Lourdes Kophal Knecht

Secretário da Ação Comunitária

Pástora Iára e Diácona Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário