sábado, 1 de junho de 2013

Informações sobre velório e sepultamento da Senhora Ivete Mueller

Prezadas/os Colegas de Ministério:
O velório da Ivete Mueller está sendo realizado nas instalações da MEUC/Ijuí, Rua São Paulo, 36 - Ijuí. O sepultamento acontecerá no dia de amanhã, domingo 02 de junho de 2013, às 15h00min.

Abaixo compartilhamos a nota de falecimento do CEAP e uma matéria publicada sobre ex-alunas/os e Professoras/es do Colégio Evangélico Augusto Pestana. 

                                                                     A família CEAP está de luto. 

Lamentamos informar que a ex-professora de música do CEAP IVETE MUELLER faleceu hoje, vítima de câncer. Ela foi a primeira regente do Conjunto Instrumental da escola e atuou por vários anos como professora de anos iniciais e depois como professora de música. Na foto ela aparece ao lado do esposo, Flávio Mueller.

Ivete Mueller


Três passagens pelo CEAP deixaram marcas profundas na ex-aluna e ex-professora Ivete Mueller. As maiores, no entanto, estão ligadas à sua grande paixão: a música. Na década de 60 ela foi aluna da escola. “Naquele período o que me cativava era o coral, regido pela professora Inge, que hoje está em Santa Cruz do Sul. E nas aulas de Religião, com o professor Florêncio Berger, ele inseria a música no contexto”, lembra. “Era uma época diferente. Tinha uma colega, Gerda Siedenberg, que hoje vive na Alemanha, que dava apelido aos professores ou cuidava quantos dias o professor vinha dar aulas usando o mesmo par de meias. Mas nossas gozações não chegavam até eles”. Entre os professores, ela lembra com carinho do professor Porscher, de Geografia.
          Quando estudou Magistério, fez o estágio no Jardim de Infância do CEAP. “Era pela manhã. Ficava sozinha lá onde hoje é o CEAPzinho com a turma de crianças. Nem telefone tinha. No final do turno ainda precisava deixar a escola limpa para as turmas da tarde”. No mesmo período assumiu como professora a 2ª série, à tarde, de 1972 a 1978, até chegarem as filhas (Ana Betine e Roseane Elisa estudaram no CEAP também). “Minha opção foi ficar em casa”. Voltou ao CEAP em 1991 para trabalhar com Ensino Religioso. Mas logo no ano seguinte começou a trabalhar com musicalização, “um projeto que estava sendo iniciado coma colega Marli da Rosa e que foi implementado nas turmas de 1ª a 3ª série. Foi a época que mais curti, mais aproveitei, no sentido de crescer com as pessoas que encontrei aqui”.
          Nesta última passagem pela escola (até 2003), dedicou-se integralmente à música, “que depende de pesquisa, envolvimento... Colaborei como teatro, criando músicas com as crianças na época da professora Vera Cardoso”. Por incentivo da professora Mônica Brandt, Ivete criou o Conjunto Instrumental do CEAP, em 2000. “Logo começamos a participar do Encontro da Rede Sinodal que reúne os Conjuntos Instrumentais. Aprendi muito nos curso da Rede. Fiz muitas amizades na escola. E o que mais me marcou naquele período foi a unidade que havia entre o grupo de colegas. Se tínhamos um evento, não era preciso pedir ajuda: os colegas já estavam lá. E faziam o máximo, o melhor para a escola”.
          No ano passado ela e a também ex-professora de música Marli estiveram no CEAP para cantar com os alunos que estavam concluindo o Ensino Médio e que haviam sido alunos da musicalização no Ensino Fundamental. “Achei que ia pagar mico aqui. Eles cantaram, lembraram das músicas, choraram... Foi muito emocionante. Uma boa surpresa”, diz Ivete, contado que às vezes encontra algum ex-aluno que diz estar de alguma forma envolvido com música ou mesmo graduou-se na área. “Foi uma sementinha de sensibilização para a música que plantamos. Não há palavras para explicar essa sensibilização”. Desde que saiu do CEAP ela é voluntária num trabalho de musicalização com crianças, coordena o Coral da Igreja Metodista e trabalha com casais com o marido, Flávio, “o que nos envolve muito tempo”. Segue elaborando cantatas de Natal e produzindo arranjos de música.
Matéria publicada no SITE do CEAP: http://ceap.g12.br/site/onde.php?cod=197

3 comentários:

  1. Uma grande mulher. Deixará saudades... Deus esteja com cada familiar.

    ResponderExcluir
  2. Como a vida não é só alegrias...triste a notícia do falecimento de Ivete Mueller,nosso Senhor Jesus à receberá de braços abertos com certeza,um exemplo de ser humano,mulher,esposa...Nossos sentimentos a família enlutada.
    Sabemos que tristeza e saudade serão inevitáveis mas nosso Senhor não os deixará desamparados em nenhum momento.Ivete foi um exemplo para muitas de nós...

    ResponderExcluir
  3. Flávio! Sei bem a dor q deves estar sentindo...quero abraçar vc e família com as palavras do Salmo 31.24 " Sejam fortes e corajosos tds vcs q têm esperança no Deus eterno. O q consola e fortalece é Deus que venceu a morte por nós em Jesus Cristo".

    ResponderExcluir