domingo, 6 de julho de 2014

Semeador saiu a semear

 “A semente que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança.” Lc 8.15
A parábola da semente contada por Jesus foi tirada da agricultura da época para motivar e despertar a confiança nos seus ouvintes. O agricultor, na época, passava o arado, retirava a terra, lançava as sementes e as cobria. Muitas sementes se perdiam, especialmente aquelas que caíam no caminho, na terra batida, e, portanto, não germinavam. Outras caíam sobre as pedras, também não vingavam. Outras eram sufocadas pelas ervas daninhas e espinhos. Mas a maioria vingava porque caía em terra boa e dava fruto, que seria colhido no devido tempo. Esse era o sonho que levava o agricultor a semear sem temer intempéries.
Os evangelistas ao escreverem essa parábola para  as primeiras comunidades, incentivaram e encorajaram na caminhada de fé. Os discípulos /as de Jesus sabiam que as dificuldades, os sofrimentos e as decepções eram como aquelas sementes que lançadas a terra se perdiam, algumas serviam de alimento para os pássaros, outras ressequidas pelo sol e ainda sufocadas por espinhos e ervas daninhas. Como o agricultor não desiste porque algumas sementes se perderam, assim também o evangelizador/a de Jesus não pode se deixar abater pelas dificuldades,mas precisa semear sempre a semente da Palavra de Deus e esperar o crescimento e os frutos.
Jesus o Filho de Deus, nos faz ver essa realidade pela sua própria experiência. Foi expulso de Nazaré; em Cafarnaum foi chamado de louco, os fariseus queriam matá-lo, alguns discípulos o abandonaram , um o traiu por umas poucas moedas.. Parecia que todo seu ministério e pregação havia sido em vão; as condições do terreno não foram favoráveis, e a sua  palavra parecia estar destinada a perecer. Diante das inúmeras contrariedades, Jesus contou essa parábola para dar a resposta aos discípulos/as desanimados que perguntavam a respeito do trabalho que ele estava desenvolvendo.  Entretanto, mesmos com muitas contrariedades e obstáculos, a sua palavra daria frutos abundantes, porque tem em si uma força de vida indescritível. Jesus desapareceu da terra como uma pequena semente, fraca, insignificante, quase invisível.Pouco tempo  depois, porém, de forma inimaginável, essa semente começou a germinar. O Evangelho começou a fermentar e a vida da humanidade inteira e hoje nós podemos confirmar que a mensagem da parábola do semeador está se cumprindo.
A partir desse ponto de vista podemos entender porque Jesus usava em sua pregação as comparações e as parábolas. Na verdade, é um método novo e diferente para abrir um espaço nos corações dos seus ouvintes. A parábola obriga as  pessoas a descobrirem o sentido oculto, obriga a pensar, a refletir, a cair em si, e pode, portanto, provocar a transformação e mudança de vida.
A parábola da semente retrata que em nossos dias existe a dificuldade da Palavra de Deus penetrar nos corações das pessoas. Essa dificuldade não se encontra na semente, nem no semeador, mas na qualidade da terra.
Em primeiro lugar, há o coração duro, a terra pisada , que não permite que a Palavra de Deus penetre. É a escuta do Evangelho de Cristo sem entendê-lo. Em seguida, vem o entusiasmo momentâneo, de pouca duração; depois de poucos dias tudo volta ao que era antes, é como uma pedra com uma fina camada de terra por cima. A semente da palavra germina, mas não toca a vida, em seguida seca. Há também aqueles e aquelas que vivem agitados e inquietos pelas tarefas e coisas deste mundo. São as ervas daninhas, os espinhos que sufocam a Palavra semeada. Por fim, a terra boa que acolhe a semente cresce saudável e produz frutos bons e abundantes.
Os quatro tipos de terra se encontram, mais ou menos em cada um/a de nós. Em cada um/a de nós há espinhos, pedras,terra pisada e dura e há também terra de boa qualidade. Podemos todos os dias aproveitar a oportunidade de melhorar o terreno de nosso coração e mente para que a Palavra de Deus semeada possa produzir frutos de qualidade. Motivados/as pelas parábolas de Jesus, podemos confiar na Palavra de Deus! Deixemos que ela penetre em nossos corações e mentes, que reflita em nossa conduta e no nosso modo de agir. Deixemos que ela nos guie e nos transforme, renovando a fé , esperança, o perdão e o amor..
Se você anda desanimado/a, desmotivado e parece semear em  vão ... ore, confie e cante a canção “ Põe a semente na terra não será em vão... não te preocupes a colheita planta para o irmão...
Termino a meditação com uma estória.
Sonho com Deus
Certa noite sonhei que entrava numa loja aberta recentemente no centro da cidade. Distraída, nem li o cartaz exposto. Quando me aproximei do balcão, levei o maior susto. Vi que Jesus era o atendente.
- O que se vende aqui? - perguntei.
- Tudo o que o seu coração desejar.  - respondeu Jesus.
Não podia acreditar no que ouvia, decidi pedir as melhores coisas que todo ser humano deseja.
- Quero paz de espírito, amor, felicidade, sabedoria, liberdade sem medo e conforto para mim e para todas as famílias da Terra.
Jesus olhou-me com amor e disse:
- acho que a senhora não leu o cartaz na entrada da loja.  Por isso, entendeu mal. Aqui não vendemos frutos. Só doamos as sementes. A senhora terá de levá-las, plantá-las e cultivá-las. Os frutos chegarão um dia.
Deus não entrega tudo pronto. Só confia sementes para serem plantadas e cultivadas. Deus conceda muitos frutos na lavoura da vida em seu lar, comunidade e sociedade na qual estamos inseridos. Tenham uma semana na paz de Deus. Em Cristo. 

Pastora Jaqueline Michel Piazza - Paróquia de Getúlio Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário