domingo, 20 de julho de 2014

Os "desigrejados" evangélicos no Brasil

Em Hebreus 10:25 diz: Não deixemos de congregar-nos como é costume de alguns; antes façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima.
A questão dos sesigrejados se tornou uma questão bem preocupante em nosso meio! Vejamos:
Paul Freston escreveu na Ultimato o artigo "Como será a igreja evangélica brasileira de 2040?". Em seu texto, Paul escreveu isto: "Saiu nos jornais o resultado de uma pesquisa do IBGE com dados interessantes sobre a realidade evangélica no Brasil. O dado que mais nos chamou a atenção é o que diz respeito à categoria evangélica que mais cresce: o 'evangélico sem igreja'. A maior parte desse grupo não é de evangélicos 'nominais' (os que se autodenominam evangélicos, mas não frequentam uma igreja); antes, é composta pelos que se consideram evangélicos, mas não se identificam com denominação alguma. Longe de ser 'nominal' ou 'não praticante', o evangélico sem igreja talvez frequente várias igrejas sem se definir por uma; ou pode ser que assista a uma igreja durante alguns meses, antes de passar facilmente a outra. Com isso, não chega a se sentir luterano; assembleiano ou batista ou presbiteriano ou quadrangular ou qualquer outra religião. Existe, então, um setor crescente de pessoas que se identificam como evangélicas, mas não como pertencentes a uma determinada denominação.”.
Apesar da Bíblia não conter um mandamento explícito para uma pessoa pertencer formalmente a uma igreja, ela está permeada de passagens que indicam a necessidade de pertencer a uma igreja. A base bíblica pode ser vista claramente no exemplo da igreja primitiva, na existência de liderança na igreja e no exercício da disciplina bíblica.
O exemplo da igreja primitiva
Na igreja primitiva, se tornar cristão significava pertencer à igreja. Os cristãos eram batizados, incluídos à igreja (Atos 2.42-47; 5.12-14; 16.5). Fica claro que os cristãos se reuniam para ter comunhão uns com os outros e com o trino Deus! Mais que simplesmente viver uma vida privada compromissada com Cristo, ser cristão significa juntar-se formalmente com outros cristãos em um momento de comunhão, ao partir do pão e nas orações (Atos 2.42). Há evidências no Novo Testamento que assim como havia uma lista de viúvas elegíveis para o suporte financeiro (1 Timóteo 5.9), assim também havia uma lista de membros que aumentava conforme pessoas eram salvas. De fato, quando um cristão se mudava para outra cidade, a sua igreja frequentemente escrevia uma carta de recomendação para a sua nova igreja (Atos 18.27; Romanos 16.1; Colossenses 4.10). 
De qual grupo você faz parte? Dos desigrejados ou dos que buscam a comunhão semanalmente? Fazendo parte do corpo de Cristo Jesus (1 Coríntios 12.12-31).
            Não é possível biblicamente ser um cristão desigrejado. Infelizmente, entretanto, conforme o texto de Paul, a tendência é de o número de desigrejados aumentar.

P. Danilo Starosky – Paróquia Boa Nova, Panambi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário