quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Estátuas e Monumentos que marcaram nossa viagem

Estátuade Lutero em Dresden
Martin Lutero: A Igreja Frauenkirche em Dresden foi destruída na Segunda Guerra Mundial, e sua reconstrução só foi finalizada em 2005. Uma estátua em bronze de Martin Lutero saiu ilesa dos bombardeios e enfeita a praça em frente à igreja. Nessa nossa viagem não foi possível visitar Wittemberg e os Caminhos da Reforma. Já começamos a economizar e em 2017 pretendemos fazer outra viagem à Alemanha e percorrer os Caminhos de Katharina Von Bora e Martin Lutero.










Albrecht Dürer en Nürnberg
Albrecht Dürer: foi um pintor, ilustrador, matemático e teórico de arte alemão e, provavelmente, o mais famoso artista do Renascimento nórdico, tendo influenciado vários artistas. A sua maestria como pintor foi o resultado de um trabalho árduo e, no campo das artes gráficas, não tinha rival. As suas xilogravuras, consideradas revolucionárias são ainda marcadas pelo estilo gótico . É considerado como o primeiro grande mestre da técnica da aquarela, principalmente no que diz respeito à representação de paisagens. Conteporâneo e amigo de Martin Lutero. A estátua está em Nürnberg.








Túmulo da Dorothe Sölle: Dorothée Sölle é uma teóloga luterana bastante conhecida  por seu compromisso político, ecológico e feminista. Militou contra a corrida armamentista e em favor de justiça social nos países do Sul e em sua própria sociedade. Em seus escritos ela expressou a necessidade de uma transformação radical das estruturas econômicas e políticas, a fim de assegurar mais justiça e paz nos países ricos e no mundo. Visitamos o túmulo no Cemitério Evangélico de Hamburgo.
Lápide da Sepultura de Dorothe Sölle










Bonhoeffer em Schwäbisch Hall
Dietrich Bonhoeffer tinha muitos familiares que viviam na região de Schwäbisch Hall. A municipalidade ergueu um busto em sua memória bem em frente a um Banco, Trouxe muita controvérsia. Mas teólogas/os justamente disseram que a sua teologia fala para dentro do dia a dia. Bonhoeffer envolveu-se na trama da Abwehr para assassinar Hitler. Em março de 1943 foi preso e acabou sendo enforcado, pouco tempo antes do desaparecimento do próprio Hitler. O Busto não é muito parecido a imagem que temos dele, mas foi significativo estar nessa cidade que tem origem da família Bonhoeffer.



Hélice em Hamburgo
Hélice de um barco em Hamburgo: Essa hélice que está próximo ao Porto de Hamburgo é uma homenagem que prestamos ao Sr. Burchard Hendrich, Pai e Sogro, que nasceu em Hamburgo e trabalhou naquele Porto. É o 2º Maior Porto da Europa e em breve ultrapassará o de Roterdã na Holanda. É o principal portão de entrada para os produtos brasileiros na Alemanha. Ta localizado no Rio Elba, com mais de 800 anos de História e ocupa uma área de 75 km quadrados.







Ossuário na Igreja Luterana
Ossuário dentro da Igreja Luterana St Michel em Schwäbisch Hall: o ossuário de cidadãos do período medieval impressiona, assim como as diversas obras de arte barrocas e funerárias. Destacamos também uma árvore genealógica, cuja família não tinha mais descendentes e foi, "literalmente", arrancada pela morte.














Muro de Berlin: Não é a melhor foto do Muro, mas tivemos a necessidade de passar por Berlin e visitar o Muro. Foi construído em 1961. Quase 38 KM de Muro e mais um tanto de cerca eletrificada dividia mais de 3 milhões e meio de Berlinenses. O governo da Alemanha Oriental anunciou em 9 de novembro de 1989, após várias semanas de distúrbios civis, que todos os cidadãos da RDA poderiam visitar a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental. Multidões de alemães orientais subiram e atravessaram o Muro, juntando-se aos alemães ocidentais do outro lado, em uma atmosfera de celebração. Ao longo das semanas seguintes, partes do Muro foram destruídas por um público eufórico e por caçadores de souvenirs. Mais tarde, equipamentos industriais foram usados para remover quase o todo da estrutura. A queda do Muro de Berlim, abriu o caminho para a reunificação alemã, que foi formalmente celebrada em 3 de outubro de 1990.



Crucifixo da Igreja de Katzwang, Nürnberg. Foi talhado no ano de 1500. Veio ao Brasil por ocasião dos 500 anos do Descobrimento. Esse crucifixo sobreviveu aos iconoclatas e as duas Grandes Guerras Mundiais. 







Jan Hus,(ou mais conhecido por João Huss) o famoso reformador da Boémia.  Ele iniciou um movimento religioso, Pré-Reforma, a Igreja da época não o perdoou e foi queimado vivo em 1415. A  estátua está no Centro Velho de Praga.







Espinho no Pé:  A estátua marca a parceria entre a cidade alemã de Schwaebisch Hall e a cidade francesa de Epinal (espinhal). Depois da Segunda Grande Guerra, os dois países incentivaram esse tipo de parceria (entre cidades alemãs e cidades francesas) para criar amizade e evitar novas guerras, já que, durante séculos, alemães e franceses consideravam-se inimigos mortais.








O Coelho. Estatua de Jürgen Goertz feita em homenagm a Albert Dürer. Um coelho morto cercado de ratos. É uma referência a um coelho desenhado por Dürer em sua pintura Der Feldhase. Está localizada em frente a Casa de Dürer em Nürmberg. 







Barco da morte: Escultura de bronze de um barco com sete pessoas, um esqueleto e um cachorro. A escultura feita por Jürgen Weber é baseada em uma xilogravura de Albrecht Dürer. Ela retrata um barco. Neste barco tem duas máscaras que retratam dois tolos, uma na parte da frente e outra na parte de trás do barco. O barco quer ser uma metáfora do mundo que está ameaçado. É um apelo contra a destruição ambiental, guerra e violência. Essa escultura está em Nürnberg.  

Ponte de Carlos. A ponte  liga a cidade velha ao Castelo de Praga. Erguida em 1357 por Carlos IV, sua decoração é repleta de estátuas barrocas que se alinham dos dois lados da ponte, representando autoridades como bispos e santos, no total de 30 estátuas de diferentes épocas. Cruzando o Rio Moldava, a Ponte Carlos se apóia em 16 arcos e sua construção foi em granito maciço. De qualquer ângulo, sempre um espetáculo. 
Lenda diz que se tocar com as duas mãos, você voltará à Praga

Nenhum comentário:

Postar um comentário