quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Conferência Ministerial do Mês de Agosto



Panambi Centro - Sínodo Planalto Rio-Grandense

Ministras/os do Sínodo Planalto Rio-Grandense estiveram reunidas/os na Conferência Ministerial, na Comunidade de Panambi (Centro). A Coordenação esteve a cargo do Pastor Osmar Diesel (Paróquia Panambi Sul) e a Ata foi elaborada pelo Pastor Cesar Antônio Neiverth (Paróquia de Quinze de Novembro).
Como cada Conferência Ministerial, o início deu-se com meditação, que, desta vez, esteve ao encargo das Ministras Candidatas Denise Süss (Paróquia de Ajuricaba) e Beatriz Haacke (Paróquia do Planalto Médio). Foi um momento meditativo e celebrativo, baseado no Salmo 30. Também houve momento de compartilhar sobre textos bíblicos que são significativos em nossa caminhada. Sejam textos que nos ajudam nos momentos de dificuldades e também textos que nos inspiram muita alegria e fortalecem nossa fé. Esses textos foram escritos numa folha e trocados entre Ministras e Ministros. Houve canto, reflexão, oração. Destacamos a palavra das Senhas Diárias: "Eu tanta queria ser forte, Senhor, mas tantas vezes sou tão fraco. Tenho grandes metas a atingir e sempre de novo fico aquém delas. Gostaria tanto de prestar ajuda ao meu próximo e acabo sempre de novo pensando só em mim. Senhor, tem piedade!"
Após a meditação houve momento de compartilhar alegrias e preocupações na vida familiar e no trabalho. Em seguida, sob a coordenação do Pastor Jonas Ronei Gunsch (Paróquia de Ernestina), passou-se a Exegese do texto previsto para o 15º Domingo após Pentecostes, baseado em Hebreus 13.1-8, 15 e 16. Destacamos que o público alvo de Hebreus são pessoas com uma grande necessidade de orientação e principalmente de esperança para continuarem firmes na fé.
Depois foram tratados assuntos dos Setores (de trabalho ou serviço): CI, EC, JE, Mulheres, Homens, Casais, Diaconia, Liturgia, Música, OGA, Vai e Vem, Parceria, Comunicação, etc. Bem como tratamos de assuntos sinodais:

 - Subsistência ministerial: Comentários sobre AMA e visita de representante em conferência de 2014; Recomendações sobre a aplicação do recursos destinados para previdência oficial (INSS) e complementar; Decisão sobre a política ministerial e implicações para 2014.

- Convenção Nacional: Informações sobre inscrições, reserva de hotel, viagem e programa.

- Estatísticas 2013 ref 2012: Avaliação da sistemática adotada neste ano.

- Férias de ministros/as: Diálogo sobre os plantões e a sistemática (protocolo) de encaminhamento de ofícios.

- Datas 2014: Teremos Vade-Mecum Luterano personalizado. Portanto, datas precisam ser definidas o quanto antes. Isto também facilitará o recebimento das agendas antes do final do ano.

- Conselho da Igreja: Ministro/a irá representar o sínodo na próxima gestão.

Agradecemos a boa acolhida da Comunidade de Panambi Centro, É muito importante a nós, Ministras/Ministros sentir a atenção e carinho das nossas Comunidades.  
Altar da Celebração

Beatriz e Denise responsáveis pela Meditação

Nenhum comentário:

Postar um comentário