sábado, 24 de agosto de 2013

Amar a Jesus


Jo 14. 15-24 


É interessante que Jesus insiste em afirmar que amá-lo significa obedecê-lo.  Ele diz isso nos vs. 15, 21 e 23. No v.15: “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos”; no v.21: “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama”; e no v.23: “Se alguém me ama, obedecerá a minha Palavra”. Jesus mostra que Ele veio construir um relacionamento de amor com a humanidade, não de interesses, e sim, unicamente de amor. Jesus se entregou ao terrível sofrimento e a morte em nosso lugar somente por causa do seu grande amor por nós, a fim de que agora, pela fé nele, recebamos vida nova. Jesus não quer que alguém o siga com seu coração vazio, nem que o faça movido por algum sentimento de dever ou obrigação. Jesus quer apenas pessoas que o amem. A final, quem de nós, tendo um coração amável iria querer que outra pessoa se sentisse na obrigação em ter que fazer certas coisas a nós? Quem seriam os pais que iriam se sentir bem sabendo que seus filhos não os amam, mas o que fazem por eles é movido por um sentimento de dever? Aliás, muitos são os filhos que quando seus pais chegam à vida avançada, não veem à hora em que não precisarão mais ocupar o tempo com eles, filhos que reclamam quanto às coisas que precisam lhes fazer, pensando sempre em outras que poderiam por no lugar.
Se Jesus não morreu por nós por obrigação, é claro que Ele não espera nada de alguém que venha neste sentimento. E não só não espera como também não aceita. O Sl 100.2 já diz: “Servi o Senhor com alegria.”
E o que significa amar a Jesus? Como saber se o amamos? Bem, a forma de a humanidade amar está diminuída do seu valor, o amor humano está muito abaixo do verdadeiro amor. E para que entendamos o que é o amor, precisamos olhar para aquele que é o próprio amor de Deus encarnado, Jesus. Em Jo 3.16a Jesus diz: “Porque Deus amou tanto o mundo que deu o seu único Filho...” Jesus, mostra que amar é entrega, é doação. Não qualquer doação, e sim, doar-se até as últimas conseqüências, pagando até mesmo o mais alto preço, não pondo condições, mas cumprindo unicamente aquilo que o amor exige. Também não por alguém que tenha um valor comparado àquele que se doa. Mas exatamente como nós em relação a Jesus: Ele, santo, Rei da glória e eterno; nós, apenas como uma neblina que existimos e logo não mais, perdidos pecadores. Em Jo 15.13, alguns dias antes de ser morto, Jesus também diz: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.” Por meio dos desdobramentos destes dois versículos podemos entender melhor a imensidão do amor. É o amor que se dá a ponto de perder a própria vida e é amor que se dá por aqueles que nada são tornando-os seus amigos.
Portanto, queridos, quando Jesus nos diz em João 14: “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos” e “Se alguém me ama, obedecerá a minha Palavra” é desta natureza amável que Ele está falando, porém, sem a parte de amar alguém infinitamente menor e sim, ao contrário, infinitamente maior. Por isso, nos entregar a quem é tão imenso não é tão difícil, pois, o chamado de seguir a Jesus em amor também significa receber dele. Temos recebido tanto de Jesus: a vida, o perdão, a salvação, a paz, o Jesus amigo sempre conosco, seu Santo Espírito, enfim, quantas coisas! Enquanto que Jesus por causa da sua entrega por nós recebeu chicoteadas, cuspidas, difamações, crucificação!
Encero essa meditação com duas perguntas de reflexão:
Amamos a Jesus a ponto de deixar de lado outras coisas que querem competir no nosso tempo com Ele?
Amamos a Jesus a ponto de fazer a sua vontade num momento em que tudo parece propício e nos puxa para fazer outra?
            Graças a Deus por um amor tão grande


  Missionária Elfriede Krause
 Paróquia da Paz de Ijuí/RS
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário