terça-feira, 10 de julho de 2012

Qual é a Igreja Certa?


            Tenho ouvido muitas vezes esta pergunta. Esta semana mesmo alguém me perguntou: Pastora, será que estou participando da Igreja certa? Ontem vieram duas mulheres de uma igreja e disseram que, se eu não mudar para a igreja delas, não irei me salvar. A minha vizinha participa de outra igreja, onde não pode comer carne de porco, nem trabalhar no sábado... Qual das duas igrejas é a mais certa?.
            Posso responder direta e simplesmente, dizendo: Nenhuma igreja é a única certa! Ou seja: nenhuma igreja tem omonopólio da salvação. Nenhuma igreja, por si só, pode salvar uma pessoa! As igrejas procuram diferenciar-se umas das outras pelo seu modo de viver a e também por sua doutrina. Mas isso jamais deve ser feito para confundir a cabeça dos fiéis. Nem paracaçarmembros de outras igrejas.
Creio que Deus permite as diferenças entre as igrejas para que as pessoas possam sentir-se acolhidas por Deus nas suas diferenças: uma pessoa gosta de uma igreja mais jovem, carismática, com louvor empolgante, outra pessoa gosta de solenidade e formalidade. Uma pessoa consegue sozinha exercer seu livre-arbítrio diante da vida, outra pessoa precisa de uma igreja de constantemente a proíba de fazer o que é errado, pois sozinha ela não conseguiria. Essas diferenças não deveriam incomodar os cristãos, nem criar inimizade entre as igrejas e seus sacerdotes. Todos somos pecadores, e precisamos de Deus para a salvação. Sim, esta é a grande verdade que une todas as igrejas cristãs: Sabemos que somos todos pecadores e sabemos que o que salva é a em Cristo. Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Ts 5.9
Mas, sabe, o mais importante é que não para ser cristão sozinho. Lembra daquela música que diz: É impossível ser feliz sozinho? Pois é, ser cristão é ser gente de comunidade, de igreja, de congregação. Ou seja, não para dizer que é cristão, sem estar ligado a uma igreja cristã. Não porque a gente está livre do mal, ou protegido de doenças, ou alcançando dinheiro fácil. Nada disso! O cristão participa de uma igreja cristã para testemunhar que ele é pecador; e também para dar conta de duas ordens que recebeu de Deus: Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo. (Mateus 22.37-40). Se você concorda comigo, então o próximo passo: jogue-se de cabeça nesta família linda que é a comunidade cristã! Procure saber sempre mais sobre a sua igreja, assim você vai descobrir o que realmente identifica você com a sua igreja.
Ah, sim, e sempre que alguém lhe perguntar: "Por que você participa dessa igreja"?; não responda: "Porque ela vai me salvar; ou porque ela é a única certa; ou então; porque é a única igreja fundada por Jesus"... Isso são apenas sombras da grande verdade que é Cristo! Quando alguém lhe perguntar sobre sua igreja, então responda com alegria, entusiasmo e convicção: "Eu participo desta igreja porque me identifico com ela, porque gosto de estar nela, e porque nela consigo cumprir o mandado que recebi de Cristo: Amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a mim mesmo!"
Um grande e caloroso abraço, irmão, irmã, e seja muito feliz! Paz e bem!
Carla Andrea GrossmannPastora

Nenhum comentário:

Postar um comentário