sábado, 21 de julho de 2012

PARA QUE SERVE A DOR?


Você tem dor? Talvez você pense: Que pergunta besta! Quem é que não tem dor? Pois eu sou uma pessoa que quase sempre tenho algum tipo de dor. A gente tem que aprender a conviver com as dores. Quando passamos algum tempo sem dor é o máximo. A noite passada não me acordei nenhuma vez por causa de dores. Foi muito bom. Hoje pela manhã observei as pessoas. A maioria delas aparenta ter algum tipo de dor, principalmente as pessoas com mais idade, mas também as mais jovens.

Os médicos dizem que a dor é sintoma. Ela está acusando que há algo errado. Também se diz que transformamos emoções negativas em dores físicas. Como seria bom se o conhecimento dessas coisas nos dessem domínio sobre elas, mas não é assim. Podemos até melhorar em alguns setores, mas no meu caso, pelo menos, há muito o que aprender e fazer.

Então pensei: Para que servem as dores? Em primeiro lugar elas mostram a minha fragilidade e a minha impotência diante dessa e de tantas situações na vida. Elas mostram que não sou auto suficiente e nem invulnerável. Elas mostram que assim como necessito de outros para diminuir ou aplacar a dor, outras pessoas também necessitam de  mim.

As dores me fazem pensar num mundo sem dores e me fazem olhar para o autor desse mundo que é Jesus. Ele nos faz um convite muito especial dizendo: “Vinde a mim os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei.”

Com certeza, Deus colocou as dores em nossas vidas por alguma razão: Que as dores desse mundo nos façam pessoas mais sensíveis e solidárias com os outros, mais humildes e menos auto suficientes. Antes de ficar com muita pena de nós mesmos, vamos olhar para os outros e ajudá-los em suas dores.

Oração: Senhor bondoso  e eterno, ajuda-me a perceber que mesmo as dores são manifestação da tua bondade, pois elas estão presentes para mostrar o quanto nos afastamos de ti. Elas nos ajudam a cultivarmos paciência e nos tornam pessoas mais fortes e solidárias. Apesar disso rogamos que alivies nossas dores físicas e emocionais. Por Cristo Jesus.  Amém.

P. Carlos Roberto Frühauf
Chapada/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário