sábado, 16 de novembro de 2013

♫ Jesus Cristo é Rei e Senhor ♪



"Aquele que dá testemunho de tudo isso diz: - Certamente venho logo! Amém! Vem, Senhor Jesus!" Ap. 22.20


No próximo domingo, 24 de novembro, a Igreja conclui o ano litúrgico (C) com a solenidade do Domingo Cristo Rei. Já no dia 1º de dezembro estaremos comemorando o 1º Domingo de Advento, iniciando de maneira mais marcante a nossa caminhada rumo ao Natal. O Advento é um tempo de preparação para a vinda do Menino Deus, tempo de espera e início de mais uma caminhada no novo ano litúrgico, o ano "A" com ênfase no Evangelho de Mateus. Já estamos sentindo o "cheiro" do Natal, e as leituras nos conduzem a uma reflexão sobre o INÍCIO e o FIM.
Ao longo deste Ano Litúrgico "C" refletimos mais intensamente sobre o Evangelho de Lucas que foi revelando quem é Jesus. Percebemos que o Reino de Jesus é o oposto do Reino do Império Romano. Jesus sendo Rei não nasceu em nenhum palácio, mas em uma manjedoura. Para provar sua total entrega e serviço a humanidade fez da cruz seu trono. Assim tornou-se um Rei que veio para servir e não para ser servido. Jesus ao implantar um Reinado de justiça, amor e paz fez tudo com tamanha fidelidade que Deus o exaltou e lhe deu o nome que está acima de todo nome: Jesus Cristo, Rei do Universo. Ele é o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim (Ap. 22.13).
Tantas vezes, na OASE, cantamos: Jesus Cristo é Rei e Senhor, seu é o Reino e o louvor...
Jesus é o Rei sim. O Pai deu a Ele todo o poder no céu e na terra. Jesus é o Cordeiro que foi imolado para o perdão dos nossos pecados. Ele é digno de receber, a sabedoria, a força e a honra. A Ele toda glória e poder por todos os séculos...   
 Mas Jesus é o meu, seu Rei? Jesus está reinando na minha e na tua vida? Nós deixamos Ele tomar parte em nossa vida? Pensemos um pouquinho: 
Quais são os reis dos nossos tempos? O Brasil já teve dois "reis": O "rei" da jovem guarda o   "rei" do futebol. Atualmente, outros "reis" surgem e vão embora... Jesus não é um Rei nos moldes dos reis da terra. O que faziam os reis? Reinavam, governavam, e tinham poder até sobre o cidadão. Conquistavam e dominavam outros povos, agindo em desacordo com a justiça.
 O reinado de Cristo somente pode ser compreendido a partir da fé. Jesus disse: "Como vocês sabem os governadores tem autoridade sobre os povos e mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim... "
Quem quer fazer parte desse Reino deve saber perdoar e estar sempre disposto a se reconciliar.
Este é o Reino que Jesus veio implantar na história humana. Os adversários de Jesus estavam longe de poder compreendê-lo. Assim como os adversários da atualidade não podem admitir um Reino de amor, de reconciliação, de paz e justiça.


Pastor Sinodal João Willig
Sínodo Planalto Rio-Grandense

Nenhum comentário:

Postar um comentário