segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Jesus Cristo é Senhor






Assim como o calendário civil tem datas específicas, o calendário da igreja possui suas datas. Estamos chegando ao final do ano Litúrgico da Igreja. Hoje celebramos o último domingo do ano da Igreja, que é chamado Cristo Rei. As preparações para Advento e Natal já iniciaram, como o ensaio com as crianças para apresentações de Natal... Em nossos lares é tempo de procurar os enfeites em especial a coroa de Advento.
Assim como temos as quatro estações no ano, temos as quatro estações de Deus no ano litúrgico da Igreja. A primeira estação de Deus é a Quaresma, a segunda a Páscoa, a terceira Pentecostes e a quarta é Natal que se aproxima.
Antes do Natal vem o tempo de Advento, “um tempo de preparação, tempo de abrir caminhos para o Deus criança. É estar disposto a ajudar um irmão e uma irmã encher de esperança. Advento é tempo de avaliação, de unir caminhos e acertar estradas. É tempo certo para pedir perdão. E perdoar, seguindo de mãos dadas”.
O texto de inspiração para nossa reflexão vem do Novo Testamento. Colossenses 1.9-20. A carta aos Colossenses é dirigida à igreja em Colossos. Colossos estava ligada a Éfeso por meio de uma grande via comercial.
O apóstolo Paulo por ocasião das sua segunda e terceira viagens missionárias, provavelmente nunca visitou as cidade do vale do Meandro e Lico. Um colaborador de Paulo, chamado Epafras, fundou a igreja em Colossos (Cl 4.12s). A carta aos Colossenses foi enviada pelo emissário Tíquito. Ele é citado em Cl 4.7. Embora Paulo nunca tenha visitado a igreja de Colossos, considerou muito apropriado escrever-lhe uma carta.
A circunstância de Paulo falar a respeito de preceitos alimentares e também do cumprimento de jejuns... (Cl 2.16) aponta nitidamente para heresias de origem judaica. Um relato do historiador judaico Flavio Josefo demonstra que havia judeus morando em Colossos, ao escrever que Antíco Magno havia transferido cerca de 2.000 famílias judaicas par a Frígia (região em que se situava Colossos).
É possível destacar ainda um terceiro ponto: por ocasião da perseguição aos judeus na cidade vizinha Laodicéia, um total de 12.000 judeus teria sido morto nas três cidades – Colossos, Laodicéia e Hierápolis.
A essas influências judaicas agregam-se ainda as seduções hereges gnósticos. Esses falsos mestres afirmavam que discipulado autêntico de Cristo seria aprofundado por um conhecimento superior.
Ao invés de buscar e encontrar a redenção exclusivamente em Cristo, esses hereges tinham uma auto-salvação encoberta. Ademais, esses hereges ensinavam que a morte redentora de Cristo teria de ser “complementada” levando em conta o mundo dos espíritos. Cristo não seria o único Mediador. Mas faria parte de uma série de poderes espirituais.
O apóstolo Paulo dá uma resposta a estas heresias de Colossos. Abra sua Bíblia e leia o texto Colossenses 1.9-20...
Paulo ora pela jovem igreja de Colossos. Pede que Deus lhes dê conhecimento e sabedoria e entendimento espiritual. Ele deseja que a igreja não fique parada. Sem dúvida a comunidade era uma obra maravilhosa de Deus, entretanto precisava ser capaz de frutificar. O conhecimento a que Paulo refere-se é que a comunidade tenha uma vida de acordo com vontade de Deus. Esta precisava aparecer na conduta dos membros da comunidade, na vida como um todo.
Paulo tinha Jesus não como um dado teórico distante, mas um Senhor pessoal e único. Para Paulo a vida na igreja precisava ser dedicada a Deus e com a qual Jesus se agradasse inteiramente. A vontade de Deus precisava ser constantemente aprendida, de forma plena e integral. Também hoje precisamos viver constantemente aprendendo a vontade de Deus, precisamos ser constantemente perdoados e precisamos conceder o perdão quando necessário. Paulo deixa claro que somente através de Cristo temos a redenção, o perdão dos pecados. Que presente maravilhoso. Pois sabemos que não existe um medicamento para liberar a culpa que pesa e esmaga o ser humano com consciência pesada.
Somente em Jesus podemos encontrar aquilo que o nosso coração anseia como realidade total aqui e agora. Somente Jesus pode nos ensinar a paciência necessária em qualquer situação, em especial onde o perdão é necessário para que a paz seja restaurada.
No próximo domingo estaremos celebrando o primeiro Domingo de Advento, você já orou por sua família hoje, já começou a preparar sua Coroa de Advento para as orações em família? Deus nos dê esperança, alegria e animo ao enfeitar nossas igrejas para o Advento e o Natal, que sejamos abençoados por Jesus em todas as nossas necessidades. Vamos nos unir em oração pelo novo que está por vir a cada dia que recebemos de Deus. Tenham um tempo de advento na paz do Senhor, declarando que Jesus Cristo é Senhor de nossas vidas. Deus conceda-nos o pleno conhecimento de Seu amor, perdão e esperança.



Pastora Jaqueline Michel Piazza - Getúlio Vargas/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário