segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Mulheres no Ministério - Celebrando os 30 anos de Ordenação na IECLB


Recebam saudações sororais desde a oficina de Mulheres na Igreja e na Sociedade da Federação Luterana Mundial.
É com muita alegria que vos escrevo, nesta data tão especial, importante para a IECLB e para a comunhão luterana. 30 anos de presença de mulheres no ministério ordenado faz e continua fazendo diferença: pras mulheres, pois tiveram o espaço e a oportunidade de servir como ministras ordenadas, e pra igreja, que recebe o dom do ministério das mulheres, que é transformada pela presença e trabalho engajado das mulheres.
Externo agradecimento à IECLB por testemunhar publicamente um entendimento de igreja inclusiva e acolhedora das diferentes expressões de ministério de mulheres, como pastoras, diáconas, missionarias, catequistas. Pessoalmente, sinto-me privilegiada ao representar esta igreja, e este jeito de se entender e ser igreja aqui no espaço das Oficinas da Comunhão, em Genebra, no ministério com mulheres.
Desejo que este encontro seja abençoado, que as discussões e decisões sejam guiadas pela sabedoria de Deus. Igualmente, de coração, desejo que as nossas relações na comunhão luterana sigam sendo estreitadas, cuidadas, fortalecidas. Que sigamos de mãos dadas neste caminho de irmandade e comunhão, aprendendo e nos desafiando mutuamente.
Recebam igualmente as saudações do secretário geral da FLM, Rev Martin Junge, que expressa sua alegria ao saber deste encontro celebrativo, enviando seus melhores desejos e pedindo a Deus em oração pela continuidade do testemunho da IECLB nesta caminhada na Comunhao.
O tema das mulheres no ministério ordenado nas igrejas é importante na agenda de MEIS, na FLM. Na América Latina e Caribe todas as igrejas membro abraçam o ministério feminino como parte de seu jeito de ser Igreja, o que é motivo de celebração! A formação da Rede de Mulheres e Justiça de gênero, no contexto da reunião de líderes das igrejas, em abril deste ano, foi um passo decisivo para a incorporação do tema de justiça de gênero como parte da reflexão teológica a ser desenvolvida no contexto latino-americano e caribenho. Neste sentido, facilitar a presença de uma participante de fora da IECLB, a pastora Aurélia Scholler, que representa esta rede, é importante, pois conecta a celebração da IECLB no contexto de irmandade latino-americana.
Me coloco à disposição e me uno a esta caminhada que é nossa, que é das mulheres, que é da Igreja.
Recebam o meu abraço e minhas orações neste momento de louvor. Sigamos refletindo e partilhando as riquezas do nosso ministério; não esquecendo dos desafios, das dores e dos sofrimentos com os quais cotidianamente lidamos, e que nos trazem tristeza, mas, também crescimento e animo pra seguir em frente.
Agradeço pela sororidade e mútuo apoio no trabalho com mulheres, aqui na Oficina da FLM, e no ministério de cada uma de vocês.
Que as bênçãos de Deus nos sustentem e nos animem a seguir nos abraçando nestes círculos de irmandade ao redor do mundo

Rev Dr Elaine Neuenfeldt
Secretary for Women in Church and Society - WICAS
The Lutheran World Federation - a Communion of Churches
150, Route de Ferney - 1211 Geneva - Switzerland
direct line: +41/22-791 6578
fax: +41/22-791 6401
ene@lutheranworld.org

Fonte: www.luteranos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário