terça-feira, 13 de novembro de 2012

Carta das Ministras e Ministros da IECLB que atuam na Alemanha (Pelos 30 anos de Ordenação de Mulheres na IECLB)

Neuendettelsau, 4 de novembro de 2012.

Queridas colegas de ministério ordenado!
30 anos de caminhada podem agora ser unidos como peças de um mosaico, do qual cada uma de nós faz parte com sua história particular - unidas pelo tema ministério ordenado de mulheres. Com todas as cores que compõe o mosaico, podemos afirmar que nosso trabalho na IECLB enriquece a diversidade da reflexão teológica, da prática ministerial, da convivência entre colegas e da representação em diferentes instituições e setores de nossa igreja e, porque não dizer, a vida de tantas mulheres e homens.
Conquistas e lágrimas se unem neste momento. Olhamos o passado e buscamos vislumbrar o futuro. De nossos encontros ao longo do perído, podemos afirmar que a organização, o estudo e o apoio mútuo no trabalho conjunto são de fundamental importância. Somente assim podemos marcar positivamente a nossa história e a de tantas outras pessoas.
Se, por vezes, pensamos não ser mais necessária a abordagem de conceitos e temas ligados ao “feminismo, à teologia feminista, às relações de gênero”, uma vez que os considerávamos suficientemente maduros, vemos entretanto que, tanto no passado quanto no presente, há uma necessidade urgente de se posicionar de forma criativa e propositiva frente às relações humanas, em diferentes situações, quer na família, nas diferentes instituições, na sociedade e na comunidade. Uma reflexão a partir da perspectiva das relações de gênero aponta para uma maior autonomia, possibilitando uma vivência maior da liberdade comprometida com a vida plena.
Em cada ser ou em cada nova relação humana, o enfoque sob a perspectiva de gênero é de suma importância e cada vez mais atual. Por isso, continuemos a lançar sementes, unindo-nos em uma grande corrente de mulheres que marcaram a história, seja na Bíblia ou nos registros históricos em busca de igualdade e de liberdade. Estamos cercadas de exemplos que nos motivam a seguir com coragem para transformarmos a realidade que nos cerca.
Que o encontro possa ser alegre, revificador e orientador! Que Deus abençoe e guie as falas, as celebrações, a ida e a volta de cada ministra para suas comunidades ou instituições. Que os frutos desse jubileu possam germinar.
Que o exemplo da mulher samaritana, que responde com dignidade ao pedido de Jesus por água, possa ser força para o nosso atuar e viver, para nossa reflexão teólogica, pastoral, catequética, missionária e diaconal. (João 4,1ss)
Com alegria e esperança, desejamos as bênçãos de Deus, que em Cristo se tornou humano e valorizou as experiências das mulheres, e hoje continua presente através da força do Espírito de verdade e vida.
Abraços com carinho e amizade,
Karen Bergesch
Claudete Beise Ulrich e Carlos Luiz Ulrich
Heloisa Gralow Dalferth e Silfredo Bernardo Dalferth
Sônia Gomes Mota e Nelson Kilpp
Marcia Helena Hülle e Milton Jandrey
Adriane Beatriz Dalferth Sossmeier e Jandir Ilton Sossmeier
Viktor Linn
Reinhold Schiele e Ilse Schiele
Hans Zeller

Nenhum comentário:

Postar um comentário