sábado, 24 de novembro de 2012

30 anos de Ordenação da Pastora Edna Moga Ramminger

A Comunidade de Rio Claro celebrou em culto no dia 11 de novembro de 2012 um momento muito especial na vida da IECLB: 30 anos de ordenação de mulheres ao ministério. Contamos com a presença da Ministra Pastora Edna Moga Ramminger, que foi a 1ª Pastora a receber a ordenação na IECLB. A Pastora Edna, atualmente aposentada, é natural de Rio Claro e aqui reside com sua família. O culto foi um momento de gratidão a Deus pelo ministério feminino na IECLB e propiciou reflexão sobre o espaço, ontem, hoje e amanhã, da mulher em cargos de liderança na Igreja. Em relação a outras denominações, hoje a IECLB tem dado um bom testemunho no que diz respeito ao exercício do ministério feminino na Igreja.
A Ministra Edna fez a mensagem/prédica no culto. Alguns pontos de sua exposição:
“O culto de hoje é um culto de gratidão a Deus pelos 30 anos de ordenação de mulheres ao ministério na nossa Igreja, a IECLB... pelo fato de mulheres serem reconhecidas como capazes de participar, lado a lado com homens, na missão de Deus neste mundo. No dia 13 de Novembro de 1982 fui ordenada ao ministério pastoral, em Colorado D’Oeste/RN, e passei a ser a primeira mulher ordenada ao ministério em nossa Igreja e a data da minha ordenação passou a ser o início da ordenação de mulheres na IECLB...
É importante esclarecer que não fui a primeira mulher a estudar teologia... outras já haviam feito o curso de teologia na então Faculdade de Teologia... sem assumir um pastorado na Igreja... também não fui a primeira mulher a exercer o ministério pastoral em nossa Igreja.
...estou convicta de que a vocação vai se formando na vivência da comunidade. A vocação vai se concretizando na dinâmica da comunidade, desde a infância... Lembro-me do sentimento de pertencer à comunidade e, como grupo de jovens, ter tarefas a realizar... Creio que esse sentimento de pertencer, de fazer parte e, portanto, ter algo a realizar, uma tarefa, esse sentimento, vai nutrindo a vocação.
“Cristo é como um corpo, o qual tem muitas partes. E todas as partes, mesmo sendo muitas, formam um só corpo. ... Pois bem, vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte desse corpo.” (v.12, 13, 27). Cada um tem seu chamado e seu lugar neste corpo, a Comunidade...e esta, funcionando como o harmonioso corpo de Cristo pode criar o ambiente favorável para que qualquer pessoa descubra que pode exercer sua profissão como vocação.
O ministério ordenado na Igreja, hoje exercido por mulheres e homens, tem entre tantas outras, a tarefa muito especial, e difícil, de orientar a comunidade -a Igreja- a viver como o verdadeiro corpo de Cristo. Essa tarefa foi a mais difícil, mais desafiadora, de muitas alegrias e também decepções, durante o meu exercício do ministério pastoral. Uma tarefa que deve ser executada com autoridade, a autoridade concedida pela Igreja que ordena ao ministério. Mas tarefa que também deve ser realizada com humildade. A humildade de quem constantemente precisa responder pela sua vocação. A humildade de quem sabe que está apenas a serviço de Deus. Nós, ministras e ministros ordenados, precisamos ter sempre a consciência que João Batista teve quando ele falou a respeito de Jesus: “Ele tem de ficar cada vez mais importante, e eu, menos importante.” (João 3.30).

Fonte: Site da IECLB

Nenhum comentário:

Postar um comentário