sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Comunicar é preciso - Tecnologia a serviço do humano e não o contrário



Esses dias recebi um e-mail em que apareciam algumas pessoas reunidas em diversas situações do cotidiano. Ao invés de estarem conversando entre si, aproveitando o momento específico, elas estavam mexendo em seu celular... Não sei se estavam enviando “torpedos” ou “navegando” na internet, mas me chamou bastante atenção esse fato. E no final do e-mail aparecia a frase atribuída a Einstein:
"Temo o dia em que a tecnologia se sobreponha à humanidade. Então o mundo terá uma geração de idiotas."
A frase em si é bastante dura, mas se a gente pensar que idiota é quem faz idiotice, temos que concordar que muitas vezes nós também somos idiotas. Se penso em mim mesmo, quantas vezes fiz tolices em palavras, gestos e ações!
Comunicar é preciso, mas será que a gente não está usando mal a tecnologia que está à nossa disposição? Será que estamos deixando de “curtir” bons momentos na vida por causa desse vício?
Será que não estamos convivendo muito menos e nos comunicando muito mal apesar de toda a rede de comunicação ao nosso redor?
Quantas vezes usamos a tecnologia para falarmos com alguém que está a milhares de quilômetros, e isso é muito bom, mas não abraçamos a quem está perto, não olhamos nos olhos, não damos um beijo, um abraço...
Deus nos fez humanos com uma característica forte que é a necessidade de nos relacionarmos, de nos comunicarmos. Ele mesmo busca se comunicar conosco e de forma extraordinária veio se relacionar com o ser humano através da encarnação de Jesus, fato que lembramos, de forma especial, nesses tempos de advento e natal que já se aproximam.
Deus se comunica conosco de várias maneiras e quando enxergamos a cruz, por exemplo, percebemos que através desse símbolo Ele nos comunica o Seu amor por nós: morreu para nos salvar. Ele nos comunica também o Seu poder e o cuidado que tem conosco: ressuscitou e foi nos preparar lugar!
Deus se comunica também através da Sua Palavra que nos deixou para nela meditarmos, dela nos alimentarmos e dela falarmos.
Deus se comunica e quer que nós nos comuniquemos também. Ele quer que a nossa comunicação seja saudável. Podemos nos comunicar através de e-mails, “torpedos”, nas redes sociais, falando ao celular, tudo isso tem o seu valor e é importante. Mas devemos nos comunicar também com quem está ao nosso lado usando além de palavras, os nossos gestos de apreço: um abraço, um beijo, um sorriso, um aperto de mão...
Há muita gente que se sente extremamente sozinha apesar das centenas, milhares de amigos no facebook. Os relacionamentos virtuais não podem excluir os relacionamentos cotidianos marcados pelo “olho no olho”, pelo contato físico...
Não sejamos idiotas subtraindo a nossa humanidade em nome de uma comunicação que, apesar da importância, não tem como suprir a carência de afeto físico.
Transmitamos amor pelas redes sociais. Transmitamos a maravilhosa Palavra de Deus. Mas não deixemos de transmitir o amor de Deus também no contato diário com nossos colegas de trabalho, de estudo, nossos familiares, nossos amigos... Esses momentos são cruciais para que a nossa humanidade não vá pelo ralo...
Finalizo dizendo que abordei esse assunto no grupo de adolescentes da Comunidade Panambi Centro, a Jemipa, e que no final, lendo um poema que fala de abraço, da sua importância, pedi que as pessoas que ali estavam se abraçassem. Foi algo muito bonito de ver e sentir. Em gestos simples do cotidiano a gente sente a nossa humanidade aflorando e dá prazer de ser humano, de ser essa criação tão fantástica do SENHOR.
Que a gente sinta O SENHOR se comunicando conosco, sinta o Abraço de Deus diariamente lendo a Sua Palavra, buscando-O em oração e no relacionamento com o nosso próximo.
Que Deus nos ajude a sermos humanos! Amém.
Pastor Telmo Noé Emerich – Panambi Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário