quinta-feira, 29 de maio de 2014

Seminário Intersinodal de Estudos para Ministras e Ministros - 2º Dia

Facilitadoras: Psicólogas Leila Klin e Patrícia Meinhart

  O 2º dia iniciou com uma meditação coordenada pelo Pastor Udo Schenkel (Paróquia de Cunha Porã). No final da matéria compartilhamos a história que serviu de base para a reflexão.
No grande grupo, coordenadas pelas Psicólogas Leila Klin e Patrícia Meinhart, discutiu-se o filme assistido na noite anterior: Click. O filme apresenta uma séria reflexão sobre a correria do mundo atual. Michael Newman (Adam Sandller) é um pai de família em busca do sucesso profissional, que se encontra desafiado a administrar bem o seu tempo, olhando acima de tudo para a melhoria de seu desempenho profissional e o aumento de sua renda financeira. Vimos o filme com entendimento e criticidade, visto que a mensagem trabalhada no filme não é de desvalorização do trabalho e muito menos da desvalorização da busca de um trabalho digno e bem feito , mas sim de que se faz necessário buscar um equilíbrio entre o bom trabalho profissional e a excelência do convívio familiar.Discutiu-se sob a ótica de que estamos fazendo com nossa vida? Que partes de nossa vida gostaríamos de adiantar? Retroceder? Dar uma pausa...?
Passamos a trabalhar o tema cinco pilares das relações interpessoais: autoconhecimento, empatia, assertividade, cordialidade e ética.
Na parte da tarde, dividimos em grupos e trabalhamos o artigo Vida e carreira: um equilíbrio possível? (Mario Sérgio Cortella). Cada grupo apresentou um esquete sobre o texto, onde excelentes atores e atrizes mostraram seus dons e capacidades.
Após o período de caminhada e passeio, tivemos a noite do churrasco, onde o Lar da Igreja proporcionou um excelente ambiente para convívio, conversas e um jantar maravilhoso.
Coisas mais importantes sobre a vida
Um jovem rei, com um desejo muito grande de conhecer as coisas da vida, do mundo, convocou os sábios e filósofos de seu reino. Eles deveriam anotar e registrar tudo o que considerassem importante sobre a vida.
O pedido do rei foi levado muito a sério. Após quarenta anos de muito trabalho e pesquisa, de muita reflexão e anotações, os sábios retornaram ao rei, trazendo mil livros, nos quais estava registrado tudo o que consideravam importante para a vida.
O rei, que agora estava com sessenta anos, pediu aos seus sábios que fizessem um resumo do seu trabalho, pois ele não teria mais condições de ler mil livros aos sessenta anos.
Após dez anos, os sábios retornaram novamente ao rei, trazendo um resumo das coisas mais importantes da vida em cem livros. Novamente o rei, já mais idoso, reagiu dizendo:
- Cem livros ainda é demais. Com setenta anos não posso mais ler e refletir sobre as coisas mais importantes da vida.
Deu nova tarefa aos seus sábios e filósofos dizendo:
Anotem realmente só o essencial.
Realizada a tarefa, voltaram ao rei, mas agora com um único livro. O rei, no entanto, estava à beira da morte. O desejo de conhecer as coisas mais importantes da vida ainda estava bem presente na vida do rei, apesar de sua idade avançada, fraqueza e doença. Pediu então aos sábios e filósofos que resumissem todos os anos de trabalho, pesquisa e estudo em uma única frase. O rei queria conhecer, antes de morrer, quais as descobertas e conclusões de seus sábios.
O resumo apresentado pelos sábios foi este:
O ser humano nasce, vive, sofre e morre, e o mais importante na vida e o que sobrevive a tudo é o amor recebido e o amor presenteado.

Veja mais fotos no site da IECLB: http://www.luteranos.com.br/noticias/planalto-rio-grandense/seminario-intersinodal-de-estudos-para-ministras-e-ministros-2-dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário