sábado, 2 de junho de 2012

2º Dia da Assembleia do Conselho Latino Americano de Igrejas – CLAI

Foto oficial da Assembleia CLAI 2012

Iniciamos o 2º Dia da Assembleia do CLAI com a leitura de  Romanos8.18-26, e momento de oração. Em seguida foi dada a palavra para Marcelo Schneider (Assessor do Moderador do Conselho Mundial de Igreja), que trouxe uma Palestra baseada no tema  Ecologia: O papel das Igrejas através do Movimento Ecumênico. Na sequencia  ouvimos a Palestra de Jorge Atílio Silva Iulianelli– (Filósofo, escritor e assessor da Organização Ecumênica Koinonia) baseada no tema Religiões por Direitos Reação aos Mercados e Governos com relação a Economia Verde.

Houve um momento de fórum de debate, perguntas e complementação pelos dois palestrantes. Antes do horário do almoço houve apresentações de canções por parte do representante da Igreja Anglicana Chico Esvael.

Na parte da tarde o Pastor Levi Franco de Alvarenga, da Igreja Presbiteriana Independente de Avaré, SP apresentou a Palestra:  Planeta Terra – Terra é Azul – Informações sobre a importância da água. Houve momento para debate, perguntas e conclusão por parte do palestrante.

Os/as participantes foram divididos em 5 grupos para debate e preparação de documento/estudo sobre as 5 perguntas/teses:
Grupo 1: Como Igrejas, que contribuição podemos dar ao tema socioambiental?
Grupo 2: Qual a nossa reflexão (bíblico-teológica) a respeito do uso sustentável dos recursos naturais.
Grupo 3: Que iniciativas podemos promover ou participar sobre a questão socioambiental?
Grupo 4: Que iniciativas que já existem podem ser compartilhadas, socializadas?
Grupo 5:Quais são os elementos imprescindíveis para a elaboração de materiais didáticos/pedagógicos relevantes e consistentes para serem utilizados em nossas comunidades?

Foram relatas as conclusões dos grupos e formada uma comissão que irá sistematizar a documentação para que as mesmas sejam apresentadas ao CLAI e levadas para a VI Assembleia do CLAI de Havana 2013.

O encerramento das atividades se deu com oração e canto.E na parte da noite aconteceu um momento de integração.

Painelistas do 2º Dia

Pastora Neuza Teztner coordenou parte do 2º dia
Participantes da Assembleia
Delegação da IECLB presente na Assembleia do CLAI/Brasil


Noite da confraternização

Nenhum comentário:

Postar um comentário