sábado, 19 de janeiro de 2013

Tempo de Férias


“O Senhor me disse: Israel, você é o meu servo, e por meio de você serei glorificado.” Is 49.3 

Estamos no tempo de férias, em janeiro e fevereiro as famílias aproveitam para descansar, viajar, e nada como um passeio no litoral, ou na Serra para fugir do calor da cidade ou até mesmo um passeio num sítio ou campo para reabastecer as energias, descansar, pescar ou fazer um cruzeiro para renovar as forças para o trabalho.
Conheço pessoas que nunca tiraram férias em suas vidas e até criticam as famílias que aproveitam suas férias para passear e estar descansando das atividades do ano. Todos nós necessitamos descansar, Deus após criar o ser humano e tudo o que existe, descansou. Todos nós necessitamos de férias, o nosso corpo, a nossa mente e alma necessitam deste tempo.
Gostaria de compartilhar sobre as férias de uma família. No tempo de férias uma família foi à praia. Depois de se banharem por bastante tempo, as crianças começaram a fazer castelos na areia da praia quando, ao longe, apareceu uma senhora idosa, com seus cabelos brancos ao vento e sua roupa suja e esfarrapada, que murmurava algo, enquanto recolhia coisas do chão.
Assustados, os pais chamaram as crianças e lhes disseram que não se  aproximassem da mulher de forma alguma. Quando passou perto deles, inclinou-se várias vezes para pegar algumas coisas do chão, ela dirigiu um sorriso à família. Mas ninguém lhe retribuiu a saudação. Diante da advertência dos pais, as crianças olhavam-na assustadas e continuaram olhando até perdê-la de vista. Alguns dias depois, souberam que a senhora idosa retirava da praia os vidros e lixo que os veranistas deixavam, para que as crianças não ferissem os pés.
Quantas vezes o ser humano rotula as pessoas com palavras e pensamentos, vivem o preconceito e não conseguem enxergar a pessoa maravilhosa que Deus colocou em seu caminho. Ao julgar o próximo pela aparência, não vemos a realidade, mas o que o nosso preconceito nos faz ver. Quantas pessoas bondosas caminham ao nosso lado?
O versículo que abre a nova semana é uma chamado para reflexão e ação missionária em nossa família, comunidade de fé e contexto no qual estamos inseridos.   
 “O Senhor me disse: Israel, você é o meu servo, e por meio de você serei glorificado.” Is 49.3
 O povo de Deus foi escolhido para cumprir uma missão especial, que é o testemunhar.   Nesse sentido, a missão daquele e daquela que testemunha requer ação concreta. A missão consiste em falar da salvação e por meio dessa trazer consolo e conforto as cansados, é anunciar também o perdão e a reconciliação. Testemunhar é anunciar que Cristo é Senhor e Salvador. Somos  servos e servas de Deus hoje. Entretanto antes de sermos usados por Ele, necessitamos ter a nossa experiência pessoal com Deus. Momentos de intensa comunhão com Ele, assim podemos enxergar a graça divina que alcança a toda humanidade e faz brotar vida nova. Por isso, mesmo nos momentos que nosso trabalho parece ser em vão, tudo fazemos com determinação e fé. Cumprimos nossa missão com perseverança, essa perseverança provém da certeza de que Deus é soberano e tudo fez, a começar o milagre da criação. Essas experiências com Ele, também nos dão a certeza de que, mesmo diante de todas as dificuldades apresentadas na história, Deus é poderoso para modificá-las em favor de seu povo.
Aproveite suas férias para descansar e passear com sua família, aproveite para fazer uma limpeza em seu coração; jogue fora, as mágoas, o preconceito, o mau humor. Deixe-se renovar pela alegria que vem de Deus, pelos momentos em família, pelo perdão, reconciliação e o amor. Um abraço fraterno em Cristo. 

Pastora Jaqueline Michel Piazza 
Paróquia de Getúlio Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário