quinta-feira, 12 de junho de 2014

Assembleia Sinodal da OASE elege Diretoria - Período 2014-2018

Diretoria Sinodal da OASE com Pastor Sinodal Eleito Ricardo Cassen
A OASE Sinodal teve sua Assembleia Geral Ordinária na quarta-feira, 11 de junho de 2014.  Houve uma Palestra com a Diaconisa Ruthild Brakemeier que abordou o tema: Diaconia de mulheres na época da Reforma. Ela ressaltou que "durante toda a Idade Média, a falta de uma organização diaconal eficiente trouxe grandes prejuízos para a sociedade. A pobreza em toda a Europa era enorme e tinha muitos rostos: fome, doenças, abandono. Epidemias como a cólera eram frequentes e dizimavam a população. A mendicância, como único meio de sobrevivência para famílias carentes, crescia, ao ponto de tornar-se intolerável.
Mimo entregue a palestrante
Quem poderia organizar uma ajuda substancial? Na Igreja constituída, o diaconato tinha perdido suas funções originais de cuidar dos necessitados. Diversos grupos religiosos, como ordens, fraternidades e irmandades tentaram combater a miséria, mas não tiveram muito êxito, também devido à falta de visão do clero que considerava a pobreza uma forma superior de espiritualidade e a doação de esmolas um meio de receber graças divinas. Não sabemos de que forma mulheres praticaram diaconia na época da Reforma. Porque a mulher, em geral, era desprezada e discriminada. Pouco ou nada se escreveu sobre elas. No entanto, a partir de algumas biografias de Reformadores, sabemos também algo sobre suas mulheres."
Após a Palestra passou-se aos relatórios da Presidente Delci Adam, da Tesoureira Loena Hoffstaedter, foram tratados dos assuntos diversos (18º Encontro de Coros na Paróquia Boa Nova de Panambi, Arte Mulher e 18º Encontro de Mulheres com Celebração de Advento em Ibirubá) e as eleições da Diretoria, 2014-2018, bem como eleição do Conselho Fiscal.

A Diretoria ficou assim constituída:
Presidente: Delci Marga Adam
Vice-Presidente: Marlene Schneider
Tesoureira: Loena Hoffstaedter
Vice-Tesoureira: Neli Schroeder
Secretária:Isoldi P. Fuchs
Vice Secretária: Liane Plegge
Conselho Fiscal Titular: Irmgard Lautert, Nelci Soder e Lori Koenig,
Conselho Fiscal Suplente: Schwessi Schaffer, Marli Schaffazick e Nilva Bergamaschi.
Orientação Teológica: Pastora Dulce Engster e Pastor Adi Pfeiffer.
Investidura da Diretoria
O Pastor Sinodal João Willig fez a Instalação, orou pelas pessoas eleitas e, junto com as mulheres da OASE, invocaram a Bênção e proteção de Deus.
Também houve o reconhecimento as pessoas que deixam a OASE Sinodal: Conselho Fiscal, Rosani Bencke (Vice-Secretária) e as Orientadoras Teológicas Pastora Jaqueline Michel Piazza e Pastora Sonja Hendrich Jauregui.
A Presidente Delci Marga Adam agradeceu o empenho das pessoas que estiveram na Orientação Teológica e as pessoas que contribuíram na Diretoria e Conselho Fiscal. Também pediu que a Diretoria eleita possa trabalhar bem próxima dos Grupos, com Ministras e Ministros, Conselho e Pastor Sinodal. Ela convidou para o Café e deu por encerrada a Assembleia Sinodal da OASE 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário