domingo, 22 de dezembro de 2013

Pequeno Histórico do Lar da Igreja - Panambi



Nosso Lar teve o Ato de colocação da Pedra Angular no dia 30 de abril de 1961. Houve esforços grandes do Sínodo Riograndense, da Igreja, das Comunidades e Paróquias e muita ajuda da OASE. Tanto que nosso Lar da Igreja era conhecido pelo nome de Lar da OASE.

Foi um Departamento, uma Casa que serviu muito à nossa 3ª Região Eclesiástica. Retiros, Encontro  e Reencontro de Casais, Formação de Lideranças, Conferência Ministerial, Atualizações Teológicas, Seminários, Assembleias, Reuniões de Núcleo da OASE, Encontro de Coordenadoras, Presidentes da OASE.

Em muitos momentos houve um Conselho Administrativo do Lar da Igreja. Esteve sempre vinculado à ISAEC, ao Sínodo Riograndense, à 3ª Região Eclesiástica e, por motivos legais, estamos tramitando o Comodato do Lar da Igreja, que está passando para responsabilidade do Sínodo Planalto Rio-Grandense.

Aqui tivemos casais (Pastores e leigos) que deixaram muito de si para que o nosso Lar da Igreja fosse a nossa "casa". Com certeza esqueceremos de algumas pessoas, mas aqui atuaram o Casal Junge(ambos falecidos), Pastor Lein e esposa (falecidos), Egon Musskopf e esposa, Pastor Emérito Arry Müller e esposa Heloni, Luiz Artur Eichholz, Casal Celson e Nádia Sossmeier, Casal Eli e Roberto Schmidt.

Nos anos anteriores sentíamos a necessidade de Reformar nosso  Lar da Igreja. Houve campanha. Por dois anos a Campanha Vai e Vem destinou parte do valor arrecadado. Comunidades se  empenharam com coletas. O Conselho Sinodal aprovou e neste ano de 2013 a Diretoria decidiu pela Reforma, uma vez que as exigências dos Bombeiros e da Vigilância Sanitária obrigaram que fizéssemos essa Reforma.

Poucas palavras, mas muito empenho. Muita dedicação de pessoas.Pastor Danilo Starosky, que nos deu uma luz, nos indicando pessoas que nos poderiam ajudar.  Pedreiro Alberi  Silva Martins, marceneiro Lauri Blume,  vizinhos que ajudaram. Destacamos aqui a ajuda incansável do Ditmar Schmitt e do Fábio  Stroshoen e as mulheres da limpeza. Agradecemos a Auto Tintas Muller  na pessoa do Pastor Emérito Arry Müller, Materiais de Construções Xingu,  muito obrigado ao Elton e esposa Ivanir. E sem dúvida nenhuma, nossa eterna gratidão ao amigo, batalhador incansável, Liberto Prëtzel, que faleceu no dia 19 de novembro deste ano. Muito obrigado à família. Sem ele, nosso trabalho teria sido muito pesado.

Com certeza esquecemos de alguém. Mas em nossas orações, nossa gratidão pela ajuda de todas e todos. E nossa oração de gratidão ao Deus da Vida que permitiu essa Reforma. 

Dirceu Olair Hoffstaedter
Presidente do Conselho Sinodal 

Observação: Em breve postaremos matéria sobre a Rededicação do Lar da Igreja que aconteceu no dia 18 de dezembro de 2013. 
Leitura do Histórico
OASE presente na Rededicação
Frau Prëtzel entrega chave ao Sr. Dirceu
Mimo entre ao Casal Arry e Heloni
Mimo entregue à Senhora Prëtzel
Lar da Igreja Reformado
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário