segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Mensagem às Comunidades do XXVIII Concílio da Igreja

Delegação do SPRG, P. P. Nestor e Presidente do Concílio

Na esperança de cada vez mais ser uma Igreja missionária, levando a palavra de Deus a todas às pessoas, conforme os ensinamentos de Jesus Cristo: “Ide, fazei discípulos em todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt. 28.19), nós, participantes do XXVIII Concílio da IECLB, reunimo-nos nos dias 17 a 21 de outubro de 2012, em Chapecó/SC, sob a inspiração do tema “Conectad@s com Deus - protagonistas no mundo”. Em um clima de fraterno acolhimento e cuidado por parte da Comunidade local e da organização do Concílio, celebramos, refletimos e articulamos a nossa ação como IECLB na confiança de estarmos conectados espiritualmente à essência do Evangelho e ao projeto do Reino de Deus.

No culto de abertura, a pregação do Pastor Presidente, P. Dr. Nestor Friedrich, animou os Conciliares e os preparou para as Câmaras que estavam voltadas ao cuidado ministerial, cuidado com a missão e cuidado com as finanças. Cuidado com os que estão próximos a nós, como os jovens, que querem ser protagonistas na IECLB. Cuidado com “os pés dos que anunciam coisas boas!” (Rm 10.15); cuidado com a sustentabilidade, que possibilita que, além de olhar para a nossa Comunidade local, possamos pensar em projetos missionários, onde, como IECLB, queremos que a Palavra do Evangelho esteja conectada com a vida das pessoas. Nesse sentido, o Concílio reafirma o compromisso com a tarefa missionária.

As celebrações, muito bem preparadas, tiveram o cuidado com a nossa espiritualidade, nos alimentando com a Palavra, a comunhão, as orações e a Ceia do Senhor. Pregação, liturgia e música estavam conectadas entre si de maneira harmoniosa e sensível.

Os Relatórios, além dos desafios apresentados, enfatizaram como a IECLB tem se preocupado com o cuidado ministerial, a vocação e a formação teológica, o fortalecimento da missão, a sustentabilidade da Igreja, educação cristã, comunicação e gestão, demonstrando, com isso, a sua preocupação com o “cuidar bem do bem da IECLB”.

Na palestra em torno do tema, os Conciliares foram sensibilizados pela condução dinâmica dos jovens, que discutiram o seu protagonismo na sociedade e na Igreja, compartilhando as suas experiências, tanto no Congresso Nacional da Juventude Evangélica (Congrenaje), como na Cúpula dos Povos, durante a Rio +20. Clamam pela valorização e pelo reconhecimento do seu protagonismo e “pedem que não nos preocupemos, mas nos ocupemos com eles”. O projeto Criatitude, elaborado pelos próprios jovens, é um exemplo da sua mobilização e do seu comprometimento com a Igreja e com a Criação de Deus.

O clima fraterno com que transcorreu o Concílio, reconhecido inclusive pelos visitantes da ecumene, certamente é reflexo do que ocorre nas nossas Comunidades e nos nossos Sínodos. Queremos, cada vez mais, ser uma Igreja solidária, comprometida com o reino de Deus e com toda a sua Criação. A nossa utopia cristã é que percebamos em cada irmão, em cada irmã, em cada Comunidade, parte do todo e que, por isso, devemos ir em busca de cada parte, pois em cada uma revela-se  o nosso Senhor Jesus Cristo.

Animados com a celebração do culto de envio com a Comunidade local, os Conciliares, agradecidos pelo excelente acolhimento, retornam aos seus Sínodos fortalecidos e comprometidos com uma IECLB que tem como foco o cuidado com a Criação e tudo que dela faz parte. Este cuidado requer que cada um de nós busque nos ensinamentos de Jesus Cristo a sabedoria para a condução da nossa vida pessoal e comunitária, estendendo esse cuidado com outras Igrejas irmãs.  “Somos Igreja, corpo de Cristo vida em comunhão, povo liberto pela sua graça que caminha e busca salvação”. Não tenhamos medo, pois Cristo nos disse: “[...] eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt. 28.20).

Chapecó, 21 de outubro de 2012.

Jovens e P. Nestor Friedrich

Culto de encerramento do 28º Concílio

Nenhum comentário:

Postar um comentário