terça-feira, 16 de setembro de 2014

Igreja da IECLB é rededicada em Ibirubá

Revitalização da Igreja do Relógio que foi dedicada em 04 de novembro de 1928
Comunidade reunida 
No sábado 13 de setembro de 2014, a Igreja do Relógio, carinhosamente também conhecida como Igreja da praça, foi rededicada. O Culto foi conduzido pela Diácona Roselaine Plentz Wolter e pelo Pastor Rogério Richter. A pregação, baseada em Lucas 24.13-35 (Os discípulos de Emaús), foi dirigida pelo Pastor Ademir Trentini. Ele fez um recorrido na História de 108 anos da Comunidade de Ibirubá, dificuldades, trajetória e alegrias. A rededicação do Templo, dos móveis e utensílios, do anexo da Sala do Culto Infantil, rededicados a Deus, foi conduzida pelo Pastor Sinodal João Willig.
O Presidente da Comunidade, Sr. Erno Franken,   ressaltou a dedicação de Ministros/a, Presbitério, construtores e, principalmente dos membros, festeiros e comunidade em geral, que não mediram esforços para que a rededicação pudesse acontecer neste dia.
O Prefeito Municipal de Ibirubá, Sr. Carlos Jandrey, em nome dos munícipes, e de maneira bem emocionada resaltou a importância e beleza do Templo da IECLB, bem como destacou que ali ele foi batizado, confirmado, casou e batizou seus filhos. Também a vereadora, Srª Calota Elisa Artmann, membro do Presbitério, saudou, em nome do Legislativo, esse momento que marca a presença da IECLB no município de Ibirubá.
Também fizeram uso da Palavra o Presidente da Paróquia, Sr. Rogério Krauspenhaar, enalteceu a revitalização do Templo e os esforços dos setores de trabalho. Em nome do Sínodo Planalto Rio-Grandense, esteve presente o Presidente do Conselho Sinodal, Sr. Dirceu Olair Hoffstaedter, que manifestou que esse fato engrandece nosso Sínodo, uma vez que a Paróquia de Ibirubá é a maior em número de famílias.
Abaixo um pouco do Histórico da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Ibirubá.

"Quando nossos antepassados chegaram a Ibirubá (Colônia General Osório), procuraram manter viva a fé que trouxeram de além-mar. Trouxeram junto sua Bíblia, seu Hinário, seu catecismo e a esperança de construir uma vida boa para toda a família na nova terra. Nem tudo foi fácil. Sabemos das dificuldades pelas quais passaram os primeiros imigrantes. Em meio a esta nova realidade, a fé foi fonte de ânimo e coragem para o dia a dia. Assim, a 25 de março de 1906, os evangélicos de confissão luterana, fundaram a Comunidade Evangélico-Alemã da Colônia General Osório. Não tardou para que iniciassem a construção de um espaço para ser a Casa de Deus e a Casa de todos. Assim, a 04 de novembro de 1928, inauguraram este templo, para aqui se reunir, ouvir a palavra de Deus, receber os sacramentos do Senhor, celebrar os diferentes ofícios comunitários, trazer a Deus suas orações, receber forças, coragem e orientação para a caminhada diária e cantar louvores ao Trino Deus. Ao longo dos anos, daquelas 20 famílias, a Comunidade hoje perfaz, aproximadamente, 1350 famílias ligadas a comunidade segundo registros. Mesmo que tenha passado por pequenas reformas, a Igreja carecia de uma revitalização. Assim, no dia 31 de março de 2013, as portas do templo foram fechadas. As obras de Revitalização iniciaram em 02 abril de 2013 e hoje, com grande alegria, podemos voltar a celebrar em nossa igreja. Estamos aqui para agradecer a Deus por todo auxílio recebido, pois, por sua força e orientação, esta comunidade se uniu, se empenhou e dedicou grandes esforços para que conseguíssemos revitalizar a nossa Igreja".
Altar

Saudação pelo Sr. Erno Franken










Fotos e matéria postadas pela Pastora Sonja Hendrich Jauregui

Clique aqui e veja mais fotos: http://www.luteranos.com.br/noticias/planalto-rio-grandense/igreja-da-ieclb-e-rededicada-em-ibiruba

Nenhum comentário:

Postar um comentário