terça-feira, 30 de setembro de 2014

FLM promove seminário sobre política de Justiça de Gênero para Igrejas da América Latina e Caribe

Com a participação das Igrejas da Comunhão Luterana, iniciou nesta terça-feira (30/09), o Seminário sobre Política de Justiça de Gênero. Esse Seminário acontece no Centro Kairós de Buenos Aires.
O início deu-se com algumas pinceladas, um recorrido sobre a questão de gênero no âmbito da Federação Luterana Mundial. Já em 1952 aconteceram os primeiros espaços para uma discussão sobre gênero na 2ª Assembleia da FLM em Hanover. Também na Assembleia de 1970 se designou um grupo de pessoas com objetivo de que houvesse um maior equilíbrio na participação da mulher e do homem nos diversos fóruns. Os avanços seguiam, mesmo que tímidos. Na 8ª e 9ª Assembleias da FLM foram aprovados os sistemas de cotas. E com muitos avanços, no ano de 2013 foi aprovada a Política de Justiça e Gêneros nos vários comitês da Federação Luterana Mundial.
A partir deste histórico teve início o Seminário. A Igreja da Colômbia (IELCO) dirigiu a meditação onde fomos convidadas/os a compartilhar nossas experiências de liberdade e nossos dons.
O programa do Seminário continua neste primeiro dia com a apresentação, de 10 minutos, por parte de cada uma das Igrejas sobre os logros alcançados  e os desafios pendentes, isso é, aquilo que necessitamos transformar.
Participam do Seminário as seguintes Igrejas: Igreja Luterana Evangélica Peruana (ILEP) ,Igreja Evangélica Luterana Boliviana (IELB), Igreja Evangélica Luterana de Colômbia (IELCH), Igreja Luterana no Chile (ILCH), Igreja Evangélica Luterana no Chile (IELCH), Igreja Evangélica Rio de la Plata da Argentina (IERP), Uruguai e Paraguai. Igreja Evangélica Luterana Unida de Argentina e Uruguai (IELU), IECLB e o Serviço Evangélico de Diaconia da IERP/IELU e o Serviço Mundial.  

Em tempo: Pela IECLB participam a Pastora Rosângela Stange da Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias da IECLB, a Pastora Beta Lieven, Pastora em Teófilo Otoni, o Pastor João Willig, do Sínodo Planalto Rio-Grandense e o Professor Dr. André Musskopf da EST, que trará uma palestra sobre a abordagem metodológica para a Justiça de Gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário