segunda-feira, 16 de setembro de 2013

BANALIZAÇÃO DO MAL



Violência
Violêmcia










Os textos  previstos para o dia de hoje nas Senhas Diárias, são do profeta Isaías 46.12-13 “Ouvi-me vós, os que sois de obstinado coração, que estais longe da justiça. Faço chegar a minha justiça, e não está longe”. E de Lucas 18.7 “Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los”?  Estes textos me levaram a entender melhor o que a filósofa judia Hanna Arendt escreveu, quando afirmou sobre a “banalidade do Mal”. Sim, o mal cada vez mais se torna banal. O coração humano está cada vez mais obstinado a fazer o mal. Talvezpor isso a máscara mais usada nos protestos em muitas cidades brasileiras era do filme “V de Vingança”.
Segundo Arendt o mal é a ausência de pensamento. Isso é verdade. Quem não tem mais a capacidade para discernir entre o certo e o errado, perde a sensibilidade ética e moral do que faz, assim como a Hanseniase provoca a perda de sensibilidade, fazendo com que a pessoa não perceba que está se ferindo.
O profeta de Deus no século 21 é diferente de outros místicos que estão por ai, apenas profetando, pois ele está profundamente conectado ao seu tempo, participando de maneira crítica de sua sociedade, buscando orientação divina para compreender melhor o pesar de sua época. É alguém com sensibilidade para ver o mal e a iniquidade, e alertar as pessoas para que não se tornem insensíveis diante da banalidade do mal.
O profeta do século 21 precisa estar preparado para dar respostas ao mal e à iniquidade que estão se instalando sorrateiramente, apontando para Jesus Cristo. Pois o ser humano moderno esqueceu-se de que é criatura, feita à imagem de Deus, o que faz com este ser humano busque sentido em sua própria existência, criando deuses e símbolos que o alienam, coisificando o ser criado por Deus, levando-o a desumanização e consequentemente, à banalização do mal.
Os dois textos acima nos mostram que Deus está perto. Parece que o agir de Deus demora, mas ele age. Sim, Deus age no tempo certo. Sejamos anunciadores e portares do Evangelho que liberta, que traz vida, que revela a grande misericórdia de Deus ao seu povo.
Não sejamos afetados pela hanseníase da banalização do mal, mas sejamos profetas de Cristo, que nos diz “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” Jo 10.10.
Pastor Luis Dirceu Wasserberg - Panambi/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário