sábado, 29 de novembro de 2014

Advento é tempo de ...

“Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação”. (Salmo 85.7)
            Advento é tempo de preparação e espera. É tempo de esperança e confiança; momento de avaliarmos nossa vida, este ano que está se findando e pensarmos nas perspectivas de um novo tempo e de um novo ano. Olhando para nossa vida, talvez possamos dizer que todos os anos são iguais. Sempre criamos as mesmas expectativas, prometemos mudanças e prometemos diminuir o ritmo acelerado do nosso cotidiano, falamos que tudo vai ser diferente e melhor.
            Mais um ano se passa e tudo continua igual. Mas, será que continua igual mesmo? Será que não tivemos situações diferentes ao longo desse ano? Pensemos nas dádivas alcançadas ao longo dos dias; pensemos na mão bondosa que nos guiou em tempos difíceis; pensemos nas promessas de Deus que não falham, antes, são verdadeiras e nos trazem vida nova.
            Um dos hinos que cantamos na nossa Igreja, diz: “Tem misericórdia de mim, tem misericórdia de mim, Senhor, ajuda-me a crer. Tem misericórdia de mim”. Tem misericórdia de nós, Senhor, e ajuda-nos a crer num mundo melhor, com mais justiça e amor. Ajuda-nos a acreditar mais nas pessoas e a ajudar nossos irmãos e irmãs na fé. Ajuda-nos a enxergar a tua misericórdia no dia a dia e enxergar o verdadeiro significado do Natal. Fazer com que estejamos preparados para a tua chegada e que permaneçamos confiantes no teu amor.
Que a tua luz, representada na primeira vela que acendemos na coroa de Advento, possa alcançar nossos corações anunciando a tua salvação em Cristo Jesus. Que neste Advento possamos ser envolvidos pela tua misericórdia e agraciados com a tua bondade para recebermos o menino Jesus em humildade e coração puro.
Maíze Katiane Dhein - 
Candidata ao Ministério Pastoral em Carazinho/RS

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Falecimento do Sr. Florencio Krause - Pai da Missionária Elfriede Krause

Com pesar comunicamos o falecimento do Sr. Florencio Krause, pai da Missionária Elfriede Krause (Paróquia Ijuí Paz). O falecimento e sepultamento aconteceram na semana passada.

Florencio Krause, alcançou a idade de 70 anos, morava em São Gabriel da Palha/ES, veio a falecer no Hospital São José em Colatina/ES no dia 20/11, sepultado na Comunidade Evangélica de Córrego Bley - São Gabriel da Palha/ES. Deixa enlutados a esposa Alberta Krause, 3 filhas, 1 filho, demais parentes e amigos. O Sr. Florencio era também irmão dos pastores Arlindo e Henrique Krause e da Diácona Regina Krause.

O Sínodo Planalto Rio-Grandense se solidariza com a Missionária Elfriede e toda família Krause, com as palavras das Senhas Diárias:
 Jeremias 31.10 –"Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor, ao seu rebanho."


Romanos 11.29 –"Os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis."


quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Noite do Pijama 2014 - Comunidade São Miguel do Barro Preto - Nova Ramada/RS

No dia 22 de novembro tivemos a 2ª edição da Noite do Pijama com as crianças e adolescentes do Culto Infantil e Confirmandos da comunidade do Barro Preto. Inicialmente fez-se uma celebração, tendo como tema central Mt 1.18-25, o anjo aparece e diz a Maria que terá um filho, que terá o nome de Jesus. Na sequência compartilharam de gostoso lanche servido pela OASE local. Para encerrar a noite assistiram o filme Animais Unidos jamais serão vencidos que retrata a problemática da água e aquecimento global. Com o despertar do novo dia, todos tomaram o café da manhã e após participaram do culto dominical. Obrigado aos pais e a todos que valorizam e incentivam este bonito trabalho na comunidade.




Matéria e fotos compartilhadas por Adriane Rubert

Veja a matéria e mais fotos no Portal Luteranos

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Comunidade de Mormaço sorteia uma moto 0 Km em sua Festa Anual – Paróquia Ernestina

Festa da Comunidade de Mormaço
A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Mormaço realizou no último domingo dia 23 de novembro a sua Festa anual.
A programação da festa teve inicio pela parte da manhã com a celebração de um culto festivo realizado pelo P. Jonas Ronei Gunsch e ao meio dia foi servido um delicioso churrasco e já pela parte da tarde teve inicio a reunião dançante.

Também durante a tarde houve o sorteio da rifa principal da comunidade aonde o primeiro prêmio era uma Motocicleta 0 Km, sendo o ganhador o Sr. Paulo Teichmann residente na cidade de Não Me Toque/RS.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

ENSINO CONFIRMATÓRIO REALIZA 1ª MOSTRA DE PRESÉPIOS

1ª MOSTRA DE PRESÉPIOS - Ibirubá
Na noite do dia 19/11 o encerramento de ano do Ensino Confirmatório da Paróquia de Ibirubá foi diferente. Ao contrário das confraternizações de fim de ano com comida e bebida, os confirmandos e confirmandas, desafiados pela Diácona Roselaine P. Wolter convidaram seus pais e mães a reflexão.
A nossa sociedade está sacralizando a comida, a bebida e o presente. As vitrines em toda a cidade vendem o Natal do consumo e do individualismo. O imagem do Natal não é Jesus Cristo e sim o Papai Noel. Vivemos de maneira rasa nossa espiritualidade tentando preencher o vazio de nossa existência através do consumo e da ostentação, esquecendo que Deus veio ao mundo num menino que nasceu em uma estrebaria.
Nisso está a grande e maravilhosa Boa Nova do Natal: é na simplicidade, nas pequenas coisas, na partilha, no acolhimento que Deus se revela. Naquilo que parece loucura para o mundo está a sabedoria de Deus.
Na busca de rememorar a essência do Natal na imagem do menino nascido na estrebaria, os confirmandos e confirmandas do 1º e 2º Anos confeccionaram em grupos, vários presépios usando materiais alternativos como argila, sucata, restos de arvores, musgos, brinquedos usados, E.V.A e outros.

A criatividade da turma foi brindada com uma mostra que aconteceu no Lar Evangélico. Ao
som de hinos Natalinos entoados pela comunidade reunida foi montado também, o presépio vivo. Após a meditação os pais e mães visitaram a exposição e se emocionaram com a criatividade do/as jovens. A exposição foi visitada também pelas turmas do Colégio Sinodal.
Diácona Roselaine Plentz Wolter - Ibirubá/RS

sábado, 22 de novembro de 2014

NATAL: SERÁ NATAL??!!

“O Profeta Isaías diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. E toda a humanidade verá a salvação de Deus.” Lucas 3.4;6
Estamos às vésperas do Advento. Nessa épocado ano é característico que os veículos de comunicação ataquem nosso ponto mais frágil, mais vulnerável: o nosso desejo de consumo.
            Bordões como: -”entre no espírito natalino” - ou “renove sua vida e seu guarda roupa” - “tudo em até dez vezes”, são ditos aos berros pelos carros de som espalhados pelas ruas. O gosto pelo consumo é tão evidente que nessa época do ano alguns segmentos comerciais chegam a lucrar três ou quatro vezes mais que durante o ano.
            Normalmente o que acontece é que somos afetados por uma fraqueza que está dentro de nós e não se deixa demover. Quando atendemos o chamado do comércio para o consumo estamos não apenas satisfazendo um desejo físico ou psicológico, mas, estamos promovendo uma ruptura na nossa relação com Deus e com o próximo.
            Essa ruptura acontece quando o consumo desenfreado nos leva a viver um Natal à parte do nascimento de Jesus. Nos cercamos de presentes, de objetos materiais, de bens de consumo, sejam eles gêneros alimentícios ou não. Nos trancamos em nossas casas cercados das pessoas que consideramos importantes e promovemos o que chamamos de festas de fim de ano. Comida e bebida à vontade, um Natal de “arrasar”, desde que Cristo, o Menino da Manjedoura, não tenha participação nisso.
            Na verdade, consideram muitos, não há nada mais antiquado que ir à igreja, prestar culto a Deus, pelo grande presente que Ele nos ofereceu. Ou então, até vamos à igreja, uma ou duas vezes ao ano, por que é tradição. Mas, eu vou desde que aquele tal de Jesus não questione o meu modo de vida, as minhas atitudes com relação ao meu próximo, e com relação a Deus, que me ama tanto que me deu de presente seu único filho que nasceu no Natal, e, torna a nascer novamente a cada Natal no coração daqueles que o amam.
            E o que é amar a Jesus senão se solidarizar com a condição de sofrimento em nosso mundo de um modo geral. Amar, a Jesus, é sim estar em família, confraternizar, brindar a vida. Mas, não é sadio espiritualmente falando, quando passamos a crer que isso apenas nos basta, sem o convívio comunitário, sem a vivência do espírito do Natal em sua mais pura essência.

            O mundo capitalista nos empurra para longe de Deus de maneira tão sutil que não percebemos quando o MATERIAL passa a ser “NOSSO SENHOR”. Precisamos urgentemente reencontrar dentro de nós o sentimento de compromisso com Deus que nos amou primeiro. Precisamos sim dos bens de consumo. Porém, não podemos deixar que eles ditem os valores de nossas vidas.    

P. Ademir Trentini
Panambi/RS 

terça-feira, 18 de novembro de 2014

9º Encontro Paroquial de Confirmandos e Confirmandas

9º Encontro de Confirmandas e Confirmandos 
A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Ernestina realizou nos dias 15 e 16 de novembro na Comunidade em São José da Glória o 9º Retiro Paroquial de Confirmandos/as.
Participaram do encontro mais de 30 jovens confirmandos/as do 1º e 2º ano vindo das diversas comunidades da Paróquia.
A programação do retiro teve inicio no dia 15 pela parte da manhã com uma palestra para os confirmandos/as e seus pais,  coordenado pelo P. Jonas Ronei Gunsch.
Durante a tarde de sábado aconteceu uma avaliação com os confirmandos/as, após essa avaliação os mesmos tiveram um momento de canto, jogos, integração, e, já na noite, foi encerrado as atividades do dia com um filme e pipoca.  

O retiro terminou no domingo pela parte da manhã com a realização de um culto que foi celebrado pelo P. Jonas Ronei Gunsch e que contou com  a participação dos confirmandos/as cantando uma música.

Ação Confirmandos na Paróquia de Ernestina

Ação Confirmandos - Paróquia de Ernestina
Mais um ano a Paróquia de Ernestina se alegra em participar da Ação Confirmando juntamente com os seus confirmandos. A Ação Confirmando é uma iniciativa OGA e acontece no período de abril a outubro de cada ano, sendo que os recursos dessa campanha são priorizados para projetos que beneficiam os trabalhos com crianças e adolescentes.

Neste ano de 2014, os recursos da Ação Confirmandos, na Trilha da Solidariedade, irão apoiar dois projetos, um no Sul e outro no Nordeste do Brasil. O projeto do Sul fica no município de Novo Hamburgo/RS que tem por objetivo de realizar a Pintura do Acervo da Brinquedoteca e Compra de Brinquedos Sócios-Educativos da Associação Luterana Pró-Desenvolvimento e Universalização de Direitos Sociais e o do no Nordeste fica no município de Gravatá/PE que terá a Revitalização da Escola Comunitária “Raio de Sol”. Mais um ano tivemos uma boa campanha, e mais importante ainda é que sabemos que estamos ajudando os nossos jovens para o desenvolvimento do espírito de solidariedade ao próximo tão fundamental nos dias de hoje.

Pare o carro!


Pare o carro! Essa foi a frase que um senhor, que estava de carona no carro, disse quando estávamos sendo atacados por um cachorro que estava na beira da estrada. Estávamos passando e, de repente, aquele cachorro nos atacou e ele não parava de nos seguir e atacar. Esse episódio aconteceu quando voltávamos de uma reunião numa das comunidades do interior. Pare o carro! Perguntei-me: mas para que parar o carro?

É preciso parar para que o cachorro pare de nos atacar.
Parei o carro e o cachorro simplesmente parou de nos atacar. Ele deu meia volta e caminhou em direção à sua casa. A vida é feita de aprendizagens permanentes. Neste dia, aprendi que é preciso parar o carro quando um cachorro o persegue, latindo e atacando-o agressivamente.

Fiquei pensado neste acontecimento. Será que na nossa vida também precisamos fazer a mesma coisa? Será que também temos "cães" nos seguindo e atacando, coisa que deveríamos enfrentar, parando "o carro"? Penso que sim. Qual é o problema que me persegue e do qual estou fugindo, evitando encará-lo de frente?

Observe: quando paramos o carro e olhamos diretamente para o cachorro, ele simplesmente foi embora.
Qual é o cachorro-problema que nos persegue e que procuramos ignorar, mas o danado não pára de
perseguir-nos? É o alcoolismo meu? Ou de um familiar? Eu sei que tenho um problema, mas quero fugir. Fugir parece mais fácil, mas não é. Se pararmos e olharmos diretamente para o problema, então poderemos começar a solucioná-lo. Mas se insistimos em fugir, o problema continuará a nos perseguir. Você pode fugir de tudo e de todos, mas menos de duas coisas: de você e de Deus. Onde quer que você for, o problema vai estar junto com você e Deus também sabe onde você se encontra. Problemas existem para a gente enfrentá-los de frente e solucioná-los. Não adianta fugir deles.

Nunca é fácil encarar um alcoolismo, uma doença, uma briga de família ou na comunidade. Encarar algo assim na vida pessoal ou de uma familiar, não é tarefa fácil, mas fugir dele não trará resultado positivo. Fugir cansa e quando você se cansar, o problema vai estar junto com você e você não terá forças para enfrentá-lo. Você tem um cachorro-problema te perseguindo? 

Se sim, então encare-o de frente. Resolva, encaminhe o problema. Fugir não é solução, nunca foi e nunca será.

Quando você estiver enfrentando um problema, não esqueça de pedir a ajuda de Deus, pois Ele estará esperando o teu convite para ajudá-lo a solucionar o teu cachorro-problema. Deus quer ser parceiro da tua caminhada.

Pastor Jonas Krause - Tapejara/RS
Publicada no BLOG da Paróquia de Tapejara

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

OASE de Ernestina Realiza Curso de Culinária

Na quinta feira dia 13 de novembro, as senhoras do grupo da OASE da Comunidade em Ernestina realizaram um Curso de Culinária com pratos especiais para a Ceia de Natal.

O Curso foi ministrado pela extensionista da ASCAR/EMATER de Ernestina a Sra. Rosane Turra Treviso e aconteceu durante o encontro quinzenal do grupo sendo realizado nas dependências da cozinha do Centro Comunitário da comunidade.

Seminário Sinodal do Culto Infantil: NATAL CRIATIVO

Natal Criativo
NATAL CRIATIVO foi o tema que reuniu no dia 08 de novembro, no Lar da Igreja em Panambi, 78 orientadores do Culto Infantil vindos de 18 paróquias do nosso Sínodo. A Diácona Telma Kramer, de Lajeado, foi assessora do seminário.
Após um gostoso lanche preparado pela equipe do Lar, os trabalhos iniciaram com uma celebração de natal. Esta incluiu os orientadores nas diversas partes do programa: fazer a oração, enfeitar o pinheirinho, convidar a cantar músicas natalinas, contar a história do natal, comemorar o aniversário do menino Jesus com um bolo, distribuir os presentes. Além dessa, foram sugeridas outras propostas de celebrações que podem ser feitas nas comunidades.
Na segunda parte do seminário foram oferecidas nove oficinas de artesanato. Todos participaram com entusiasmo, levando assim muitas ideias para suas crianças.

Que o tempo de advento seja de reflexão, de alegria e celebração em nossas comunidades e que também as crianças experimentem o verdadeiro sentido do Natal: a vinda do Salvador, que é Cristo o Senhor.







segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor

“Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia
vai chegar o seu Senhor” Mateus 24.42

               
O texto bíblico para esta semana está dentro de um contexto histórico dolorido para nós, cristãos e cristãs. São os tempos imediatamente antes da prisão, condenação e execução de Jesus. Muita tensão está no ar. O vigiar a que se refere o texto aponta para a vinda do Reino de Deus.
                Vigiar, para não sermos pegos em uma situação embaraçosa no dia em que “vai chegar o Senhor”.
                Estar atento, atenta, vigiar, significa estar som os sentidos abertos para perceber o que acontece ao redor. As mudanças das horas, os dias em que a luz do sol se alonga, nas mudanças de estação. Significa perceber o ritmo das chuvas e secas, dos plantios e colheitas, do trabalho e do repouso.
                Vigiar significa perceber o mundo ao redor: qual o espaço que ocupamos em nosso lar, no trabalho ou escola, no mundo em que vivemos? Qual o espaço que nosso irmão ou irmã ocupa? Qual a qualidade de vida que alcançamos? Tem o meu irmão, a minha irmã, as mesmas oportunidades que eu? Se não tem, então por que seu espaço de vida é menor do que o meu?
                Vigiar exige uma atitude ativa de nossa parte. Quando Jesus conclama os seus amados e amadas para a atitude vigilante, não podemos imaginar o sentinela parado por horas a fio, observando o horizonte. Precisamos pensar na mãe e no pai à espera do novo filho ou filha: é uma espera ativa, arrumando o espaço que a criança irá ocupar, preparando o coração e o sentimento para a vida nova que vem ao encontro deles. Vigiar como vigia a pessoa que cultiva a terra: lança a sementa, mas não retorna apenas para a colheita. Volta muitas vezes para acompanhar o crescimento das plantas e atacar doenças e pragas oportunistas. Vigiar como vigia o trabalhador, a trabalhadora, que vigia enquanto realiza a sua obra.
                Que Deus nos permita uma espera ativa, uma atitude vigilante de que percebe os sinais do Reino, e sabe que cuidar dos sinais é tarefa nossa, de cada um e de cada uma. Paz e bem!

Carla Andrea Grossmann – Coronel Barros

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Paróquia de Ernestina também celebra o Culto da Reforma

A Paróquia de Ernestina também celebrou neste dia 31 de outubro na Comunidade em São José da Glória – Victor Graeff/RS, o Culto Paroquial da Reforma.
A celebração esteve a cargo do P. Jonas Ronei Gunsch e os cantos foram entoados, de forma muito bela, pelo Coral 20 de outubro de São José da Glória, que é formado por pessoas da igreja católica e da igreja de confissão luterana. Das canções apresentadas, o ponto alto e de reflexão se deu na canção “Pilares” de Miro Saldanha. Esta canção lembra muitos princípios de vida, que já Lutero resgatou na Reforma. A canção lembra também a necessidade de ouvirmos a Palavra de Deus. Lutero facilitou as pessoas ouvirem a palavra de Deus, traduzindo a Bíblia para a língua do povo. Também hoje é de extrema importância ouvir a Palavra de Deus. Como igreja facilitamos às pessoas ouvirem a Palavra de Deus, quando anunciamos a mensagem de Cristo.
No nosso culto estiveram pessoas do Grupo Gideões Internacionais, grupo este que faz a distribuição de Bíblias em escolas, presídios, repartições públicas, hospitais e hotéis. As bíblias que eles distribuem são aquelas pequeninas que são o Novo Testamento mais os Salmos e os Provérbios. Sr José, um dos Gideões de Carazinho relatou alguns testemunhos do que a Palavra de Deus pode fazer na vida das pessoas. 
Finalizamos a celebração lembrando que esse era também um sonho de Lutero, que as pessoas tivessem a Bíblia na mão para absorver a Palavra de Deus.

Depois da celebração tivemos um momento de confraternização, onde saboreamos gostosos cachorros- quentes.
Gideões Internacionais

Pastor Jonas Ronei Gunsch

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Celebração do Culto da Reforma na Comunidade São João IECLB de Getúlio Vargas

Aconteceu na Paróquia de Getúlio Vargas o Culto da Reforma em comemoração aos 497 anos da Reforma.Luterana.  
O Tema do culto foi : Lutero e educação. Foram destacados momentos  da vida de Martim Lutero e Catharina Von Bora. 
Houve a participação dos jovens confirmandos que contribuíram em momentos distintos da liturgia. Destacou-se ainda o significado da Rosa de Lutero.
Lembramos o trabalho do presidente da comunidade Sr. Wilsom  Siis que juntamente com o Sr.Klitzke e o Sr. Florianovickz  replantaram as  flores no jardim da comunidade onde há a Rosa de Lutero formada por flores
Os hinos escolhidos pelo Grupo de Canto foram; 97 Deus é Castelo Forte, 85 Vem Espírito divino,197 Buscai Primeiro o Reino, 386 Bendito Seja Deus, 118 Deus vos Guarde. A Comunidade de Getúlio Vargas agradece a todas as pessoas que comparecerem e colaboraram para a realização do culto. Desejamos muitas bênçãos em suas vidas.





Pastora Jaqueline Michel Piazza

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Doce Novembro!

Eis que Novembro se descortina diante de nossos olhos! Um mês recheado de 30 dias! E o que farás com eles?
            O lema para este Novembro nos lança desafios que bem nos ajudam a vivenciar nossos dias.
            De Isaías 1.17: “Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas”.
            Observe que a conjugação dos verbos está no Imperativo, ou seja, cada verbo é um chamado, uma ordem, um pedido.
            “Aprendei a fazer o bem”: este “bem” traz um olhar duplo: a mim e ao meu próximo. Fazer o “bem” é um aprendizado diário, cuja fonte está no Deus revelado em Jesus Cristo. Por nossa própria conta não somos capazes de saber o que é verdadeiramente o “bem”. Aprender significa despir-se do que achamos que é certo para revestir-se do bem que vem do Senhor.
            “Atendei à justiça, repreendei ao opressor”: em um mundo marcado por injustiças, disparidades sociais, econômicas e culturais, violências de toda espécie, gente tratada ou descartada como objeto, a palavra do profeta nos chacoalha. Atender à justiça é envolver-se com ela, é denunciar o descaso, é reconhecer que todas as pessoas são revestidas pela dignidade humana – seres criados à imagem e semelhança de Deus – e, portanto, devem receber os mesmos direitos, acesso digno à saúde, educação, cultura, lazer, desporto, igreja, segurança. Vivenciar a justiça é tarefa minha e tua e não apenas de nossos governantes. Repreender o opressor, não ficar calado, omisso, agir com base na justiça que vem de Deus: eis os desafios diários.
            “Defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas”: quem é por aqueles que sofrem? Quem os defende? Quem ora por eles? Naquele tempo de Isaías, órfãos e viúvas estavam abandonados pela lei, sozinhos e à margem. Ser seguidor do Deus da Vida, revelado em Jesus, nos chama a zelar, especialmente, pelos mais frágeis e espoliados de nossa sociedade.
            O que mais cada parte desse versículo diz para ti? De que forma ele pode encontrar eco em tuas ações cotidianas?
            Deus nos preenche diariamente com muitas bênçãos. Em gratidão e alegria, comprometida com a causa do Evangelho, somos chamados a agir, a aprender e fazer o bem, a vivenciar a justiça e repreender os opressores, a defender e pleitear uma vida digna e justa para todas as pessoas, especialmente as mais vulneráveis.
            Que tal planejarmos nossas ações baseadas neste lema de Novembro? Certamente, visualizaríamos ainda mais sinais do Reino de Deus, que já está entre nós – como bem contaremos a cada dia do Advento que inicia no último dia desse mês.
            Desejo a você um Doce Novembro. Que te sintas envolvido pela graça e misericórdia do Senhor. Que o Doce Novembro te ajude a que tuas atitudes e palavras sejam doces e cheias da Boa Nova.


           Pa. Ma. Ana Isa dos Reis
Comunidade Evangélica Ijuí