domingo, 26 de janeiro de 2014

V Encontro da Família Altmann

No ano de 2006 aconteceu o 1º Encontro da Família Altmann na cidade de Chapada/RS. De lá para cá, de dois em dois anos, acontece novo  Encontro, sendo que, neste ano, a Cidade/Comunidade de Santo Antônio do Planalto (RS), Paróquia do Planalto Médio foi palco do V Encontro.
O início deu-se com apresentação das caravanas que chegaram de diversos municípios, entrada das bandeiras, brasão da família Altmann e  banner com fotos dos quatro encontros anteriores.
O Culto foi celebrado pela Pastora Sonja Hendrich Jauregui e a pregação esteve a cargo da Pastora Ms. Lori Altmann. Ela destacou  que  “o encontro é um momento para lembrarmos a migração de nossos antepassados e nossas antepassadas em busca de uma vida melhor, com mais perspectivas futuras. De lembrar como decidiram tomar o longo e difícil caminho do mar. Foram pessoas que se arriscaram a sair da terra natal e território de suas memórias, deixando para trás tudo o que lhes era familiar: pessoas, relações, espaços e objetos. Poucas coisas trouxeram consigo, além da esperança e da coragem para enfrentar o desconhecido.
Muitas narrativas salientam o trabalho e a persistência dos imigrantes e de suas famílias na busca para construir um novo lar, uma nova comunidade, uma nova vida. Outras narrativas falam da frustração que experimentaram pelas promessas de apoio e de suporte não cumpridas por parte de governos ou companhias colonizadoras. Outros relatos ainda falam da ênfase dada à religião, à família, à escola e à persistência em falar a língua materna apesar das restrições.
Em Isaías 9.3 lemos “Tens multiplicado este povo, a alegria lhe aumentaste; alegram-se eles diante de ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando repartem os despojos”. Esse versículo nos ajuda a pensar que durante séculos, também a família Altmann cresceu, se multiplicou e se dispersou por várias partes do Brasil e até por outros países. A dispersão ainda hoje continua como resultado desta constante busca por diferentes sonhos. As razões e motivações para a dispersão foram muitas e diferenciadas entre si: busca por vida digna, por terra, por trabalho, por estudo, entre tantas outras. “

Do V Encontro participou o Coral Municipal Sempre Alegre de Santo Antônio do Planalto. Houve palavras de agradecimento a Comissão Organizadora e planejamento para o VI Encontro. A Pastora Lori Altmann recordou que “os encontros passaram a fazer parte de um processo de busca pelo reencontro de parentes dispersos, conhecidos ou desconhecidos. Muitas pessoas se engajaram nesta tarefa. Entre um encontro e outro algumas pessoas falecerem, mas continuaram vivendo em nossa memória e em nossa saudade. Outras pessoas nasceram e agradecemos a Deus por essas novas vidas, que passaram a integrar a família e que darão continuidade a ela, alimentando nossas esperanças de futuro.”
Ivete Jônia Eberts

Pastoras Sonja e Lori

Pastora Ms. Lori Altmann - Trouxe a prédica do Culto

Nenhum comentário:

Postar um comentário