sábado, 18 de janeiro de 2014

Palavras de gratidão e despedida - PPHMista Denise Süss

Já se passou um ano e meio desde a minha vinda a Ajuricaba para realizar o Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM), sendo assim, se encerra mais um tempo de minha vida. Um tempo feliz pelo carinho cultivado no convívio e na amizade das pessoas que conheci, além da grande alegria da aprovação, mas também já fica o gostinho da saudade e a ansiedade pelo futuro.

Um hino que encontramos tanto no cancioneiro o povo canta (n° 262) quanto no HPD II (413) chamado “Senhor se tu me chamas” perpassa a minha vida, inclusive o tempo de PPHM:

Quando canto Senhor, se tu me chamas, eu quero te ouvir. Se queres que eu te siga, respondo: Eis-me aqui.
Lembro do sentir-me vocacionada para o ministério pastoral e ir para a faculdade, para o estágio, para o PPHM, respondendo eis-me aqui, não importando onde fosse. E o eis-me aqui do ultimo ano e meio foi a querida paróquia de Ajuricaba. Também me lembro de atividades sinodais nas quais jovens e adultos ouviram o chamado e responderam eis-me aqui no encontro sinodal da OASE, eis-me aqui no ARJ e em tantas outras atividades.

Profetas te seguiram e ouviram tua voz, andaram mundo afora e pregaram sem temor. Seus passos tu firmaste, sustentando seu vigor. Profeta tu me chamas, vê, Senhor, aqui estou. Quando sigo cantado o hino esta primeira estrofe que fala dos profetas que seguiram o chamado de Deus, seguiram mundo afora e que tiveram seus passos sustentados pelo nosso Deus me lembro das ministras e ministros ordenados do sínodo com quem pude conviver, aprender e trocar idéias. Também me lembro de colegas de PPHM e amigos/as já ordenados/as que estavam perto ou longe, mas que mesmo assim pudemos trocar idéias sobre como ajudar a edificar cada vez mais nossa igreja.

Nos passos de teu Filho, toda a Igreja também vai, seguindo teu chamado de ser santa qual Jesus. Apóstolos e mártires se deram sem medir. Apóstolo me chamas: Vê, Senhor, estou aqui. Quando canto esta estrofe lembro-me da nossa unidade enquanto Igreja, enquanto vários jeitos e várias faixas etárias que seguimos juntos e nos damos sem medir para compreender cada vez melhor os ensinamentos de Jesus, bem como para colocá-los em prática.

Os séculos passaram, não passou, porém, tua voz, que chama ainda hoje, que convida a te seguir. Há homens e mulheres que te amam mais que a si e dizem com firmeza: Vê, Senhor, estou aqui. Esta estrofe lembra-me os desafios dos tempos, ainda hoje nós somos chamados, e é muito bom saber que podemos contar com o cuidado de Deus em meio aos desafios dos tempos em que vivemos como stress, depressão e tantos outros problemas de saúde e de convívio.

Com estas palavras eu compartilho meu agradecimento a Deus que me inspirou e me guardou neste tempo e agradeço todo o carinho com o qual fui recebida tanto nas comunidades da paróquia de Ajuricaba quanto no sínodo. Com toda a certeza este tempo foi importante para o meu desenvolvimento pessoal e no futuro ministério.

Por hora, tendo percebido a grande quantidade de pessoas que passam por problemas psicológicos, a maioria envolvendo questões de depressão e afins, senti a necessidade de aprofundar meus conhecimentos nesta área a fim de complementar as atividades do ministério pastoral. Sendo assim, neste ano inicio meus estudos na área da psicologia e depois de graduar-me solicitarei o primeiro envio.

Meu sincero obrigado a todas as pessoas com as quais convivi e que oraram por mim e votos de um abençoado 2014 tanto para as atividades sinodais, comunitárias e para a família de cada um/a que lê esta mensagem.


Denise Süss, Candidata ao Ministério Pastoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário