terça-feira, 29 de outubro de 2013

28 anos da ocupação da Fazenda Annoni



Em 1985,  mais de 7.000 pessoas, provenientes de dezenas de municípios da região Sul do Brasil, ocuparam a área de 10 mil ha pertencentes a então denominada Fazenda Annoni, que encontrava-se oficialmente desapropriada desde 1974.
A Fazenda Annoni é considerada por muitos como o berço do recente processo de mobilização social protagonizado pelos agricultores marginados , que culminou na constituição de vários movimentos sociais camponeses, dentre os quais destacam-se o Movimento de Atingidos por Barragens – MAB, o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais – MMTR, o Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST.
Hoje, 29 de outubro de 2013, celebrou-se os 28 anos da ocupação da Fazenda Annoni. Ali naquela área, a Paróquia do Planalto Médio, têm dois Pontos de Pregação. Para acompanhar os membros da IECLB ali residentes, estiveram presentes a Pastora local, Pa. Sonja Hendrich Jauregui e o Pastor Sinodal João Willig. Também esteve presente o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Agrário, e Ex-Prefeito de Xingu, Sr. Jaime Martini, membro da IECLB. Foram feitos vários reconhecimentos de pessoas que lutaram na ocupação. Destacamos a manifestação de carinho ao Padre Arnildo Fritzen, que foi alguém que desempenhou um importante papel na luta pelos acampados da Fazenda Annoni.
Hoje, lembrando a ocupação de 1985, parece muito poético. Mas não foi assim. Foram tempos difíceis de luta, que servem de esperança a tantos e tantas acampados e acampadas. Também estiveram presentes o Frei Sérgio, o Bispo Emérito de Passo Fundo Dom Urbano Algayer e familiares de acampados/as falecidos/as que foram lembrados/as e homenageados/as.
Também destacamos a presença do Governador do Estado Tarso Genro que se fez presente, almoçou no local e trouxe uma palavra de estímulo a tantas pessoas que lutaram e continuam lutando em terras brasileiras.
Daniela Schneider do Presbitério da Comunidade do Pontão e residente na Área 5 da Fazenda Annoni com a filhinha  Ágata

Elaine Jovita Busch membro da Comunidade de Pontão e Professora na Escola 29 de outunro da Fazenda Annoni

Familia Fetter - membros no Ponto de Pregação da Fazenda Annoni da Paróquia do Planalto Médio - IECLB

Laudir Goetz membro em Marau e Dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos e esteve presente na Fazenda Annoni

Pastora Sonja_Pastor João e Governador Tarso Genro


Observação: Na manifestação de hoje pelos 28 anos de ocupação da Fazenda Annoni foi falado de 9.000 pessoas que participaram da invasão. Estudos, livros, TCC falam de 6.500, 7.000 mil e mais pessoas.Importante a linguagem inclusiva usada nas homenagens. Homens foram homenageados. Mas foram lembradas as mulheres e crianças que estiveram sempre na caminhada e na ocupação. Destacamos a homenagem a Rose Nunes e a Irmã Terezinha. Precisamos aprender e muito a usar a linguagem inclusiva. Também os Movimentos Sociais foram lembrados pela intensa luta em favor de justiça.
Em Pontão, sede da Comunidade da IECLB e que tem os 2 Pontos de Pregação na Área 1 e Área 5, por força da lei municipal n. 749-2011, o dia de hoje  é feriado municipal “alusivo a data de ocupação da Fazenda Annoni pelos trabalhadores rurais em 29 de outubro de 1985 e à reforma agrária”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário