quinta-feira, 29 de março de 2012

Conferência de Ministros/as no Sínodo Planalto Rio-Grandense



A Conferência de Pastores no Sinodo Planalto Rio-Grandense ocorreu nos dias 27 e 28 de março de 2012 em Panambi - RS. Iniciamos o encontro com a meditação coordenada pelo P. Ademir Trentini e depois passamos para a exegese bíblica do texto indicado para Domingo de Ramos, Evangelho de João 12.12-16, essa parte foi coordenada pela Pa. Carla .

Na primeira parte da Conferência ocorreu a partilha das preocupações pastorais que envolvem as famílias dos pastores. Neste momento nada é registrado em ata porque é confidencial. Após isto, fomos informados sobre os seguintes assuntos: A pastora Daniele Lamb, de Xingú, será ordenada no dia primeiro de abril de 2012 na Comunidade de Carlos Barbosa.

A pastora Sonja Hendrich será instalada na Paróquia do Planalto Médio no dia 6 de maio de 2012, às 19 horas na Comunidade de Santo Antônio do Planalto.

O pastor José Kowalska, de Passo Fundo, será instalado no dia 15 de abril de 2012, às 19 horas, na Comunidade de Passo Fundo.

O pastor Artur Jaske, da Paróquia de Cruz Alta, está em fase de renovação de contrato com a Paróquia.

O Pastor Sinodal, no dia seguinte, nos trouxe algumas informações: ele orientou os Ministros e Ministras que  não poderão deduzir do imposto de renda o que pagam a AMA. Isso gerou um pouco de discussão entre os colegas que tinham a compreensão de que podiam declarar como gastos de saúde.

O Fundo de Reserva Ministerial foi outro assunto muito relevante. Os/as Ministros/as, na sua maioria, gostaram desta decisão do Concilio. Lembramos que a Reserva Ministerial é semelhante ao Fundo de Garantia dos trabalhadores. Cada Ministro/a vai contribuir com 30 UPM's mensais e a Paróquia contribui com 0,9%. 

Sobre o Jornal O Planalto, fomos informados que a Paróquia Alto Jacuí irá participar de um encarte para o mês de junho. Neste encarte poderemos falar da história da Paróquia e sobre tudo do nosso blog que de certa forma traz a nossa cara no mundo virtual.

O tema do ano que vem, 2013 será: Ser, participar e testemunhar. "Eu vivo comunidade" e será lançado no primeiro domingo de Advento.

A Campanha Vai e Vem contemplará a Paróquia de Ernestina, especialmente a Comunidade em Ibirapuitã. A outra Paróquia será de Ibirubá que pretende formar uma Comunidade em Selbach. Em anos passados as Paróquias Boa Nova de Panambi  e Chapada, com o segundo pastorado em Palmeira das Missões, receberam auxílio da Campanha Vai Vem.

Encerramos o encontro com a oração e bênção do Pastor Sinodal.


Matéria publicada no blog da Paróquia Alto Jacuí e adaptada.

http://ieclbaltojacui.blogspot.com.br/

Homenagem à Comunidade Evangélica Martin Luther de Não Me Toque

  Vereadores entregaram Moção de Louvor ao pastor Fábio Staggemeier

Na Sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Não-Me-Toque do dia 26 de março, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana, Comunidade Martin Luther, recebeu homenagem pela passagem dos 70 anos da construção do templo.

A Moção de Louvor entregue para o pastor Fábio Staggemeier foi aprovada por unanimidade na sessão do dia 12 de março de 2012 e subscrita por todos os vereadores. A iniciativa da homenagem foi do Vereador Neuri Ivanor Sprandel (PDT), destacando que o templo da igreja foi inaugurado em fevereiro de 1942, representando um marco da Igreja Evangélica em Não-Me-Toque, que tem na sua formação étnica os imigrantes que vieram da Alemanha e trouxeram consigo o embasamento religioso norteado por Martinho Lutero. A primeira igreja foi erguida em 1904, liderada pelo pastor Peter Heinrich Petersen.

Além da religião, os imigrantes fundavam escolas nos lugares onde se instalavam em comunidade. Em Não-Me-Toque Escola Sinodal Sete de Setembro foi fundada pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no ano de 1916, pelo pastor Theophil Dietschi.


segunda-feira, 26 de março de 2012

Culto na Comunidade de Santo Antônio do Planalto

  Igreja de Santo Antônio do Planalto

A Comunidade de Santo Antônio do Planalto celebrou Culto Eucarístico com lembrança do Tema do Ano: "Comunidade Jovem - Igreja Viva”. O Culto foi celebrado pela Pastora Sonja Hendrich. A Comunidade também apresentou o pedestal com o Tema do Ano e desta maneira está engajada na divulgação do Tema e Lema da IECLB para 2012.

 Pedestal do Tema do Ano

A Comunidade de Santo Antônio também recebeu a Pa. Sonja e o P. João como membros inscritos da Comunidade. O casal comprometeu-se a auxiliar a Comunidade e estar junto nas programações e demais atividades. Também nessa Comunidade acontecerá o Culto de Instalação da Pastora Sonja. A Presidente da Comunidade Suli Altmann disse que é motivo de alegria receber ao casal como membros de Santo Antônio do Planalto, ela desejou as boas vindas aos novos membros da Comunidade. 

 Comunidade reunida
 Comunidade reunida

 Pastora Sonja
  Isolde Zimmer Tesoureira da OASE
Juçara Volmer Tesoureira da Comunidade
Suli Altmann Presidente da Comunidade
Jonia Ivete Ebertz Representante da Paróquia no Conselho Sinodal
Pastora Sonja Hendrich

Reunião da Comissão do Direito à Terra


Na sexta-feira 23 de março foi convocada pela Presidência da IECLB a Comissão do Direito à Terra. Essa foi a primeira reunião, estiveram presentes P. Vice- Sin. Leonídio Gaede, Dra. Ellen F.  Woortmann(antropóloga da UNB), Dra. Rosane M. Neumann (historiadora da UPF), P. Sin. João Willig, P. Jairo R. Ebeling (Pastor em Cunha Porã), Engº Ellemar Wojahn (CAPA/Governo do Estado), Dr. Loreno Weisshemier (procurador do Estado de SC e Presidente da CJD da IECLB). Assessores: P. Romeu Martini (coordenador), P. Mauro Souza (memória), Sr. Jaime Martini (Diretor do Departamento de Desenvolvimento Agrário  da Secretaria de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo do RS).

Essa Comissão foi nomeada pelo Conselho da Igreja e ao CI deverá levar as considerações e propostas de trabalho. Lembrando que um de seus papéis mais importantes será a mediação e procurar assessorar os membros da IECLB.

Encontro Sinodal de Coordenadoras e Vices-Coordenadoras Paroquiais da OASE

  Participantes do Encontro
 
Nos dias 20 e 21 de março aconteceu o Encontro Sinodal de Coordenadoras e Vices-Coordenadoras Paroquiais da OASE. A abertura do encontro esteve a cargo da Presidente Sinodal da OASE, que expressou a alegria pela oportunidade de rever as Coordenadoras e Vices e também pela proteção e cuidado de Deus que sempre tem nos acompanhado. A Senhora Delci Adam e a Senhora Marlene Schneider passaram a apresentação das participantes e a entrega de crachás. Em seguida a palavra foi passada a Pa. Jaqueline que fez a Celebração de Abertura.

 Diác. Sissi e Presidente Delsi
O Encontro teve como Palestrante a Diácona Sissi Georg que trabalhou o Tema da IECLB: “Comunidade Jovem – Igreja Viva”. O trabalho constou, além da Palestra, de trabalho em Grupo, canto, oração e compartilhar.  

 Momento de Oração
A parte da noite esteve reservada para noite de talentos e brincadeiras, seguido da Celebração da Noite que esteve a cargo da Pa. Sonja Hendrich, que trabalhou a Árvore da Páscoa e os símbolos Pascais.

 Secretária da OASE Isoldi Fuchs
O 2º dia do encontro esteve reservado para a continuação da Palestra e também para os assuntos da Tesoureira, Senhora Loena Hoffstaedter. Foram tratados os assuntos de dízimo, agenda, materiais de cultos e os assuntos relacionados à OASE Sinodal. A meditação do 2º dia esteve a cargo da Secretária da OASE, Senhora Isolde Fuchs de Ernestina.

 Tesoureira da OASE Loena Hoffstaedter
No encerramento do Encontro o Pastor Sinodal João Willig dirigiu palavras de ânimo pelo trabalho na OASE, orou e terminou coma bênção e envio.

 Coordenadoras da OASE

sexta-feira, 23 de março de 2012

CONVITE DE ORDENAÇÃO - Neusa Butzlaff

PARÓQUIA EVANGÉLICA DE MARCELINO RAMOS – IECLB
Sínodo Uruguai
Rua Reinoldo Auler, S/N – Cx. Postal 02 – CEP: 99800-000
Fone: (54)3372-1425

CONVITE DE ORDENAÇÃO



É com muita alegria e gratidão que convido vocês para participarem do meu ato de Ordenação ao Ministério Pastoral, o qual acontecerá em culto no dia 22 de abril do corrente ano, às 9h30min, na Comunidade Evangélica de Marcelino Ramos. O culto será presidido pelo 1° Pastor Vice-Presidente da IECLB, Carlos Augusto Möller. A presença de vocês me deixará muito feliz!

Neusa Butzlaff.

Convite para Ordenação da Pastora Daniela Lamb

segunda-feira, 19 de março de 2012

NOTA DE FALECIMENTO





                 “... Se fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”
                                                                                       (Apocalipse 2. 10b)


   
                  O Sínodo Nordeste Gaucho, com pesar, comunica o falecimento do Pastor emérito Alcides Jucksch ocorrido às 16h desta segunda-feira dia 19 de março no Hospital Santa Terezinha em Gramado. Com a graça de Deus, nosso querido Pastor Jucksch alcançou a idade de 99 anos e sete meses. O velório está sendo realizado no Templo da IECLB de Gramado, Igreja Apóstolo Paulo. A cerimônia de despedida será amanhã, dia 20 de março, terça-feira às 16h. O Pastor emérito Alcides Jucksch foi casado com Martha Jucksch, falecida em Janeiro de 2008. O casal teve 4 filhas, uma filha falecida.

                    Solidarizamo-nos com a família enlutada, 3 filhas, 3 genros, 8 netos, 5 bisnetos, demais familiares. As palavras de Apocalipse 2. 10b, citadas acima querem nos lembrar da grande fidelidade e do imenso amor a palavra de Deus pregada, tantas vezes a tantas pessoas e em tantos lugares diferentes por este nosso irmão evangelista Pastor emérito Alcides Jucksch.




Altemir Labes
Pastor Sinodal



Nota de falecimento da Sra. Silma Becker Rossner

"Disse Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;
e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente." João 11.25

Na esperança da ressurreição comunicamos, com pesar, o falecimento da Sra. SILMA BECKER ROSSNER, viúva do P. Barnardo Daniel Rossner.

Silma será velada em Augusto Pestana e ali será sepultada.

A Frau Rossner deixa enlutados filhos, filhas, genro, noras, netos e demais parentes e amigos. Ela tem, entre outros o Filho Pastor Lauro Rossner e  a filha casada com o Pastor Orlando Schmidt.

Rogamos que a fé na ressurreição fundamente e fortaleça nossa esperança em meio à dor da despedida e da saudade. Trago a palavra encontrada no dia de hoje que se encontra nas Senhas Diárias: “JESUS, NOSSA esperança, em ti encontramos consolo com o qual Deus pode inundar a nossa vida e compreendemos que podemos entregar tudo em tuas mãos e confiar tudo a ti por intermédio da oração.”

Carta Pastoral - Presidência e Sinodais



CARTA PASTORAL

Reunidos em Curitiba nos dias 13 a 16 de março de 2012, a Presidência e os Pastores Sinodais da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB estudou o Tema do Ano, Comunidade Jovem – Igreja Viva. Inspirando-nos no Lema bíblico – Antes que eu te formasse no ventre, te conheci (Jr 1.5), e com o apoio de assessoria qualificada, buscamos entender quem é o jovem de hoje. Também ouvimos relatos positivos impactantes sobre comunidades da IECLB que experimentam comunhão viva, alegre e contagiante, com participação de todas as gerações.
Motivados pelo que ouvimos e compartilhamos nesse estudo, nós nos dirigimos às comunidades com uma mensagem de ânimo e de orientação pastoral.
Lembramos que, ao longo da história da IECLB, a ação organizada da juventude tem tido participação marcante no testemunho da nossa igreja. Reconhecemos que também hoje há uma diversidade de atividades com jovens na igreja. Além dos tradicionais grupos de juventude evangélica, há jovens envolvidos na educação cristã, nas equipes de música, no cuidado a idosos, na visitação a enfermos, na evangelização, no voluntariado, no envolvimento de movimentos ecológicos. A presença e a atuação jovem crescente e marcante ainda acontecem através dos pastorados escolares nas escolas da Rede Sinodal, além do trabalho nas escolas públicas, com atuação comprometida de professoras e professores. Portanto, há um protagonismo de jovens evangélico-luteranos que presenteia as nossas comunidades com criatividade, coragem e ousadia.
Não podemos desconhecer o enorme desafio que é para nossas comunidades o expressivo número de jovens que estão afastados da vida comunitária e expostos à realidade marcada pela violência, fenômeno que abrange todas as gerações. Ainda assim, o reconhecimento da participação ativa e do protagonismo jovem na história da nossa igreja é um convite às comunidades para que valorizem a presença jovem e seu potencial. É bem isso que se quer com o Tema do Ano de 2012. Esse Tema veio para fortalecer as experiências positivas da presença e ação de jovens. Busca-se presença ainda maior de jovens na vida comunitária, pois acreditamos que, ao entendermos o jovem e ao reconhecermos seu lugar e seu papel na missão de Deus, a vida em comunidade vai aproximar gerações. Fará com que comunidades se renovem constantemente. Promoverá a vivacidade característica dos jovens.
Dentre as inúmeras inciativas que poderão brotar à medida que o Tema do Ano for estudado nas comunidades, entendemos que duas são particularmente oportunas. Primeiro, recomendamos que as comunidades perguntem aos jovens como avaliam a vida comunitária, o lugar dos jovens; quais as suas sugestões em relação à igreja. Segundo, conclamamos todas as comunidades a assumirem o compromisso de facilitar a concretização de uma ação inovadora com jovens neste ano.
Diante da nossa tarefa primordial de conduzir pastoralmente nossa igreja, reafirmamos a confiança no potencial da geração jovem, bem como sua contribuição na edificação de comunidades jovens, formadoras de uma IECLB viva. Vamos valorizar a presença jovem nesta igreja, seu protagonismo, o despertamento da sua vocação, à semelhança de Jeremias, que, em seu contexto e em meios às suas perguntas existenciais, respondeu ao chamado de Deus.

Curitiba, 16 de março de 2012
Presidência e Pastores Sinodais da
IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

domingo, 18 de março de 2012

Nascimento de Emanuel Markus Martins

O Colega Luciano e a esposa Débora Miranda Martins compartilham com alegria o nascimento do 1º filho Emanuel Markus Martins.

O Emanuel nasceu hoje, 18 de março, às 10h06min, pesando 3,200 Kg e medindo 48 cm. O parto aconteceu no Hospital da UNIMED em Ijuí.


O Sínodo Planalto Rio-Grandense parabeniza a família e deseja as Bençãos de Deus.

PARABÉNS

Culto e festa na Comunidade de Serra do Pontão


No quarto domingo de quaresma, 18 de março, aconteceu o Culto festivo da Comunidade da Serra do Pontão. O dia esteve muito bonito. O calor dos últimos dias foi substituído por uma brisa agradável. A maravilhosa acácia, árvore que floresce sempre nessa época e que dá uma excelente sombra, dava boas vindas aos participantes do Culto.

A grandiosa festa foi realizada na Sociedade Comunitária do Distrito de Serra do Pontão, Município de Coqueiros do Sul. Muitas famílias da localidade se fizeram presente, bem como visitantes de Comunidades vizinhas. Com alegria esteve presente o Padre Lauro Castelli, Pároco da Paróquia Santo Antão de Pontão. 

A celebrante do Culto foi a Pastora Sonja Hendrich. Também participou o esposo, Pastor Sinodal João Willig. Na Comunidade de Serra de Pontão reside o Presidente da Paróquia Dimorvan Scarpin da Rocha. A oferta levantada no Culto festivo, que foi destinada pela Comunidade, teve como destino o Plano Missionário da Igreja, Campanha Vai e Vem. 
 Comunidade reunida I
  Comunidade reunida II
 Pastor João
 Celebrante Pa. Sonja
 Presidente da Paróquia Dimorvan e Pa. Sonja
 Sociedade Comunitária da Serra do Pontão

quinta-feira, 15 de março de 2012

Reunião da Presidência e Secretaria Geral da IECLB com Pastores Sinodais


Na quinta-feira 15 de março teve prosseguimento a Reunião da Presidência e Secretaria Geral da IECLB com os Pastores Sinodais. Essa reunião acontece no Sínodo Paranapanema, na cidade de Curitiba, no Lar Betânia.

O início das atividades deu-se com meditação baseada nas palavras das Senhas Diárias: “Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda palavra e em todo o conhecimento.” 1 Coríntios 1.5.  O Pastor Sinodal João Willig do Sínodo Planalto Rio-Grandense ressaltou que, Comunidade cristã que já não descobre motivo nenhum para agradecer a Deus, deixou de ser cristã. Houve momento de canto e oração. Também aconteceu um compartilhar de situações de enfermidade de Ministros e Ministras e por esses e essas a Presidência e Sinodais oraram e colocaram-se em humildade diante de Deus.

Após a meditação teve prosseguimento com os assuntos de trabalho. Na manhã da quinta-feira tratou-se do tema sustentabilidade. Esse assunto debatido na Reunião, será tema do próximo Concílio da Igreja que acontecerá esse ano em Chapecó, no Sínodo Uruguai, nos dias 17 a 21 de outubro. Na parte da tarde os/as participantes da reunião farão uma visita a FATEV onde participarão de um Culto.





quarta-feira, 14 de março de 2012

Reunião da Presidência e da Secretaria Geral da IECLB com os Pastores Sinodais – I


Tema do Ano


Não és tu somente, ó Senhor, nosso Deus, o que fazes isto? Portanto, em ti esperamos (Jeremias 14.22 – Senhas Diárias) foi o versículo que abriu a reunião da Presidência e da Secretaria Geral da IECLB com os Pastores Sinodais, realizada na Pousada Betânia, em Curitiba/PR, de 13 a 16 de março.

A palavra de Jeremias não somente abriu os trabalhos nesta terça-feira, mas acompanhou os presentes durante o dia todo, que foi dedicado a três palestras sobre o Tema do Ano 2012 (Comunidade jovem - Igreja viva) e o Lema que o acompanha (Antes que eu te formasse no ventre, te conheci - Jeremias 1.5a), que tiveram como objetivo contextualizar o Tema do Ano e abastecer os Pastores Sinodais com subsídios para a condução do Tema da Igreja durante o ano em suas Paróquias, Comunidades e Pontos de Pregação.

A primeira palestra foi proferida pelo P. Dr. Martin Norberto Dreher, que relatou a criação do Ponto de Pregação Campestre-Orpheu, em São Leopoldo/RS, há 12 anos. Reflexo de uma Comunidade jovem - Igreja viva, o Ponto de Pregação reúne características destacadas por alguns dos seus membros e levadas pelo P. Dreher ao grande público: faceta de Comunidade peregrina, liberdade, simplicidade, espontaneidade, comprometimento, transparência, participação, partilha e comunhão de doenças e alegrias, acolhimento, convivência, solidariedade, prática do Sacerdócio de todos os crentes, Pregador que conhece cada um dos presentes e os inclui na pregação, contextualizando a Palavra bíblica, espiritualidade ´pé no chão´, resgate das tradições, inclusão das pluralidades, culto como aula de Teologia, História e Ensinamento Bíblico.

 
A partir destas reflexões, o P. Dreher fez alguns apontamentos. O primeiro foi a definição de Igreja como ´comunhão dos santos´, conceito que vem sendo deixado de lado em nome da ´lógica do mercado´, que não busca a comunhão, mas a satisfação do cliente. “Na Campestre, redescobrimos a importância da communio, que nos é dada na pessoa de Jesus, a Palavra de Deus, e nas ofertas que ele nos faz. Salvação a gente experimenta no Jesus que oferece comunhão com ele, com o Pai e com o Espírito Santo”, explicou.

O segundo termo apresentado foi ´Deus crucificado´. “Em meio a Teologias que oferecem sucesso, o grupo pequeno da Campestre experimentou que vida de fé não é exclusivamente sucesso, mas alegria apesar do sofrimento”, compartilhou o P. Dreher e acrescentou “No centro do Evangelho, está o Cristo crucificado e ressurreto. Nele vemos para onde Deus olha (Mateus 25) e aprendemos a mudar a orientação do nosso olhar. Isso gera comunhão que expressa sinais do Reino. Comunidade é antecipação do Reino concretamente experimentada também na Eucaristia”.

A terceira reflexão foi sobre ´pregação do Evangelho´. Os cultos no Ponto de Pregação envolvem liturgia inclusiva, contextualização do texto bíblico, história dos membros, liberdade para fazer perguntas, oração, celebração eucarística e bênção.

O último tópico abordado foi ´tradição´. O Pastor Martin Dreher contou que o uso do talar e da liturgia são bem aceitos, colocando a todos em uma tradição de dois milênios de fé cristã. No conceito luterano, o Ministério é da Comunidade e é ela quem serve o mundo com Palavra e Sacramento.

Uma outra visão de Comunidade jovem-Igreja viva foi apesentada pelo P. Julio Cezar Adam, com ideias para pensar o envolvimento das juventudes na vida comunitária da Igreja. O estudo envolveu o levantamento de estatísticas relacionadas à juventude, a indicação das mudanças comportamentais ocorridas nas últimas décadas na sociedade, bem como a juventude como espelho retrovisor da sociedade, além de fruto, resultado, consequência e sintoma dessa sociedade e das suas mudanças, desencadeadas pelos adultos. Para o P. Julio Cezar, não existe mais uma ideia de juventude que abranja todos os grupos, configurações, identidades e protagonismos juvenis, mas a Igreja ainda lida com uma ideia de juventude e um modelo de trabalho com jovens que há tempos não corresponde mais à realidade do jovem e, no máximo, abrange apenas um grupo específico de jovem. Além disso, a educação na fé conta com um modelo de família, um modelo de sociedade e de juventude que há tempos já não existe. No entanto, existem ´portas de entrada´, como, por exemplo, o interesse dos jovens por temas ecológicos, relação entre trabalho e educação, inclusão digital e tecnológica, respeito às diferenças, luta pela paz e fim da violência, responsabilidade social, arte e cultura, justamente espaços que faltam na comunidade eclesial.

Após relatar as experiências na Pastoral Escolar da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) , uma escola da Rede Sinodal de Educação, o P. Julio Cezar relacionou alguns caminhos no trabalho com jovens na Igreja: evitar o preconceito de ´jovem como faixa etária problemática´ e a idealização da juventude como única geração protagonista, além de entender que a espiritualidade juvenil se articula, se expressa e se abastece em elementos da cultura pop juvenil, como música, cinema, moda, marcas corporais, comportamento e, ainda, ter consciência que a pauta jovem é ampla, mas não exclusiva deles (gravidez, drogas, moda e consumo, entre outros). É necessário escutar o jovem (um jovem que é ouvido saberá ouvir!). Nesse sentido, a realização de uma pesquisa para descobrir quem são os jovens, o que fazem, o que precisam, qual a sua espiritualidade e que experiência de Igreja têm seria um recurso valioso. Também é fundamental identificar o que a Igreja quer e espera do jovem.

O Pastor Sinodal do Sínodo Sudeste, P. Guilherme Lieven, encerrou o ciclo de debates e capacitação sobre o Tema proposto para 2012, reconhecendo a nossa distância de informações e conhecimentos sobre o ´mundo´ das juventudes e comunicando uma ansiedade por definições e propostas de Igreja e Comunidade para o jovens.

O Pastor Sinodal questionou se o Tema do Ano trata sobre um rejuvenescimento das Comunidades: A maior participação de jovens para garantir uma Igreja viva? Uma Igreja viva depende de uma hegemonia da participação dos jovens? Casais, homens e mulheres, ao viverem a sua fé em Comunidade, sem os jovens, matam a Igreja de Jesus Cristo? Qual a dimensão da Igreja viva que os jovens garantem? A Igreja viva pode ajudar os jovens ou os jovens que ajudarão a Igreja morta ressuscitar? Existe uma Igreja morta? e responde “A proposta do Tema 2012 é abrir espaço para os jovens, motivar a interação comunitária das atuais Comunidades com os jovens (também na família, no trabalho, na escola e nas ruas), como afirma o Pastor Presidente da IECLB na apresentação do Guia de Estudos do Tema do Ano. Essa proposta comunica que os jovens em Comunidade são uma Igreja viva. Melhor: os jovens, ao optarem pelos valores da Comunidade - Evangelho, comunhão, gratidão solidariedade e serviço - e vivê-los, desenvolvem a dimensão comunitária da fé e revelam uma Igreja viva. Nesse caso específico, devido ao perfil dos jovens, consequentemente, motiva o desenvolvimento da dimensão profética das Comunidades”.

O P. Guilherme compartilhou informações sobre as mudanças sociais e no comportamento da juventude nos últimos 20 anos, bem como as perspectivas (e a falta delas) para os jovens na sociedade contemporânea. Cresceu o envolvimento dos jovens em novos espaços, com outras dinâmicas, agora mais vulneráveis e menos controlados pela sociedade. Chegaram as redes sociais, os relacionamentos virtuais - geralmente desprovidos de regras, padrões, limites e exigências. Paralelamente, há espaços ocupados pelos jovens e que sinalizam um horizonte: esportes, música, arte, educação e espiritualidade.

“A vocação da juventude é a esperança, a construção da esperança. Por meio do comportamento, das opções, dos ideais, das aptidões e da criatividade, a juventude vive e anuncia esperanças. A juventude tem o dom de desenhar traços que revelam realidades novas”, ressaltou o P. Guilherme, que finalizou a sua explanação afirmando que cabe ao Tema do Ano despertar a necessidade da construção de redes e da articulação de forças no meio plural e religioso, que cria identidade, conteúdos de fé, vivências comunitárias e interações com a sociedade de forma convergente, ou seja, cultivar a consciência do valor daquilo que já conhecemos e vivemos, porém aberto ao novo e ao processo de resignificação de conteúdos e valores e com um novo processo de ajuda, cuidado, vivência de fé e comunhão uns com os outros e com Deus.

Ainda no assunto Tema do Ano, o encontro do dia 13 de março encerrou com a apresentação do Tema e Lema do Ano para 2013, elaborado a partir das propostas feitas pelos Pastores Sinodais na reunião de setembro do ano passado com a Presidência da Igreja. Na ocasião, foi formado um Grupo de Trabalho composto por dois Pastores Sinodais, a Presidência da Igreja e a Secretaria de Formação para acolher e analisar as sugestões feitas no encontro. O resultado dos encaminhamentos foi compartilhado com os Pastores Sinodais, que ficaram muito satisfeitos com o enfoque escolhido para 2013, bem como com as diversas possibilidades de articular o novo Tema do Ano e com os possíveis resultados para a IECLB, para os seus membros e para o cumprimento da missão de Deus. 



terça-feira, 13 de março de 2012

Dia Mundial de Oração na Comunidade São João IECLB de Getúlio Vargas

Bênção e envio

No último dia 03 de março aconteceu o Culto do Dia Mundial de Oração na Comunidade São João – IECLB – em Getúlio Vargas.

As senhoras da OASE dramatizaram o texto bíblico de Lucas 18.1-8, participaram da liturgia e da bênção e envio.
No final do Culto as famílias receberam uma lembrança feita em cartolina pela presidente da OASE. Essa lembrança consistia de duas mãos em oração e o versículo do Evangelho de Lucas, agradecendo a presença das famílias no culto.

Com alegria o Culto teve a presença das crianças do Culto Infantil, que alegraram e celebraram junto com a OASE de Getúlio Vargas.




Matéria e fotos enviadas pela Pa. Jaqueline Michel Piazza

Encontro das Famílias em Getúlio Vargas



No domingo do dia 04/03, a Igreja IECLB de Getúlio Vargas realizou no pátio da comunidade São João o Encontro das Famílias para as Crianças e Jovens do Ensino Confirmatório. O encontro teve início às 12:00h com as boas-vindas e momento de oração com a Pastora Jaqueline Michel Piazza, alegres cantos e almoço comunitário. Após a refeição, todos se reuniram no salão da comunidade para participar da gincana bíblica com base na história de José (Gênesis 37-50). 

Sentados ao redor de um grande círculo, pais e filhos ouviram atentamente a história de José, narrada pela
orientadora Karine, aonde puderam acompanhar através de gravuras essa maravilhosa história. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos (por família) e participaram de uma gincana composta de várias
provas, todas relacionadas com a história de José. Alguns dos desafios da gincana foram: - montar um feixe de trigo com a mesma quantidade de irmãos de José; - carrinho de mão: os pais levaram um filho como um carrinho de mão, pelos pés, até chegarem ao “Egito”, na representação do tempo escravo de José;  - filhos guiaram os pais (de olhos vendados) para acertar a localização do trigo no cartaz;  corrida no saco, saindo de um determinado ponto em direção as placas com o nome de Canaã;  - poço de argila: pais e filhos uniram as suas mãos para construir um poço, na representação do poço em que José foi jogado pelos irmãos;  - prova da partilha do pão: dividir uma fatia de pão em 75 pedaços;  - desenho dos sonhos de José: pais e filhos desenharam um dos sonhos descritos na história, dentre outras atividades recreativas.

De maneira lúdica e alegre as famílias puderam aprender juntas, e assim fortalecer os laços familiares e de fé.
As atividades foram organizadas pelas orientadoras Stefani Botke, Karine dos Reis, Sara Cristina Klitzke e Elite Hirt.

Este encontro marcou o início das atividades da Igreja, que tem como tema de 2012 “Comunidade Jovem – Igreja Viva”.

Palavra da pastora: A família é a base para a formação do ser humano. A Bíblia apresenta-nos a história de várias famílias, que tiveram momentos distintos, com muitas bênçãos e também suas dificuldades. Quando escolhemos a família de José para preparar o passa dia, lembramos da família contemporânea, do jovem e seu relacionamento com Deus, família e sociedade que o cerca. Todos nós procuramos dar a melhor educação para nossos filhos, passando os princípios cristãos. O jovem adolescente tem curiosidade sobre a palavra de Deus, entretanto é necessário que sua família o estimule e apóie a participação nos espaços que são oferecidos em sua comunidade de fé. A vida de José é exemplo para a família, um jovem que foi obediente a Deus ,sofreu injustiças, foi escravo foi preso injustamente,  entretanto mesmo em tais circunstâncias não perdeu a fé em Deus. A confiança em Deus lhe trouxe solução para todos seus problemas.

O dia em família em nossa comunidade foi especial para todos que participaram , agradecemos a Deus pelo dia abençoado, aos pais que trouxeram seus filhos, as professoras e ao presidente da comunidade  pelo apoio  ao trabalho com jovens.  






Fotos e Matéria enviadas pela Pa. Jaqueline Michel Piazza
       

segunda-feira, 12 de março de 2012

Paróquia Boa Nova de Panambi – 10 anos


No domingo 11 de março a Paróquia Boa Nova celebrou 10 anos de existência de atividade na zona norte de Panambi. Esse dia festivo, de grande emoção, reuniu membros das 07 Comunidades afiliadas a Paróquia, no Dia da Integração Paroquial.

O Culto foi celebrado pelos Pastores Danilo Starosky e Pastor Sinodal João Willig. Houve também a participação do Coral Boa Nova da Comunidade Martim Lutero, Grupo de Canto Cantares, Coral Essência da Vida da Comunidade Bom Pastor e Coral Os Mensageiros da Linha Brasil.

A Presidente da Paróquia Ângela Wendland, em nome da Paróquia, saudou o Pregador Leigo Ildo Beuter, que atua desde 2002, com visitas, Culto leigo e acompanhamento aos Grupos. Também os Presbitérios que atuaram na Paróquia foram homenageados. Bem como a Presidente relatou sobre o andamento da implantação do 2º Pastorado que terá a sede na Comunidade Bom Pastor. 

O Presidente da Comunidade Martim Lutero Liberto Pretzel, saudou aos visitantes, agradeceu pela presença de todos e lembrou que no mês de maio será feita a dedicação do novo espaço da Comunidade (Salão Comunitário, local onde foi realizado o almoço do Dia da Integração Paroquial).