sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O Natal na Paróquia Planalto Médio




“A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade. E nós vimos a revelação da sua natureza divina, natureza que ele recebeu como Filho único do Pai” (Jo 1.14).

A partir destas palavras do evangelista João as comunidades da Paróquia Evangélica do Planalto Médio celebraram o Natal de nosso Senhor Jesus. A mensagem dos cultos de Natal na Paróquia baseou-se no prólogo de João (Jo 1.1-14). O evangelista nos diz que a Palavra de Deus, que é a fonte da vida, veio e se tornou um ser humano: Jesus. Deus visitou a humanidade em seu Filho para nos dar amor, para ser a luz verdadeira em meio à escuridão de nossas vidas.
Jesus, aquele que vem para trazer a luz do amor, nasce na noite escura. Porque é na escuridão que a luz do mundo quer brilhar. O nascimento de Jesus, o natal que ocorre à noite, já anuncia que ele vem para todos e todas nós que precisamos de luz. Cristo nasce em meio à noite escura para ser luz na vida de todas as pessoas que creem nele.
Quando recebemos o menino que quer nascer em nosso coração, haja lá escuridão ou luz, somos chamados de filhos e filhas de Deus. Todo o amor que Deus teve por seu filho Jesus nós também herdamos e recebemos de Deus.
“Natal é tempo de Deus envolto em fraldas. É tempo de sermos envolvidos. Tempo de nos colocarmos em pé. Em movimento. A caminho do amor sem fronteiras. Esse é o Espírito que nos reúne. Que nos torna comunidade. É esse Espírito que abre a nossa boca e de mudos nos transforma em coro que canta, que louva, que anuncia: Deus nasceu. Deus nos trouxe a paz” (trecho da liturgia).
A liturgia e a pregação estavam a encargo da Pa. Sonja Hendrich e Ministra Candidata Beatriz Haacke. Celebramos a Ceia do Senhor, lembrando que a criança deitada na manjedoura viveu, morreu e ressuscitou em favor de nós.
Ao cantar o hino “Noite Feliz” a luz de velas, recordamos da mensagem da Coroa de Advento, que se concretiza no Natal: a chegada da luz verdadeira ao mundo. Porém, ela se completa na volta de Cristo, com a plenitude do Reino de Deus. Aí o mundo inteiro viverá sob esta luz e não haverá mais escuridão.
Na comunidade de Coqueiros do Sul, o grupo de jovens, juntamente com as crianças do culto infantil, participou do culto trazendo a apresentação de uma peça natalina. A peça nos fez refletir sobre a importância e o valor de celebrar o Natal em comunidade, pois é para ser e viver comunidade de seus filhos e filhas que Deus vem ao mundo e nos chama.
No Natal, nos lembramos de que Deus continua criando e recriando através de sua Palavra Viva. Ao celebramos mais uma vez o nascimento de Jesus, recordamos que Deus quer criar em nós uma nova possibilidade. A possibilidade de viver sob a sua luz. Assim, já deixamos os nossos votos de que o ano de 2013 seja iluminado por esta luz divina, que nos impulsiona a ser, participar e testemunhar na obra de Deus.








Candidata ao Ministério Pastoral Beatriz Regina Haacke

Nenhum comentário:

Postar um comentário