quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Mensagem de Natal



Estimados Irmãos/ãs!

Natal tem a ver com nascimento: A minha cidade natal é a cidade onde eu nasci. Nascimento nos lembra criança. E o nascimento de uma criança é uma coisa fantástica. Ela fica encolhidinha na barriga da mãe e quando está na hora, sai do aperto, respira o primeiro ar pelos pulmões e dá aquele primeiro choro, aquele grito de vida!

            No livro de Gênesis, quando o ser humano foi criado, Deus “lhe soprou nas narinas o fôlego de vida”. Deu- lhe a respiração, que é uma coisa maravilhosa. Tente parar de respirar. Vamos sentir nossa respiração! O que acontece quando tapamos o nariz? O que acontece quando estamos com gripe, com o narizinho entupido?

            Natal tem a ver com nascer, com receber esse primeiro ar da vida nos pulmões. Isso me faz lembrar de uma passagem em que Jesus diz a Nicodemos: Você tem que nascer de novo: Ler João 3.1-8.

            Nicodemos, mesmo sendo um grande homem entre os judeus, um professor da lei não entende as coisas simples que Jesus fala. Seu nariz está tapado para receber o sopro do Espírito. Ouvidos fechados. Nariz congestionado. Coração endurecido.

            Nascer de novo é deixar que o Cristo de Belém nasça em nossos corações. E isso faz diferença em nossas vidas. O encontro com Cristo não deixou o Nicodemos do mesmo jeito que era antes. O encontro com o Menino Jesus em Belém não deixou que os pastores voltassem do mesmo modo aos campos. Lucas diz que eles voltam “glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham ouvido e visto”(Lc 2.20). Os magos do Oriente, depois que adoram o Menino e dão seus presentes, certamente voltaram diferentes para sua terra. Eles atenderam à voz de Deus e voltaram por um outro caminho, para não se  encontrar mais com o malvado rei Herodes.

            Queridos/as! O encontro com Jesus, lá na estrebaria, marcou pessoas que se transformam de pessoas indiferentes em pessoas despertadas, acordadas, ativas em palavra e ação. E nós hoje? O que está nos faltando para sermos assim?
            Cada vez mais temos deixado de nos encontrar com o menino Jesus. Cada vez mais temos tentado fazer com que Jesus espere um pouco mais pra nascer. Nós seres humanos temos colocados muitas prioridades em nossa vida, as quais Jesus não esta incluso. Primeiro vem o meu bem estar depois o resto. Só que não estamos conseguindo enxergar que o nosso bem estar só vem a partir do nosso encontro com o menino Jesus. Somente ele é capaz de nos dar uma vida boa e renovada.

            Por isso meu irmão/ã, nascer de novo é deixar que o Espírito de Deus sopre forte em nossas narinas para desentupi-las de todo o egoísmo, da competição com outro, de toda indiferença, da descrença, de todo orgulho e mania de grandeza. Aos que têm pulmões fracos e cansados pelas lutas da vida, nascer de novo é deixar que o novo ar do Espírito nos fortaleça.

Como comunidades cristãs, neste ano tivemos perdas, pessoas faleceram, outras adoeceram, outros se desiludiram. Muitos se afastaram ainda mais da comunhão fraterna. Alguns se afastaram dos cultos e reuniões. Outros, em número cada vez maior, se afastaram de seu compromisso de contribuir financeiramente. Alguns por necessidade mesmo. Alguns procuram sempre um lado negativo, uma falha, para poderem criticar a Comunidade, Diretoria ou o Pastor. Só consigo ver essas manifestações como sinais de vida velha onde ainda falta o autêntico encontro com o Senhor do Natal. Jesus nos adverte, como advertiu Nicodemos: “Por isso não se admire de eu dizer que todos vocês precisam nascer de novo.“ Jo 3. 7.

            Os meus desejos para 2013 é que o Espírito de Deus possa continuar soprando - e ele continuará, sem dúvida, pois Deus é fiel; que mais pessoas se abram de fato ao sopro de Deus, que nasçam de novo, que se engajem ativamente em uma comunidade. E assim, acolhendo o Menino Jesus em nossos corações teremos um novo ano com paz e bênçãos. Que Deus nos ajude neste sentido.

FELIZ NATAL A TODOS!

Pai Nosso de Natal
Pai nosso,
que desceu dos céus e se encarnou no pequenino.
Santificado seja o teu nome, Jesus.
Venha o teu reino, a partir da  pobre gruta de Belém.
Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia, dá a todos
Perdoa nossa incredulidade no natal comercial,
Assim como perdoamos
a quem ofendemos durante o ano que passou
E não nos deixes cair na tentação da festa pela festa
Mas livra-nos do mal, aproxima-nos do pequenino.
Pois teu é o Reino, o Poder, e a Glória para sempre. Amém          
(Autor: Louis Marcelo Illensser)

Pastora Daniela Lamb
Paróquia de Xingu

2 comentários:

  1. Mensagem muito boa! Que este seja o espírito do nosso Natal: de acolhermos o sopro da nova vida e recebermos a Jesus.
    Valeu, Pa. Daniela!

    ResponderExcluir
  2. Verdade, a meditação é muito boa. Agradeço a oportunidade de ler as meditações das pessoas da minha Igreja. Tem sido leitura pessoal e também compartilho com minhas amigas.

    ResponderExcluir