terça-feira, 7 de agosto de 2012

Reitor da Faculdades EST integra Comissão Estadual da Verdade

P. Dr. Oneide Bobsin

Convite foi feito pelo governador do Estado, Tarso Genro

O reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Oneide Bobsin, foi nomeado integrante da Comissão Estadual da Verdade pelo governador Tarso Genro em solenidade realizada nesta segunda-feira, 6, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini.
Integram a comissão, ao lado de Bobsin, o defensor público Carlos Frederico Guazzelli, a historiadora e cientista política Celi Pinto, o procurador do Estado aposentado Jacques Alfonsin, e o ex-desembargador Aramis Nassif.
Doutor em Ciências da Religião pela PUC/São Paulo, Bobsin disse que à comissão não cabe fazer julgamento, pois isso é tarefa da justiça, mas sim transparecer as violações de direitos humanos registradas no Rio Grande do Sul durante a ditadura militar (1964-1985). “A busca pela verdade não é apenas tarefa de historiadores, mas de todas as pessoas que fazem valer os preceitos da verdade e da liberdade”.
Ao convidar o reitor da EST para integrar a comissão, que terá duração de 20 meses e prestará auxílio à Comissão Nacional da Verdade, Tarso Genro destacou que um professor de teologia cumpre os requisitos fundamentais requeridos para o trabalho de projetar luz aos acontecimentos reportados durante o período de repressão.
Segundo Bobsin, os textos sagrados da tradição judaica e cristã indicam que tudo aquilo que está oculto precisa ser revelado e que a verdade é um elemento libertador, conforme João 8,32.
A presença do presidente da IECLB ao ato de nomeação, P. Dr. Nestor Paulo Friedrich, do seu assessor teológico, P. Dr. Romeu Martini, e do presidente do Conselho de Administração da EST, Sr. Hilmar Kannenberg, demonstraram o apoio institucional à causa da transparência e da justiça. “Há muitos familiares que choram o desaparecimento de seus filhos e outros tantos trabalham a dor da humilhação causada pela violência ainda encoberta”, afirmou Bobsin.
Os cinco integrantes da comissão não serão remunerados e poderão utilizar as instalações do Palácio Piratini para realização dos seus trabalhos.
Jornalista responsável: Micael Vier Behs


Nenhum comentário:

Postar um comentário