Presidente e Junta Diretoria do CLAI são Investidos na VI Assembleia
Pastor 1º Vice_Presidente da IECLB e Bispo Murray |
Após a Meditação, Celebração da Ceia e Estudo Bíblico, aconteceram as últimas eleições. Também foram apresentadas varias manifestações da Pastoral da Mulher, Justiça e Gênero, dos Organismos Fraternos e também foi aprovada a Carta Pastoral de La Habana, que foi lida no momento do Culto de encerramento da VI Assembleia Geral do CLAI. As 5 Regiões também afinaram os aportes para a continuidade dos trabalhos e pastorais regionais. A IECLB também manifestou seu compromisso com o Ecumenismo. O Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB, Pastor Carlos Moeller, em nome da Presidência e de toda IECLB, deixou uma palavra de agradecimento à Diretoria do CLAI, ressaltou a boa condução da Assembleia e o desprendimento do Presidente do CLAI, Bispo Julio Murray, em trabalhar e estar sempre próximo das Igrejas. O Pastor ressaltou o entendimento Diretoria e Secretário Geral, Pastor Nilton Giese, e, em nome da IECLB, presenteou ao Bispo Murray, expressando o carinho, reconhecimento e amizade.
A última sessão aconteceu às 20h00min do sábado, 25 de maio de 2013. Neste momento aconteceu o Culto de Encerramento, coordenado pela Equipe de Liturgia e pregação a cargo da Reverenda Dra. Ofélia Ortega. Antes de iniciar a pregação, a Pastoral da Mulher, Justiça e Gênero, fez um significativo reconhecimento à Reverenda Dra. Ofélia. As mulheres do CLAI sentem-se representadas pela Reverenda Ofélia, e, ela representa também a todas as demais mulheres que, nas Igrejas e Organismos Ecumênicos, deixaram marcas no decorrer da história. As mulheres veem na Reverenda uma mulher que serve de referência para, cada dia mais, empoderar-se dentro do caminho ecumênico. Ela que é reconhecida, no mundo ecumênico pela sua luta em favor dos Direitos Humanos, ministra classes de Ética e Teologia e Gênero no Seminário Evangélico de Teologia de Matanzas/Cuba. A Reverenda Ofélia também é a Presidente do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) para América Latina. A pregação deu ênfase no amor, justiça e humildade. Ela firmou que o povo de Deus precisa "Ir às raízes dos problemas sociais, a partir da própria raiz da nossa espiritualidade, é o fundamento último da espiritualidade para um outro mundo possível. Daí que precisamos de uma Igreja de misericórdia, de uma Igreja mais cristã e mais humana, uma Igreja samaritana", disse.
Após a pregação, o Secretário Geral do CLAI, Pastor Nilton Giese, leu a Carta Pastoral de Havana que alude a temas pontuais urgentes. O texto reporta-se à necessidade do desenvolvimento de Estados laicos na região, além do fortalecimento da liberdade de culto. Soma-se a isso a necessidade de orar pelo aprofundamento do processo democrático venezuelano e o apoio à autodeterminação do povo de Porto Rico. A Carta destaca, ainda, o bloqueio econômico imposto a Cuba e denuncia a tortura de prisioneiros encarcerados na Base Naval de Guantánamo, entre tantos outras situações que vivemos na América Latina e Caribe.
O Bispo Murray, deu por Investida a nova Junta Diretiva do CLAI. Sobre o Presidente Eleito e Investido, Pastor Felipe Adolf, e sobre cada um/uma dos/das integrantes, foram colocadas uma estola, simbolizando o compromisso com a Palavra de Deus. O Bispo Murray, salientou que "o Espírito Santo guie a nova Junta Diretiva, para que sempre deem testemunho da construção do Reino de Deus no meio de nós, estarei orando por cada pessoa, confiando que o Senhor os acompanhará."
Como momento final da celebração, o Bispo Julio Murray, invocou a bênção sobre a Junta Diretiva investida e sobre os/as participantes da VI Assembleia Geral do CLAI, dando por encerrada a mesma.
Mesa da comunhão |
Pastor Nilton Giese e Bispo Julio Murray |
Junta Diretiva do CLAI sendo Investida |
Nenhum comentário:
Postar um comentário