sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O Natal na Paróquia Planalto Médio




“A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade. E nós vimos a revelação da sua natureza divina, natureza que ele recebeu como Filho único do Pai” (Jo 1.14).

A partir destas palavras do evangelista João as comunidades da Paróquia Evangélica do Planalto Médio celebraram o Natal de nosso Senhor Jesus. A mensagem dos cultos de Natal na Paróquia baseou-se no prólogo de João (Jo 1.1-14). O evangelista nos diz que a Palavra de Deus, que é a fonte da vida, veio e se tornou um ser humano: Jesus. Deus visitou a humanidade em seu Filho para nos dar amor, para ser a luz verdadeira em meio à escuridão de nossas vidas.
Jesus, aquele que vem para trazer a luz do amor, nasce na noite escura. Porque é na escuridão que a luz do mundo quer brilhar. O nascimento de Jesus, o natal que ocorre à noite, já anuncia que ele vem para todos e todas nós que precisamos de luz. Cristo nasce em meio à noite escura para ser luz na vida de todas as pessoas que creem nele.
Quando recebemos o menino que quer nascer em nosso coração, haja lá escuridão ou luz, somos chamados de filhos e filhas de Deus. Todo o amor que Deus teve por seu filho Jesus nós também herdamos e recebemos de Deus.
“Natal é tempo de Deus envolto em fraldas. É tempo de sermos envolvidos. Tempo de nos colocarmos em pé. Em movimento. A caminho do amor sem fronteiras. Esse é o Espírito que nos reúne. Que nos torna comunidade. É esse Espírito que abre a nossa boca e de mudos nos transforma em coro que canta, que louva, que anuncia: Deus nasceu. Deus nos trouxe a paz” (trecho da liturgia).
A liturgia e a pregação estavam a encargo da Pa. Sonja Hendrich e Ministra Candidata Beatriz Haacke. Celebramos a Ceia do Senhor, lembrando que a criança deitada na manjedoura viveu, morreu e ressuscitou em favor de nós.
Ao cantar o hino “Noite Feliz” a luz de velas, recordamos da mensagem da Coroa de Advento, que se concretiza no Natal: a chegada da luz verdadeira ao mundo. Porém, ela se completa na volta de Cristo, com a plenitude do Reino de Deus. Aí o mundo inteiro viverá sob esta luz e não haverá mais escuridão.
Na comunidade de Coqueiros do Sul, o grupo de jovens, juntamente com as crianças do culto infantil, participou do culto trazendo a apresentação de uma peça natalina. A peça nos fez refletir sobre a importância e o valor de celebrar o Natal em comunidade, pois é para ser e viver comunidade de seus filhos e filhas que Deus vem ao mundo e nos chama.
No Natal, nos lembramos de que Deus continua criando e recriando através de sua Palavra Viva. Ao celebramos mais uma vez o nascimento de Jesus, recordamos que Deus quer criar em nós uma nova possibilidade. A possibilidade de viver sob a sua luz. Assim, já deixamos os nossos votos de que o ano de 2013 seja iluminado por esta luz divina, que nos impulsiona a ser, participar e testemunhar na obra de Deus.








Candidata ao Ministério Pastoral Beatriz Regina Haacke

A missão de Jesus é a Nossa Missão



Saudamos a todos com as palavras do evangelista Lucas, capítulo 2, versos 11, onde diz: “Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês – o Messias, o Senhor!”
Dias atrás comemoramos o Natal. Foram celebrações em comunidades, encontros de famílias, trocas de presentes e muitas mensagens. Lembramos o nascimento do menino Jesus. Desde pequenino, foi enviado por Deus. Mas mesmo pequeno trazia consigo um grande poder. O rei Herodes sentia-se ameaçado pelo poder do Filho de Deus, pelo poder do único Rei.
Jesus veio para ser Rei da Verdade, da Justiça, da Paz e da Salvação. Ele não usou o poder para ferir, matar, destruir, acumular dinheiro e bens. Ele usou o poder para o bem: para curar, para aliviar o sofrimento, para consolar, para libertar e salvar. Ele veio para trazer vida abundante. Ele veio para trazer luz ao mundo que andava na escuridão, conduzir as pessoas para o caminho certo, para nos religar com Deus, para ser nosso Senhor e Salvador.
No Natal agradecemos por Jesus ter nascido em Belém. Agradecemos a Deus por este presente maravilhoso que Ele nos dá. Neste Natal queremos lembrar que Ele quer nascer e crescer na gente também.
Assim como Jesus, nós nascemos pequeninos. Deus nos aceitou como seus filhos no Batismo. Com o nosso testemunho do Senhor também deixamos de ser inofensivos e passamos a ter poder. Poder que assusta as autoridades do nosso tempo que não trabalham a serviço de Deus. O nosso desafio neste novo ano é viver comunidade louvando sempre o nome do senhor nosso Deus, estaremos semeando a verdade, a paz e o amor.
Cada um de nós tem forças. Se juntarmos seremos fortes e poderosos. Mas precisamos ter cuidado de como usaremos esta força! Jesus usou o seu poder para o bem, e nos convida a fazer o mesmo. Ele ajudou pobres e doentes, e nos convida a fazer o mesmo. Ele usou o seu poder para consolar, e nos convida a fazer o mesmo. Ele usou o seu poder para aliviar o sofrimento, e nos convida a fazer o mesmo. Ele usou o seu poder para libertar, e nos convida a fazer o mesmo. Ele usou o seu poder para salvar, e nos convida a conduzir pessoas para Ele!
Sem dúvida, se cada qual fizer sua parte, o mundo será melhor. É o menino Jesus querendo nascer em nossos corações. Tenham um feliz ano novo repletos da presença de Deus. Amém.
                                                                                                           
P. Claudio Luiz De Marchi

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Cartão de Natal do Ernâni Luís



Desejamos a todos/as um abençoado Natal

Ernani Luís
Palestrante e Cantor religioso da IECLB
Professor da SETREM - Três de Maio - RS
Especialista em Educação e Saberes Docentes
Mestre em Teologia  pela EST - São Leopoldo - RS

Mensagem de Natal da Pa. Claudete Beise Ulrich

Naquela noite, algo novo aconteceu,
A roseira brotou e a terra se encheu
de Esperança...

Da cepa brotou a rama,
da rama brotou a flor,
da flor brotou Maria,
de Maria a Salvação...
(adap. Reginaldo Veloso)

Neste ano de 2012,
uma das experiências mais bonitas
na minha vida de teóloga
foi descobrir que a famosa rosa de Lutero,
provavelmente,
nasceu a partir da inspiração da rosa de Maria,
que se encontra na Igreja
do antigo convento agostiniano na cidade de Erfurt.

Redescobrir a influência da teologia de
Maria na vida de Lutero,
reforçou em mim a força
libertadora de uma teologia dialogal,
interdisciplinar, feminista, propositiva
para nossa vida,
para nosso continente
brasileiro, latino-americano,
onde o feminicidio,
a homofobia …
e a matança de tantos inocentes...
clamam por justiça.

Por isto, em 2013
reafirmo a certeza de que
um outro mundo é possível,
que a boniteza de nosso viver,
está no respeito
às diferenças em nossas
singularidades...
numa vivência integral
com a mãe natureza.

Feliz Natal! Que a Rosa possa florescer em seu coração!
Feliz 2013, com Esperança de dias melhores,
desejos de uma vida boa para todos e todas nós...
e para o nosso povo.

Abraços

Claudete Beise Ulrich
Hamburgo, Natal 2012.
Rosa de Lutero no Jardim da Comunidade de Porto União
 

domingo, 23 de dezembro de 2012

Expectativa do ADVENTO!

Advento: tempo de renovar nosso SIM para o Deus-Menino.

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; " Isaías 9.6

sábado, 22 de dezembro de 2012

Mensagem de Natal do Sínodo Planalto Rio-Grandense



Neste Natal... “O Natal começa no coração de Deus. Mas só estará completo quando alcançar o coração do ser humano”          
   Eu desejo que a paz e a harmonia encontre morada em todos corações.
  Que a esperança seja um sentimento constante em cada ser que habita este planeta.
  Desejo que o amor e a amizade prevaleçam acima de todas as coisas materiais.
  Que as tristezas ou mágoas sejam banidas dos corações, dando lugar apenas ao carinho.
   Que a dor do amor, encontre o remédio em outro amor.
   Que a dor física seja amenizada e que Deus esteja ao lado de todos e todas, dando muita força, fé.
  Que a solidão seja extinta e no seu lugar se instale a amizade verdadeira e o companheirismo.
  Que as pessoas procurem olhar mais a sua volta e não tanto para si mesmas.
  Que a humildade e o respeito residam na alma e no nosso coração.
 “Que saibamos amar e respeitar o próximo como a nós mesmos”.
   Desejamos também que nosso pedido se realize não só neste NATAL, mas em todos os  dias de nossas vidas.
   Desejamos a você:
   UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DE REALIZAÇÕES.
                  

  
Mensagem enviada pela Secretária  Executiva Angela Beatriz Schmitz



  Sínodo Planalto Rio-Grandense - IECLB
   Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil