quinta-feira, 18 de junho de 2015

JE IECLB presente nos 25 anos do E.C.A!

Agente ativo no Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes!

VII CONFERENCIA MUNICIPAL COM TSUNAMY
Realizou-se no dia 03 de junho de 2015, na Câmara de Vereadores de Ibirubá, RS, a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, tendo como tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. A Juventude Evangélica Ibirubá – TSUMANY foi, por intermédio da Prefeitura Municipal de Ibirubá e suas Secretarias, solicitada a participar desse evento histórico e transformador. Dando início aos trabalhos, tendo como palestrante Dra. Ana Carolina Spengler Stadtlober do Ministério Público de Ibirubá, se destacou os 25 anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que dispõe da proteção integral à criança e ao adolescente.
  Segundo a Dra. Ana, o ECA foi oriundo de uma necessidade muito premente em nossa Sociedade. A Sociedade Civil não possuía mecanismos suficientemente satisfatórios para contemplar as situações inerentes às questões relacionadas a crianças e adolescentes. A partir do ECA houve todo um trabalho de melhoria e adequação das Leis vigentes para, de modo bem pedagógico, tornar o jovem de fato inserido na Sociedade. Isso fez com que o jovem e a criança se tornassem agentes protagonistas do seu tempo. Mas também trouxe a constatação que os jovens necessitam de uma gama muito abrangente de subsídios e direitos para serem compreendidos no seu crescimento social. O ECA é uma ferramenta de auxílio para a transformação da Sociedade. Muitas coisas boas aconteceram ao longo desses 25 anos, mas muito ainda está por ser feito. “Cabe a essa geração dar continuidade a esse Projeto de Vida e Dignidade Humana, com ideias e participação ativa”, destacou a Dra Ana.
  Após a palestra foram formados cinco grupos divididos em Eixos para discutir, levantar necessidades e elaborar propostas. Os Eixos:Eixo 1: Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; Eixo 2: Proteção e Defesa dos Direitos; Eixo 3: Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; Eixo 4: Controle Social da Efetivação dos Direitos; Eixo 5: Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Em seguida, as necessidades constatadas e propostas foram apresentadas ao grande grupo e serão levadas a Conferência Estadual que acontecerá dos dias 12, 13 e 14 de agosto deste mesmo ano em Porto Alegre.
  Aconteceu também a escolha dos Delegados que irão representar o Município no Estado. Tendo sido eleita, como uma das Delegadas a jovem Myrela Trein, integrante da JE Ibirubá TSUNAMY – IECLB, do Sínodo Planalto Rio-Grandense. Convém destacar que este cargo, ao qual essa jovem foi eleita, é algo inédito na História do Município e da Juventude Evangélica. Nunca antes um jovem da Juventude Evangélica tinha sido eleito para essa função. Bem como, também, nunca antes a Juventude Evangélica tinha sido solicitada a participar de tão importantíssimo fórum de planejamento e trabalho Social. Esse reconhecimento por parte do Poder Público, faz o trabalho com a Juventude ser ainda mais notabilizado e destacado. A Juventude Evangélica Ibirubá TSUNAMY - IECLB estará ajudando a fazer escolhas importantes para a Sociedade Rio-Grandense para os próximos dez anos!
 
VII CONFERENCIA MUNICIPAL COM TSUNAMY
 
Pastor Rogério nos 25 anos do ECA

VII CONFERENCIA MUNICIPAL COM TSUNAMY
















Myrela Trein                                                                                             
Delegada Eleita à Conferência Estadual
Vice Coordenadora Paroquial da JE Ibirubá TSUNAMY

P. Rogério Richter

Nenhum comentário:

Postar um comentário