quarta-feira, 6 de maio de 2015

Encontro Sinodal de Presidentes de Grupos de OASE


Pa. Rosangela recebendo um mimo da OASE

O Encontro de Presidentes da OASE iniciou com a saudação da Sra. Delci Adam, Presidente Sinodal da OASE. Logo a seguir a Pastora Dulce Engster, Orientadora Teológica, abriu os trabalhos com um momento de meditação.
A palestrante Pa. Rosangela Stange - Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias – Secretaria de Ação Comunitária - falou sobre cuidado. Iniciou a sua palavra afirmando que as mulheres da OASE estão acostumadas a se enxergarem como cuidadoras de tudo na Comunidade, desde a decoração, a liturgia, as visitas... Lembrou que essa realidade é reflexo do que se vive em casa. Entretanto, é necessário aprender a cuidar de si mesma. Para fortalecer esta afirmação lembrou a lei de Cristo: “Amarás o teu próximo, a tua próxima, como a ti mesma”. Ela lembrou que muitas vezes ficamos paradas na primeira parte do versículo e esquecemos que, se não estamos íntegras, cuidando da nossa saúde, do corpo, da mente... também não vamos estar prontas e preparadas para ajudar as pessoas. O risco numa visita, por exemplo, é transformar a visita numa sessão de lamúrias pessoais. Ela colocou muito acento na seguinte frase: nós precisamos nos permitir ser cuidadas pelas outras pessoas. Precisamos admitir que as vezes não estamos bem e precisamos de ajuda. Precisamos aceitar que alguém diga: amiga, você está bem? O que posso fazer por você? Permitir-se ser ajudada é muito difícil para nós, mulheres, porque fomos educadas desde a infância a sermos nós as cuidadoras, a zelar por todas as pessoas da família, a nos anteciparmos e agirmos antes que alguém precise e, transferimos isso facilmente para a OASE e para a Comunidade. Assim, permitir sermos cuidadas e carregadas é um exercício necessário para nós, mulheres da OASE, que queremos exercer diaconia.
Palestra com a Pa. Rosangela
A seguir a palestrante motivou a turma a trabalhar em pequenos grupos. As mulheres foram desafiadas a refletir sobre a questão do cuidado, trazendo propostas para a vida pessoal e para seu trabalho como presidente de OASE. Este momento foi encerrado com a partilha dos grupos e com uma dinâmica de conscientização do corpo.
O Pastor Sinodal Ricardo Cassen trouxe uma palavra às mulheres. Ele lembrou o Tema do Ano e disse que, dentro do tema Cuidado, precisamos constantemente nos deixar perguntar sobre como estamos nos cuidando, para enfim cuidarmos das demais pessoas. A Sra. Delci desafiou o grupo para trazer testemunhos do ser presidente de OASE. Algumas mulheres se manifestaram, compartilhando há quanto tempo são presidentes, quais foram as
Palavra do P. Sinodal Ricardo Cassen
motivações que tiveram para exercer o cargo e quais os conselhos que gostariam de deixar para as que estão como presidentes pela primeira vez. O que chamou a atenção foi o
fato de muitas terem ingressado na IECLB através do casamento, ou então passarem a ser mais ativas na OASE depois de uma aposentadoria. Testemunharam que se sentiram acolhidas em seus problemas e sofrimentos e são encorajadas para ajudar e fazer o bem (cuidar). Animaram as jovens presidentes a descobrir que os grupos de OASE também são grupos de ajuda e solidariedade mútua.
No momento de avisos, a Sra. Delci falou sobre o material pra Semana Nacional da OASE e destacou a banca de vendas da OGA. Junto com a pastora Rosangela falou sobre a campanha “Em Comunhão com as viDas das Mulheres”. Foi distribuído material e as mulheres foram motivadas a se engajar nesta campanha.
O Encontro foi encerrado com a celebração da Santa Ceia oficiado pela orientadora Sinodal da OASE, Pa Dulce Engster e pelo vice orientador Sinodal Da OASE, P. Adi Pfeiffer.
 
Bate papo de Ministras e P. Sinodal

Diretoria Sinodal da OASE


Informações dadas pela Pa Carla Grossmann e Pa. Sonja H. Jauregui

Nenhum comentário:

Postar um comentário