segunda-feira, 28 de abril de 2014

Culto Festivo dos 103 anos da Comunidade São João - Getúlio Vargas

As celebrações em comemoração aos 103 anos da Comunidade São João – Paróquia Getúlio Vargas  iniciaram na sexta-feira com as senhoras trabalhando na cozinha preparando saborosas cucas da culinária alemã. Os homens trabalharam cortando a lenha para as churrasqueiras durante a tarde.  Como também num mutirão na segunda-feira para cortar a grama e pintar a copa. No sábado houve venda de assados e cucas. No dia 27/04  2º Domingo da Páscoa aconteceu o Culto Festivo. O presidente, da Comunidade, Sr. Vilson Siiss, trouxe uma saudação aos presentes, como também um histórico interessante da fundação da Comunidade. Aproveitou a oportunidade para agradecer a todas as famílias que fazem parte da comunidade e o envolvimento nos preparativos da Festa.  
Histórico da Comunidade Evangélica São João – Paróquia Getúlio Vargas – IECLB
A Comunidade Evangélica São João foi fundada em 11 de abril de 1911. Seus fundadores foram Otto e Catarina Kreutzinger, Gustas e Juliana Kaiser, Julius Wermingoff, juntamnete com o pastor Otto Kreutzer.
O seu primeiro templo foi de madeira e sua construção teve início em 1912 e sua inauguração em 07/12/1913. No período de 1916 a 1922 a igreja tinha três serventias. Além do templo,era também moradia do Pastor e sala de aula.
Durante a Segunda Guerra Mundial a celebração dos cultos era realizada em língua portuguesa e na visita de algum Pastor itinerante, pois não havia Pastor na Comunidade. Em 1955 foi anunciada a construção da atual igreja, já que a igreja de madeira não oferecia mais condições de uso. A inauguração da atual igreja foi no dia 20 de março de 1960. Em 11 de outubro de 1970 foi iniciada a construção do salão comunitário. No seu centenário foi feita a ampliação com ajuda da Comunidade.
Os sinos que badalam no templo foram doados pela Imperatriz Augusta Vitória da Alemanha em 18 de outubro de 1914.
A educação sempre recebeu uma atenção especial da Comunidade entre 1916 e 1921 o professor Lutwig Bonn ministrava aulas de alemão para toda a Comunidade getuliense.
A biblioteca recebeu livros do Consulado Alemão. A partir de 1923 a biblioteca contava com sede própria, localizada em frente ao Colégio Padre Manoel da Nóbrega. 
No ano de 1928 havia uma escola na linha 5, e seu professor era Carlos Luiz Leopoldo Leonhardt, ela foi fechada uma década depois pela dificuldade financeira de manter um professor.
Com a proibição da língua alemã no país, por causa da Segunda Guerra Mundial, a escola da Comunidade fechou suas portas em 1939. No início a comunidade integrava também, sertão, Ipiranga, Erebango e Rios Padre(hoje quatro Irmãos). Hoje a comunidade é formada por 186 famílias.
No pátio da Comunidade há um carvalho, que foi plantado no dia 07 de setembro de 1922,para para comemorar o centenário da Independência do Brasil, sua semente foi trazida da Alemanha e plantada pelo professor Robert Webber, seu tronco hoje tem uma circunferência de cinco metros e 30 centímetros.A  comunidade tem vários Grupos de Trabalho, como a OASE, criada em 1º de agosto de 1929. Também Escola Dominical para as crianças e JE  para os jovens e outros setores de trabalho.
Neste ano de comemoração pelos 103 anos, já tivemos muitas festividades, e ainda teremos várias comemorações, como a Festa da Etnia alemã em outubro.
São muitas as atividades, e graças ao trabalho, de cada membro e de nossos antepassados e todos os Pastores que trabalharam nesta Comunidade. Agradecemos aos membros da Comunidade e sociedade de Getúlio Vargas por sempre participarem de nossas festas. Também agradecemos a pastora Jaqueline Michel Piazza por tudo que faz pela nossa Comunidade. Convidamos a todas as pessoas presentes neste culto a passar o domingo aqui na Comunidade
Após o culto houve o almoço festivo, no qual os membros e convidados saborearam vários pratos da culinária alemã e a festa seguiu a tarde toda com Matine.

.
Informação repassada pelo Sr. Vilson Siis Presidente da Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário