terça-feira, 5 de novembro de 2013

Celebração da Reforma na Comunidade São João - Getúlio Vargas



No dia 31/10/2013  às 20 horas na Comunidade São João. O culto teve a presença de equipe litúrgica, grupo de canto  e comunidade reunida.
Iniciamos a  Liturgia de abertura- com o soar dos sinos e após a leitura  Poemas Cantatas de Johan Sebastian Bach1685-1750), o   maior mestre musical da Igreja Protestante. Suas cantatas são uma demonstração da profunda    cristã deste compositor, considerado de o “ quinto Evangelista” ( Söderblom),e que é praticamente desconhecido em nosso meio.    Usou as letras S.D.G., que significam Só a Deus a Glória, como dedicação de toda a sua obra musical. Bach não compôs apenas musicas. Também escreveu textos que revelam a sua convicção cristã. Especialmente as Cantatas que ele preparou par aos cultos protestantes são um atestado de sua fé evangélica.
I - Da Cantata nº 33, de Johann Sebastian Bach: Só em ti, Senhor Jesus Cristo.
Só em ti, Senhor Jesus Cristo, está a minha esperança na terra.
Eu sei que tu és o meu consolador, nenhum outro consolo há para mim.
Desde o princípio nada surgiu, nenhuma pessoa sobre a terra nasceu, que pudesse me ajudar  nas necessidades.
Eu te invoquei, e coloquei em ti a minha fé.
Por mais temerosos que vacilem meus passos,
Jesus ouve os meus pedidos e me mostra o seu Pai.
Os pesos dos pecados me oprimiam, mas a palavra consoladora de Jesus me ajuda novamente:
Ele fez em  meu favor o que era necessário.
Glória seja a Deus no mais alto trono, ao Pai de toda misericórdia,
E a Jesus Cristo, seu Filho amado, que nos protege sempre, e a Deus, o Espírito  Santo, que nos dá o seu auxílio sempre,
Para que sejamos agradáveis a ele aqui, neste tempo e depois na eternidade. 
O presidente da comunidade leu a explicação da Rosa de Lutero e após o culto, a comunidade aproveitou a noite para visitar o jardim da comunidade. No qual durante o dia foram plantadas as flores formando Rosa de Lutero. O  preparo do canteiro foi feito pelo presidente da comunidade, Sr. Wilson Siis, Sr. Bruno Klitzke.
A mensagem com os dados históricos a respeito de Martim Lutero foi feita pelos jovens. O tema da pregação teve alem de todos os aspectos levantados teve mais um aspecto abordado; o relacionamento familiar: com a pergunta, como escuto meu marido, esposa e filhos?
A bênção final foi proferida e  após convidamos os membros para desejar a bênção abraçando ou dando um aperto de mão a cda pessoa presente. Cantamos nos despedindo o Hino Deus é Castelo Forte que foi entoado antes da prédica.
Agradecemos a Deus pela noite especial e agradecemos ajuda de toda equipe de liturgia e famílias presentes no culto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário