terça-feira, 7 de outubro de 2014

Propostas e Planos de Ação para a implementação da Política de Justiça de Gênero nas Igrejas Luteranas da América Latina e Caribe

Foto oficial das pessoas participantes do Seminário
Nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2014, no Centro Kariós, em Buenos Aires, Argentina, estiveram reunidas/os pessoas de diversas igrejas e organizações luteranas da América Latina para discutir o processo de implementação da Política de Justiça e Igualdade de Gênero (PJG) da FLM (Federação Luterana Mundial) na região. Nesse encontro foi exercitado a metodologia proposta (ver – julgar – agir) tendo em vista a construção de uma proposta a ser apresentada na COL/COP 2015 (Conferência de Lideranças - Conferência de Bispos e Presidentes das Igrejas Luteranas da América Latina e Caribe).
As distintas igrejas e organizações apresentaram a forma como compreendem o estado atual das questões de gênero em seu contexto a partir de cinco questões propostas pela organização do Seminário.
Ver: A partir das apresentações foram identificadas algumas questões e situações da Política de Justiça e Gênero. Além disso, contou-se com a assessoria da Dra. Marcela Bosch que refletiu sobre a temática a partir de sua experiência em contextos diversos.
Julgar: A Dra. Mercedes Garcia Bachmann trabalhou com o grupo questões relacionadas à compreensão e imagens de Deus a partir da Bíblia, motivando a reflexão acerca da diversidade de imagens e compreensões possíveis e suas consequências.
Dr. André Musskopf sistematizou a discussão realizada até então e aprofundou questões metodológicas acerca da implementação da Política de Justiça e Gênero e da elaboração de propostas de ações e indicadores de avaliação de impacto a serem apresentadas a COL/COP.
Agir: Coletivamente, primeiro em grupos e depois em plenária forma construídas propostas,  considerando os princípios, as diretrizes, ferramentas e as decisões das igrejas sobre os processos de mudanças estruturais que devem ser aprofundadas para a implementação da Política de Justiça de Gênero.

No Seminário apoiado pela Federação Luterana Mundial houve oportunidade de intercâmbio de experiências, momentos de oração, comunhão e de motivação para que possamos ser sementes de luta na Política de Justiça de Gênero. O encontro terminou com uma avaliação, tempo de oração e bênção de envio às nossas igrejas e organizações.
Delegação da IECLB presente no Seminário

Delegação da IECLB presente no Seminário

Entrega de Mimo ao Vice-Presidente da IERP e Vice-Presidente da IELU

Trabalho em grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário