terça-feira, 18 de novembro de 2014

Pare o carro!


Pare o carro! Essa foi a frase que um senhor, que estava de carona no carro, disse quando estávamos sendo atacados por um cachorro que estava na beira da estrada. Estávamos passando e, de repente, aquele cachorro nos atacou e ele não parava de nos seguir e atacar. Esse episódio aconteceu quando voltávamos de uma reunião numa das comunidades do interior. Pare o carro! Perguntei-me: mas para que parar o carro?

É preciso parar para que o cachorro pare de nos atacar.
Parei o carro e o cachorro simplesmente parou de nos atacar. Ele deu meia volta e caminhou em direção à sua casa. A vida é feita de aprendizagens permanentes. Neste dia, aprendi que é preciso parar o carro quando um cachorro o persegue, latindo e atacando-o agressivamente.

Fiquei pensado neste acontecimento. Será que na nossa vida também precisamos fazer a mesma coisa? Será que também temos "cães" nos seguindo e atacando, coisa que deveríamos enfrentar, parando "o carro"? Penso que sim. Qual é o problema que me persegue e do qual estou fugindo, evitando encará-lo de frente?

Observe: quando paramos o carro e olhamos diretamente para o cachorro, ele simplesmente foi embora.
Qual é o cachorro-problema que nos persegue e que procuramos ignorar, mas o danado não pára de
perseguir-nos? É o alcoolismo meu? Ou de um familiar? Eu sei que tenho um problema, mas quero fugir. Fugir parece mais fácil, mas não é. Se pararmos e olharmos diretamente para o problema, então poderemos começar a solucioná-lo. Mas se insistimos em fugir, o problema continuará a nos perseguir. Você pode fugir de tudo e de todos, mas menos de duas coisas: de você e de Deus. Onde quer que você for, o problema vai estar junto com você e Deus também sabe onde você se encontra. Problemas existem para a gente enfrentá-los de frente e solucioná-los. Não adianta fugir deles.

Nunca é fácil encarar um alcoolismo, uma doença, uma briga de família ou na comunidade. Encarar algo assim na vida pessoal ou de uma familiar, não é tarefa fácil, mas fugir dele não trará resultado positivo. Fugir cansa e quando você se cansar, o problema vai estar junto com você e você não terá forças para enfrentá-lo. Você tem um cachorro-problema te perseguindo? 

Se sim, então encare-o de frente. Resolva, encaminhe o problema. Fugir não é solução, nunca foi e nunca será.

Quando você estiver enfrentando um problema, não esqueça de pedir a ajuda de Deus, pois Ele estará esperando o teu convite para ajudá-lo a solucionar o teu cachorro-problema. Deus quer ser parceiro da tua caminhada.

Pastor Jonas Krause - Tapejara/RS
Publicada no BLOG da Paróquia de Tapejara

Nenhum comentário:

Postar um comentário