terça-feira, 30 de setembro de 2014

FLM promove seminário sobre política de Justiça de Gênero para Igrejas da América Latina e Caribe

Com a participação das Igrejas da Comunhão Luterana, iniciou nesta terça-feira (30/09), o Seminário sobre Política de Justiça de Gênero. Esse Seminário acontece no Centro Kairós de Buenos Aires.
O início deu-se com algumas pinceladas, um recorrido sobre a questão de gênero no âmbito da Federação Luterana Mundial. Já em 1952 aconteceram os primeiros espaços para uma discussão sobre gênero na 2ª Assembleia da FLM em Hanover. Também na Assembleia de 1970 se designou um grupo de pessoas com objetivo de que houvesse um maior equilíbrio na participação da mulher e do homem nos diversos fóruns. Os avanços seguiam, mesmo que tímidos. Na 8ª e 9ª Assembleias da FLM foram aprovados os sistemas de cotas. E com muitos avanços, no ano de 2013 foi aprovada a Política de Justiça e Gêneros nos vários comitês da Federação Luterana Mundial.
A partir deste histórico teve início o Seminário. A Igreja da Colômbia (IELCO) dirigiu a meditação onde fomos convidadas/os a compartilhar nossas experiências de liberdade e nossos dons.
O programa do Seminário continua neste primeiro dia com a apresentação, de 10 minutos, por parte de cada uma das Igrejas sobre os logros alcançados  e os desafios pendentes, isso é, aquilo que necessitamos transformar.
Participam do Seminário as seguintes Igrejas: Igreja Luterana Evangélica Peruana (ILEP) ,Igreja Evangélica Luterana Boliviana (IELB), Igreja Evangélica Luterana de Colômbia (IELCH), Igreja Luterana no Chile (ILCH), Igreja Evangélica Luterana no Chile (IELCH), Igreja Evangélica Rio de la Plata da Argentina (IERP), Uruguai e Paraguai. Igreja Evangélica Luterana Unida de Argentina e Uruguai (IELU), IECLB e o Serviço Evangélico de Diaconia da IERP/IELU e o Serviço Mundial.  

Em tempo: Pela IECLB participam a Pastora Rosângela Stange da Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias da IECLB, a Pastora Beta Lieven, Pastora em Teófilo Otoni, o Pastor João Willig, do Sínodo Planalto Rio-Grandense e o Professor Dr. André Musskopf da EST, que trará uma palestra sobre a abordagem metodológica para a Justiça de Gênero.

domingo, 28 de setembro de 2014

Eleita nova Coordenação Sinodal da Legião Evangélica LELUT

Nova Coordenação Sinodal da LELUT
O Núcleo Carazinho recebeu o VII Seminário Sinodal da LELUT, com a Assembleia. O Palestrante foi o Pastor Dr. Romeu Rubens Martini, que abordou o Tema/Lema da IECLB sob a perspectiva; Por que buscar a paz da cidade e não na cidade? Na sua palestra o Pastor Assessor da Presidência procurou abordar sobre a ótica do Jubileu da Reforma (2017), baseando sua palestra em duas palavras: Graça e Liberdade.
O Coordenador Sinodal da LELUT, Sr. Lauri Diefenthäler apresentou a caminhada de dois anos da LELUT e o Tesoureiro Heinz Salzer fez a prestação de contas.
Foi decidido que o VIII Seminário da LELUT acontecerá em 2016, no Núcleo de Ijuí (Comunidade Evangélica Ijuí). Também foi lembrado que o X Convenção Nacional da LELUT acontecerá em 2015, em São Leopoldo, na Escola Superior de Teologia., O tema   será sobre  "despertamento" de vocações, tanto de Ministros/as ordenados/as, como de lideranças locais.
O VII Seminário teve a presença dos Núcleos de Não-Me-Toque, Ijuí, Augusto Pestana, Carazinho Centro, Carazinho Martim Lutero, Condor, Panambi Centro e dos Núcleos em Formação de Panambi Sul, Passo Fundo e Ibirubá. O Conselho Sinodal esteve representado pelo Vice-Presidente, Sr. Nildo Bencke. A Presidente da Comunidade de Carazinho, Senhora Nelci Ehrhardt participou do Seminário e trouxe uma saudação em nome da Comunidade. No louvor participaram o Palestrante P. Dr. Romeu e o Diretor do Colégio Sinodal Rui Barbosa, Professor Adilson Frank  e o Professor de Música Marcelo Everson Lima.
Eis como ficou a Coordenação Sinodal da LELUT 2015-2016:
Coordenador: . Lauri Diefenthäler (Panambi Centro)
Vice-Coordenador: Ênio Krüger (Comunidade Evangélica Ijuí)
Tesoureiro: Roberto Weber (Carazinho)
Vice-Tesoureiro: Walter Zillmer (Carazinho)
Secretário: Hugo Beuter (Condor)
Vice-Secretário: Edson Springer (Condor)
Conselho Fiscal: Flávio Kahlkmann (Carazinho)
Ernio Nicolau Kuhn (Carazinho)
Érico Schumann (Panambi Centro)
Conselho Fiscal Suplentes: Paulo Sturzbecher (Panambi Centro)
Rogério Marinho Graff (Não Me Toque)
Guia Espiritual: Pastor Emérito Valdemar Lückemeyer (Carazinho)
Guia Espiritual Suplente: Pastor Gilmar do Nascimento (Carazinho)
Após a eleição foi invocada a bênção sobre a nova Coordenação e o Pastor Sinodal João Willig e o Pastor Gilmar do Nascimento oraram pelo trabalho da LELUT. O VII Seminário foi encerrado pelo Coordenador Lauri Diefenthäler e houve confraternização no saboroso almoço preparado pela OASE de Carazinho.

Apresentação do palestrante

Saudação ao Coordenador

VII Seminário e Assembleia da LELUT


Pastor Mateus Holz Tasso foi instalado na Paróquia de Cruz Alta

No Culto da Palavra, celebrado no sábado 27 de setembro, aconteceu a Instalação do Pastor Mateus Holz Tasso, na Paróquia de Cruz Alta.

O Culto teve a participação dos Pastores João Willig, Ricardo Cassen, Eder Alexandre Bartz. Representando o Conselho Sinodal esteve presente o Vice-Presidente, Sr. Nildo Bencke, que trouxe uma palavra de boas vindas e de ânimo no Ministério no Sínodo Planalto Rio-Grandense.

O Pastor Mateus Holz Tasso é casado com Jose Chaiane Schütz Tasso. O casal tem um filho, Davi Henrique Schütz Tasso. O estágio do Pastor Tasso foi realizado na àrea Missionária do Sertão Nordestino - Crato/CE, sob a mentoria do Missionário Airton Palm. O Período Prático (PPHM) aconteceu na Paróquia de Pato Branco e o Mentor foi o Pastor Mário Mass.

A Ordenação do Pastor Mateus aconteceu na Paróquia de Amambai/MS. Ele foi enviado pela Presidência da IECLB para a Paróquia de Cruz Alta. Os assistentes da Instalação foram o Pastor Eder Alexandre Bartz (Paróquia Boa Nova) e o Sr. Vili Schneider (por motivo de viagem foi substituído pelo filho Edson Schneider).

Também na celebração aconteceu bênção de Rubi (45 anos do casamento de Rubens e Adiles,  membros da IECLB em Amambai, que vieram acompanhar e orar pela Instalação do amigo Pastor Mateus Holz Tasso.

O Sínodo Planalto Rio-Grandense dá as boas vindas ao Pastor Mateus, esposa Jose Chaiane e ao filhinho Davi Henrique. Bênçãos no trabalho e na vida comunitária.




Faleceu Erno Júlio Dieter

Faleceu na tarde de sexta-feira (26 de setembro de 2014), aos 60 anos de idade, o Colega Erno Júlio Dieter. Erno foi Pastor na nossa antiga 3ª Região Eclesiástica, na Paróquia de Erexim. O Colega Erno Dieter estava internado em São Mateus (Espírito Santo) com complicações hemorrágicas e veio a falecer por agravamento de seu estado de saúde.
Erno Dieter atuou em várias Paróquias da IECLB, era capixaba. Foi também Prefeito de Vila Pavão (Espírito Santo). O corpo do ex prefeito  chegou ao  município Vila Pavão na madrugada de sábado, 27/09.  Foi velado no ginásio de Esportes da sede do município e na tarde de sábado, 27/09, foi levado para  sede da Igrejona-(IECLB de Vila Pavão), onde foi realizado uma cerimônia fúnebre com a presença de Ministros/as e do  Pastor Sinodal Joaninho Borchardt. Erno Dieter foi sepultado no Cemitério Córrego do Sossego.


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Beatriz trouxe bênçãos e alegria para família Knaak Gunsch

No dia 12 de setembro de 2014, às 09h38minutos, nasceu a Beatriz Knaak Gunsch, filha de Vanusia Knaak e de Jonas Ronei Gunsch (Pastor na Paróquia de Ernestina).
A Beatriz nasceu em Passo Fundo, Hospital São Vicente, pesou 3kg e 225 gramas, mediu 49 cm. O parto foi cesariana.
Na sexta-feira 19 de setembro, o Pastor Sinodal João Willig fez uma visita à família e levou um abraço das/dos colegas e Diretoria do Sínodo Planalto Rio-Grandense, desejando que a Beatriz seja uma bênção e cresça rodeada de muita paz, carinho e amor.

"Somos mais do que vencedores , por meio daquele que nos amou." Romanos 8.37.

Festa na Comunidade em Poligono do Erval – Paróquia de Ernestina

Domingo dia 21 de setembro aconteceu mais uma tradicional festa na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Poligono do Erval, município de Tio Hugo/RS.
As festividades tiveram inicio pela parte da manhã, com a celebração de um culto festivo celebrado pelo P. Jonas Ronei Gunsch.
Após o culto as festividades continuaram ao lado da igreja no centro esportivo da comunidade, aonde para o almoço foram vendidos aproximadamente 248 cartões de churrasco e 50 cartões de galeto.

Já pela parte da tarde, primeiramente foi realizado o sorteio da rifa principal da comunidade com participação de presidentes de comunidades presentes no evento e logo após o sorteio teve inicio uma animada reunião dançante animada pela Orquestra La Montanara.   

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Grupos das OASE da Paróquia de Ernestina se encontraram em encontro paroquial

Participantes do Encontro Paroquial da OASE
Realizou-se nesta quinta feira dia 11 de setembro de 2014, mais um encontro Paroquial dos grupos das OASE da Paróquia de Ernestina, neste ano o evento aconteceu na Comunidade em Mormaço.
 O encontro teve inicio as 10:00 horas com uma saudação pela presidente da OASE local Sra. Ilani Henn e pela presidente da comunidade Sra. Sandra Koenig Knopf e em seguida passaram a palavra para o P. Jonas Ronei Gunsch.
O encontro deste ano teve como tema a “Diaconia” e a palestrante foi a Pastora Sonja Hendrich Jauregui, falando de quem faz parte da coordenação na Diaconia da nossa Igreja, suas definições e que entre outros aspectos diaconia é estender a mão ao próximo em situações adversas.
Já pela parte da tarde a vice coordenadora da OASE paroquial Sra. Laine Schaeffer fez uma dinâmica “Para quem você tira o chapéu”.
Neste ano as mulheres decidiram não realizar o amigo secreto e sim um amigo oculto, sendo que cada participante ao invés de comprar um presente comprou um produto de limpeza ou de higiene para ser doado para dois asilos, um no município de Espumoso e o outro município de Victor Greaff.
Cada senhora que participou do encontro foi motivada a trazer um retalho de tecido para que seja confeccionada uma colcha, sendo que a mesma será rifada e o sorteio será durante o Culto Paroquial de Advento da Paróquia de Ernestina no dia 30 de novembro na Comunidade em Santos Vaz  e todo o lucro será destinado ao Asilo Pella Betania.  
Também durante o encontro aconteceu a eleição da Coordenadora e Vice coordenadora Paroquial da OASE para o biênio 2015 e 2016, sendo eleita como Coordenadora a Sra. Laine Ledi Schultz Schaeffer e como vice a Sra. Martha Arend.


Matéria e fotos enviadas por Luciano Voigt da Paróquia de Ernestina

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

1º Culto crioulo que aconteceu na comunidade de Cachoeira Alta!

Decoração
No último domingo aconteceu o 1º Culto Crioulo na Comunidade de Cachoeira Alta, Paróquia de Tapejara. O Culto foi celebrado pelo Pastor local, P. Jonas Krause, com significativo grupo de musicistas.

Veja fotos e a decoração do lindo Culto da tradição do Rio Grande do Sul.


Veja mais fotos no site Luteranos: http://www.luteranos.com.br/noticias/planalto-rio-grandense/1-culto-crioulo-que-aconteceu-na-comunidade-de-cachoeira-alta

Convite para culto de Instalação - Pastor Mateus Holz Tasso

“Ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus Pai” Filipenses 2.10-11        
Convite para culto de Instalação no Campo Ministerial de Cruz Alta _RS - IECLB
Presbitério e Ministro Mateus Holz Tasso, convidam você e sua comunidade a participar conosco deste importante momento em nossas caminha de fé. Vamos pedir juntos a bênção e a direção de Deus para o campo ministerial e ministro.
Local: Comunidade Evangélica de Cruz Alta

Data: 27.09.2014, às 19:30 horas  (Após culto de instalação todos serão convidados para um coquetel servido pela comunidade Cruz Alta e OASE.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

OASE Bom Pastor de Coronel Barros - 85 anos

Parabéns OASE Bom Pastor de Coronel Barros - 85 anos
Imagens do último sábado, 13 de setembro de 2014, dia de agradecer a Deus pelos 85 anos da OASE da Comunidade Bom Pastor (Paróquia de Coronel Barros). Obrigada a todos os amigos e todas as amigas, obrigada também a todas as querida da OASE, que trabalharam duro e com alegria para fazer dessa tarde um momento especial. Também nesse dia o templo foi rededicado, assim como o novo mobiliário dedicado ao serviço do Senhor. Obrigada, estava lindo demais!

Parabéns OASE Bom Pastor - 85 anos

Parabéns OASE de Coronel Barros - 85 anos

Parabéns OASE Bom Pastor de Coronel Barros - 85 anos

Fotos e informação postadas pela Pastora Carla Grossmann 

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Igreja da IECLB é rededicada em Ibirubá

Revitalização da Igreja do Relógio que foi dedicada em 04 de novembro de 1928
Comunidade reunida 
No sábado 13 de setembro de 2014, a Igreja do Relógio, carinhosamente também conhecida como Igreja da praça, foi rededicada. O Culto foi conduzido pela Diácona Roselaine Plentz Wolter e pelo Pastor Rogério Richter. A pregação, baseada em Lucas 24.13-35 (Os discípulos de Emaús), foi dirigida pelo Pastor Ademir Trentini. Ele fez um recorrido na História de 108 anos da Comunidade de Ibirubá, dificuldades, trajetória e alegrias. A rededicação do Templo, dos móveis e utensílios, do anexo da Sala do Culto Infantil, rededicados a Deus, foi conduzida pelo Pastor Sinodal João Willig.
O Presidente da Comunidade, Sr. Erno Franken,   ressaltou a dedicação de Ministros/a, Presbitério, construtores e, principalmente dos membros, festeiros e comunidade em geral, que não mediram esforços para que a rededicação pudesse acontecer neste dia.
O Prefeito Municipal de Ibirubá, Sr. Carlos Jandrey, em nome dos munícipes, e de maneira bem emocionada resaltou a importância e beleza do Templo da IECLB, bem como destacou que ali ele foi batizado, confirmado, casou e batizou seus filhos. Também a vereadora, Srª Calota Elisa Artmann, membro do Presbitério, saudou, em nome do Legislativo, esse momento que marca a presença da IECLB no município de Ibirubá.
Também fizeram uso da Palavra o Presidente da Paróquia, Sr. Rogério Krauspenhaar, enalteceu a revitalização do Templo e os esforços dos setores de trabalho. Em nome do Sínodo Planalto Rio-Grandense, esteve presente o Presidente do Conselho Sinodal, Sr. Dirceu Olair Hoffstaedter, que manifestou que esse fato engrandece nosso Sínodo, uma vez que a Paróquia de Ibirubá é a maior em número de famílias.
Abaixo um pouco do Histórico da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Ibirubá.

"Quando nossos antepassados chegaram a Ibirubá (Colônia General Osório), procuraram manter viva a fé que trouxeram de além-mar. Trouxeram junto sua Bíblia, seu Hinário, seu catecismo e a esperança de construir uma vida boa para toda a família na nova terra. Nem tudo foi fácil. Sabemos das dificuldades pelas quais passaram os primeiros imigrantes. Em meio a esta nova realidade, a fé foi fonte de ânimo e coragem para o dia a dia. Assim, a 25 de março de 1906, os evangélicos de confissão luterana, fundaram a Comunidade Evangélico-Alemã da Colônia General Osório. Não tardou para que iniciassem a construção de um espaço para ser a Casa de Deus e a Casa de todos. Assim, a 04 de novembro de 1928, inauguraram este templo, para aqui se reunir, ouvir a palavra de Deus, receber os sacramentos do Senhor, celebrar os diferentes ofícios comunitários, trazer a Deus suas orações, receber forças, coragem e orientação para a caminhada diária e cantar louvores ao Trino Deus. Ao longo dos anos, daquelas 20 famílias, a Comunidade hoje perfaz, aproximadamente, 1350 famílias ligadas a comunidade segundo registros. Mesmo que tenha passado por pequenas reformas, a Igreja carecia de uma revitalização. Assim, no dia 31 de março de 2013, as portas do templo foram fechadas. As obras de Revitalização iniciaram em 02 abril de 2013 e hoje, com grande alegria, podemos voltar a celebrar em nossa igreja. Estamos aqui para agradecer a Deus por todo auxílio recebido, pois, por sua força e orientação, esta comunidade se uniu, se empenhou e dedicou grandes esforços para que conseguíssemos revitalizar a nossa Igreja".
Altar

Saudação pelo Sr. Erno Franken










Fotos e matéria postadas pela Pastora Sonja Hendrich Jauregui

Clique aqui e veja mais fotos: http://www.luteranos.com.br/noticias/planalto-rio-grandense/igreja-da-ieclb-e-rededicada-em-ibiruba

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Deus é um teimoso!

Tenho no quintal de casa um pé de aroeira. Esse pé de aroeira já começou a estragar o muro que divide o terreno com o do vizinho. Eu, muito inspirado, resolvi dar um fim na aroeira. Cortei-a, fiz furos no tronco e coloquei óleo queimado ali para ver se matava a tal aroeira. O óleo era para certificar que a aroeira não iria sobreviver. Afinal, o que me interessava era a aroeira morta. Num primeiro momento, até me pareceu que eu havia conseguido o meu intento. Mas após algumas semanas, para minha surpresa e decepção, a aroeira continua viva, mais viva do que nunca. Eita, aroeira teimosa.
Essa aroeira me fez pensar, refletir sobre Deus. Deus é parecido com uma aroeira teimosa que não se entrega. Deus jamais desiste do ser humano. Se a gente vai fazer uma leitura contínua do Antigo Testamento da Bíblia, a gente vai perceber que Deus está continuamente teimando com o povo de Israel. O povo de Israel teima em abandonar Deus, mas Deus não os abandona. O povo erra, então Deus manda profetas e profetizas para proclamar ao povo seu erro e chamar ao arrependimento. Esses profetas/profetizas, na grande parte do tempo, não foram bem recebidos. Às vezes, foram hostilizados, mas Deus não desiste.
O maior exemplo que a humanidade já presenciou, mostrando a ação de Deus no intuito de reconciliar o povo consigo, foi a vinda de Jesus na forma de ser humano. Jesus é a prova extrema da teimosia de Deus. a gente poderia perguntar: porque essa teimosia de Deus conosco? E a resposta é: Porque Deus ama o ser humano. Deus não aguenta ver a sua criação se perder. Nós somos a sua criação preciosa. Quem ama, é teimoso, não desiste tão fácil da outra pessoa. Ao menos, quem ama dará oportunidades da pessoa amada buscar acertar o passo na caminhada a dois.

Deus sempre de novo nos concede a chance de acertarmos o passo com Ele, e é isso também que Deus espera que pratiquemos com os nossos irmãos e irmãs na fé. Graças à teimosia, ao amor de Deus, que as portas da casa divina mantem-se abertas. Pensemos nisto neste dia, pois a aroeira dá testemunho do amor, da teimosia de Deus na luta de ter o ser humano perto de Si. 

Pastor Jonas Krause
Paróquia de Tapejara

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

O trem da vida!

Leitura de Romanos 13.1-12
Quando nós chegamos a um lugar estranho e não sabemos bem qual é o assunto que as pessoas comentam, nós, normalmente, falamos do tempo! - Pois é ... choveu! - É, mas isto é bom, pois já estava tudo muito seco!
Que tempo é este? Que tempo é este agora? Tempo de não ter tempo; tempo de convidar pessoas; tempo de organizar a recepção; tempo de reunir pessoas; tempo de ouvir desculpas de quem não pôde vir; tempo de abraçar uma causa. Mas eu trago um convite: vamos dar um tempo, parar um pouco?! Vamos ouvir aos outros, vamos esquecer os compromissos, vamos deixar que Cristo nos ajude a carregar nossos pesados fardos.
Será que para vocês também é assim que o tempo parece ser mais rápido do que nossa capacidade de entender e acompanhar? Estamos viajando na viagem da vida com a constante impressão de que chegaremos atrasados, mas nem sabemos para onde estamos indo. Sabemos apenas que perder o trem significa perder a vida! Por isto, não podemos parar, nem ao menos para esticar as pernas. Precisamos seguir em frente sempre.
O tempo em que vivemos é um tempo que ainda condena jovens a morrer nas guerras; um tempo que obriga pessoas a morrerem de fome, sobretudo os mais fracos e humildes; um tempo em que alguns se beneficiam roubando daqueles que muito pouco ou nada tem. É um tempo de injustiças, de violência, de ausência de fé, confiança e amizade. De idosos abandonados em asilos, de lares desfeitos, de crianças vendendo seu corpo, de fetos jogados em latas de lixo, de povos matando e morrendo por pedaços de terra e por poder ... Este é o tempo em que todos nós vivemos!
Mas o tempo não pára e não passa de maneira igual para todos. Como anda o teu tempo amigo? Olhem para seus filhos! Talvez você constate que eles cresceram! Talvez você diga “Parece que foi ontem que nasceram”. Olhe para seus pais, para quem ainda os tem vivos! Alguns deles já estão bem velhos. Olhe para você mesmo! Alguns sinais do tempo já aparecem no seu rosto. O trem da vida não pára para ninguém, nem para você nem para mim. Que tempo é este em que vivemos? Vivemos um tempo único em nossas vidas! Este é o tempo que Deus nos dá para sermos família, para sermos seu povo, para sermos irmãos/ãs, para vivermos nossa fé.
No texto bíblico, uma palavra nos chama a atenção: “Não devam nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros”. Que coisa profunda! A única dívida que devemos, e que certamente temos é amar os outros. O texto diz mais, diz que todos os mandamentos se resumem e estão completos neste mandamento: amar os outros!
A viagem da vida é um tempo no qual tentamos aprender a ser discípulos de Cristo, um tempo no qual tentamos aprender o significado de amar e ser amado por Deus e pelas pessoas. É verdade que, às vezes, perdemos tempo fazendo coisas que são menos importantes.
Quero convidá-lo a recomeçar olhando para o todo deste tempo que Deus nos deu. Neste tempo, nesta vida devemos aprender duas coisas:
1) A se orgulhar daquilo que Cristo faz! Tenham convicção de que é graças ao amor de Cristo que somos o que somos. Nós, melhor do que ninguém, sabemos nossas fraquezas, nossos pecados, nossas dívidas. Mas Cristo nos dignifica e capacita para sermos seus servos.
2) Outra coisa que devemos aprender como cristãos, somos livres e não estamos sujeitos a nada, não devemos nada a ninguém. Mas também, como cristãos, nos tornamos servos e escravos de todos, estamos sujeitos a todos e somos servidores de todos. Por um lado a fé nos liberta; por outro, o amor nos compromete. A única dívida que temos é a de amar uns os outros. É isto que Deus espera que sejamos capazes de fazer.

Peço a Deus que nos dê um bom tempo ainda de vida. Que possamos, ser pessoas livres o bastante para amar. Que possamos, junto com os demais irmãos e irmãs na mesma fé, construir um tempo novo, onde o perdão, o amor, a comunhão e a amizade sejam mais fortes do que as diferenças. Que a causa de Cristo no mundo seja maior do que nossos interesses particulares. Que possamos ter um tempo abençoado. Um tempo de liberdade e amor.
Pastora Daniela Lamb - Paróquia do Xingu 

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Comunidade em Posse Gonçalves abre a Urna do Tempo após 38 anos

Membros de Posse Gonçalves
No último sábado dia 06 de setembro de 2014, os membros da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Posse Gonçalves – Paróquia de Ernestina, se reuniram para um momento muito especial, a abertura da urna do tempo.
            Primeiramente foi celebrado um culto pelo Pastor Jonas Ronei Gunsch, e logo após o culto foi iniciado a abertura da urna.
            Durante a abertura da urna a ansiedade dos membros era grande para tentar descobrir o que poderiam encontrar guardados nela ou até mesmo se haveria alguma coisa. Essa urna estava localizada abaixo do sino ao lado da porta de entrada, concretada em forma de um quadrado.
            Para abertura da mesma foi necessário ajuda de um pedreiro, e depois de muito trabalho ao pedreiro e muita poeira começou aparecer a urna, e a ansiedade das pessoas aumentava.
            Finalmente a urna foi aberta para alegria de todos, dentro dela a surpresa de encontrar diversas fotos, sendo uma delas da inauguração da antiga Igreja em madeira, jornais do ano de 1976, relação dos padrinhos da construção da nova igreja, um memorando, entre outros documentos.
           
Pastor Jonas retira documentos da Urna do Tempo
Após a abertura, retirada e visualização dos documentos encontrados dentro da urna os mesmos foram levados até a mesa do altar da igreja para melhor visualização destes.
            Os documentos estavam acondicionados dentro de um cano de alumínio com tampa, e pelos anos que estavam ali estavam todos bem conservados.
            Essa urna foi fechada durante o lançamento da Pedra Fundamental da atual igreja no dia 12 de setembro de 1976 pelo Pastor Wilmoth Mertz (In Memoriam) da Paróquia de Ernestina na época e demais membros, aproximadamente 44 pessoas assinaram o memorando feito no dia do fechamento da mesma.
            Os membros tiveram a idéia de abrir a urna para descobrir alguns dados da comunidade, já que estão escrevendo a historia da mesma e estavam precisando de informações.
A Comunidade irá fechar outra urna com novos documentos, num culto especialmente marcado para esse fim.


 Fotos e matéria enviadas por Luciano Voigt de Ernestina.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

III Culto Campeiro em Comunidade São João IECLB- Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

Aconteceu ontem no dia da Pátria o III Culto Campeiro na Comunidade São João de Getúlio Vargas.
Na abertura o Grupo de canto cantou a canção Querência Amada.O culto foi todo celebrado  linguagem gaúcha, o presidente da Comunidade Sr. Wilsom Siis deu as boas vindas. Em seguida a pastora agradeceu a presença de todos/as com o versículo Lema da Semana. Convidando para preparar o altar com símbolos gaúchos e objetos que são usados em nosso dia a dia. Houve a participação de crianças jovens e seus familiares. Como também do  Grupo de Canto da Comunidade; (maestrina Sara Klitzke, na gaita e violão, Sr. Wilsom Siis e Siegmar Klitzke violões) o Grupo cantou as canções, Céu, sol ,sul, Terra e Cor, Querência amada, O Pai Nosso e Quão bondoso amigo é Cristo.
O sr.Carlos Watermann e seus filhos Amanda e Henrique participaram declamando  e contando a história sobre os dois lenços rivais , Chimango e Maragato.
                 O Sr. Fabiano dos Reis participou declamando e cantando, a canção Pilares de Miro Saldanha.  Também houve a participação surpresa do Sr. Geverson Zimmermann (prefeito de Estação), que falou sobre sua experiência em CTG por 16 anos  e   cantou  as canções; o Vento, Oh de casa e no final do culto O Hino do Rio Grande do Sul, (toda comunidade cantou junto).
                O tema da mensagem pastoral foi sobre o Evangelho segundo Mateus 6.9-15 a oração do Pai Nosso, oração que Jesus ensina a toda a humanidade. Aprendemos com Jesus a importância da   oração para a paz,  na vida familiar e comunitária e sociedade que nos cerca, em especial o perdão restaurador de Deus a toda humanidade.
O presidente da Comunidade também trouxe um histórico sobre o carvalho que está plantado no pátio da comunidade ha  92 anos, segundo ele parece ser o terceiro maior carvalho da região. A bênção final foi proferida pela pastora com a ajuda toda equipe de liturgia.
Também  houve no culto de ontem a apresentação de novos membros o casal Leide e Marcos Garmartz e seu filho João. Eles vieram de Santa Catarina e foram apresentados no culto ontem e receberam de lembrança um Castelo Forte das mãos do presidente da comunidade

Após o culto foi servido o costelão na brasa. Agradecemos a todas as famílias que compareceram no culto e no almoço. E as equipes de trabalho para o saboroso almoço com a tradicional cuca alemã e o II  costelão na brasa. Deus os abençoe com saúde e muitas alegrias. Presbitério da Comunidade São João e pastora Jaqueline.



domingo, 7 de setembro de 2014

Escola Sinodal Sete de Setembro de Não Me Toque: 100 anos investindo em educação de qualidade

Vivemos, aprendemos e com o Sete crescemos
Equipe de ouro da Escola Sete

Escola Sinodal Sete de Setembro de Não-Me-Toque completou 100 anos de história. Para comemorar importante data, aconteceu um jantar dançante nas dependências da Comunidade Martin Luther, com presença da Prefeita Municipal, Senhora Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, o Presidente do Legislativo Municipal Gilson dos Santos, o Diretor da Rede Sinodal de Educação Waldir Scheuermann, Pastor Sinodal João Willig, Pastor de Não-Me-Toque Fábio Staggemeier, ex-diretores e professores da Escola e membros do Presbitério da Comunidade Evangélica, que é a mantenedora da Escola.
A família é o fundamento da sociedade, sendo a base de toda a formação do carater dos valores humanos. Desde 1914 família da Escola Sinodal Sete de Setembro prepara seus filhos para que consigam construir um futuro de honra e sucesso, a partir do desenvolvimento integral do aluno e aluna, com dedicação, ética e profissionalismo. Uma família necessita de cuidados constantes para crescer e se desenvolver, por isso há investimento na formação continuada dos professores e professoras, para que enriqueçam as suas práticas pedagógicas.
Toda estrutura familiar necessita de bases sólidas, portanto a Escola mais antiga de Não-Me-Toque e região faz parte de uma Rede com 56 Escolas, presentes em 6 Estados Brasileiros. Além de constantemente aperfeiçoar suas atividades, há investimentos na estrutura física, porque os membros da família precisam de um lar que ofereça segurança e proteção. Alicerçado em valores cristãos, há possibilidade de desconto escolar de acordo com a renda per capita.
A Escola Sinodal Sete de Setembro visa desempenhar um papel concreto na vida de todos e todas que há compõe.

PARABÉNS FAMÍLIA SETE DE SETEMBRO!!
Jantar do Centenário

Diretora do Colégio Marlene Gatti

Pastor Fábio Staggemeier

Comunidade da Linha Oito (Paróquia Coronel Barros) recebeu Conselho Sinodal

Relato dos Setores de Trabalho
De acordo com o Estatuto do Sínodo Planalto Rio-Grandense – IECLB, artigo 15, inciso II, foram convocados todos Conselheiros e Conselheiras, para a reunião previamente agendada, dia 06 de setembro às 09:00hs (Chegada e café às 08h30min), tendo como anfitriã a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Coronel Barros, e sendo realizada nas dependências da Comunidade Evangélica da Linha Oito.
A Paróquia e Comunidade recepcionaram carinhosamente os/as Conselheiros/as. O Presidente do Sínodo, Sr. Dirceu Olair Hoffstaedter, saudou e agradeceu a Comunidade anfitriã. Também o Presidente da Comunidade, Sr. Edemar Schultz expressou a alegria de receber tão importante reunião na Comunidade da Linha Oito.
O Presidente da Paróquia, Sr. Leandro Essenberg, fez um relato das atividades e dos trabalhos existentes em Coronel Barros. E, a Pastora local, Pa. Carla Andreia Grossmann, conduziu a meditação, baseada em 1 Timóteo.
A reunião aconteceu com a seguinte ordem do dia:

  1. Abertura.
  2. Meditação – Pastora Carla Andreia Grossmann.
  3. Espaço para Paróquia de Coronel Barros.
  4. Aprovação da Ata da reunião do Conselho Sinodal (Tapejara,  14 de junho de 2014).
  5. Planejamento Estratégico: Paróquia do Planalto Médio
  6. Informações do Conselho da Igreja.
  7. Assuntos de Paróquias, Ministros/as.
  8. Encaminhamentos Sinodais para 2015 (indicações dos conselheiros/as,  datas 2015, etc).
  9. Compromisso com Revista Novolhar e patrocínio para Vade Mecun 2015
  10. Finanças (Prestação de Contas Intermediária 2014.
  11. Espaço do OASE, LELUT, COSIJE, Lar da Igreja, OGA, Movimento Encontrão  e demais Setores de Trabalho.
  12. Diversos:  
Também houve a reunião do Conselho Sinodal da JE (COSIJE) que tratou de assuntos da JE Sinodal.

O Conselho Sinodal agradece o carinho recebido da Comunidade da Linha Oito e Paróquia de Coronel Barros.
Mesa Diretora

COSIJE teve sua reunião paralela

Culto festivo na Comunidade de Victor Graeff com apresentação da Candidata ao Ministério Pastoral Camila Elisa Schütz

Camila Elisa Schütz - Candidata ao Ministério Pastoral
O primeiro domingo de setembro é dia da Festa anual da Comunidade de Victor Graeff (Paróquia Alto Jacuí). O Culto foi conduzido pelo Pastor Cláudio Luiz De Marchi e a pregação esteve a cargo do Pastor Sinodal João Willig que também procedeu com a instalação da Candidata ao Ministério Pastoral Camila Elisa Schütz.
Camila Elisa Schütz tem 25 anos, é casada com Roberto Arnhold. Nasceu em Doutor Maurício Cardoso, filha de Ione Ziegler Schütz e Mauri Schütz. Realizou o estágio na Paróquia de Estrela sob a mentoria da Pastora Ângela Ulrich e Pastor Gilciney Tetzner. Iniciou os estudos teológicos no ano de 2008, concluindo em 2014. Durante os estudos realizou intercâmbio com a Alemanha (Neuendettelsau).
A Candidata Camila iniciou o Período Prático no dia 16 de agosto e ficará na Paróquia Alto Jacuí até janeiro de 2016.
O domingo festivo foi significativo para a Comunidade de Victor Graeff, para a Paróquia Alto Jacuí e, de maneira especial, para a Candidata Camila. Seus pais, sogros, esposo irmã e cunhada estiveram presente na instalação.

Também foi um momento especial para o Pastor Sinodal João Willig e Pastora Sonja Hendrich Jauregui, que foram homenageados pela Paróquia Alto Jacuí, pelo trabalho no Sínodo e na OASE.

Veja mais fotos no SITE Luteranos: Culto festivo na Comunidade de Victor Graeff com apresentação da Candidata ao Ministério Pastoral Camila Elisa Schütz

Bênção invocada sobre a Candidata Camila

Candidata Camila e Mentor Pastor Cláudio

Familia Schütz e família Arnhold