sábado, 9 de agosto de 2014

Graça , dom , presente...

“Justificados, pois mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso pela fé a esta graça...”  Rm 5.1-2
Graça , dom , presente... Quem de nós não gosta de ganhar presentes, não é mesmo? Há diferentes formas de se presentear. Porém, não há dúvida que o maior presente que recebemos de Deus é a própria vida.
Nos primeiros 8 capítulos da carta aos Romanos, onde estão inseridos os versículos acima, Paulo expôs sucessivamente as doutrinas da justificação, santificação e glorificação. Resumindo, ele ensina que a justiça de Deus vem pela fé e não pela lei, regras, tradições, rituais, etc.  
O povo de Israel era um povo que vivia muito fechado em suas tradições e costumes e interpretaram mal o seu chamado e vocação achando que era o único povo escolhido por Deus, para formar uma raça separada das demais, cuja bênção seria transferida automaticamente de geração a geração através de um ritual, de um sinal chamado circuncisão.
Vivendo  em seu mundo e a sua maneira, esse povo esqueceu-se das bênçãos de Deus. É claro que eles esperavam o Messias com grande ansiedade. Porém, quando Jesus veio ao mundo, os israelitas ficaram muito frustrados pois , ao invés de forte e poderoso, Cristo veio humilde,  sem formosura ou encanto. Ou seja, a “embalagem” na qual o grande presente da humanidade veio embrulhado não agradou. Essa falta de beleza na embalagem transformou-se num motivo de tropeço na fé para muitos que se diziam fiéis.
Querido irmão, querida irmã, também nós muitas vezes, a exemplo dos israelitas, nos deixamos levar pelas aparências, nos esquecendo de que, nem sempre embalagens bonitas guardam grandes tesouros; muitas vezes os grandes tesouros estão em embalagens bem simples.
Há um conhecido provérbio que nos ajuda a superar esse preconceito que diz: “não julgues um livro pela capa”. Aliás, essa atitude de se deixar levar pela aparência faz parte do nosso cotidiano.
Quando vamos ao supermercado, por exemplo, escolhemos as frutas e verduras sempre a maior, a mais bonita, mesmo que ela venha carregada de agrotóxicos. Também nós, como os israelitas, nos desviamos da presença de Deus, deixamos de conhecer a sua vontade e temos dificuldades de aceitar as revelações de Deus que vêm diferente daquilo que esperávamos. Ou seja, a embalagem não agradou, por isso é descartada.
Por amor ao mundo perdido, Deus enviou seu filho Jesus Cristo para nos dar vida nova e salvação. Que presente maravilhoso! Vamos  cuidar com carinho desta maravilhosa graça. Que assim seja. Amém.

Pastor Adi Pfeiffer
Comunidade Evangélica Ijuí


Nenhum comentário:

Postar um comentário