sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Ministras e Ministros do Sínodo Planalto Rio-Grandense

A pedido colocamos uma montagem/colagem das Ministras e Ministros do Sínodo Planalto Rio-Grandense:



Ministros e Ministras do Sínodo Planalto Rio-Grandense

Ajuricaba:
Pastor Ildo Bauer
Pastora Lourdes Kophal Knecht

Alto Jacuí
Pastor Cláudio Luiz De Marchi
Candidata ao Ministério Pastoral Camila Elisa Schütz

Augusto Pestana
Pastora Sirlei Borchardt Nether

Carazinho:
Pastor Gilmar do Nascimento
Candidata ao Ministério Pastoral Maíze Katiane Dhein
Pastor Emérito Rudi Kich
Pastor Emérito Valdemar Lückemeyer

Chapada
Pastor Carlos Roberto Frühauf
Pastora Mariele Daiana Lamb

Condor
Pastora Dulce Engster
Catequista Waldir Engster

Coronel Barros
Pastora Carla Andrea Grossmann
Pastor Licenciado Armindo Holler

Cruz Alta
Pastor Mateus Holz Tasso

Ernestina
Pastor Jonas Ronei Gunsch
Diácona Emérita Alda Sprandel

Getúlio Vargas
Pastora Jaqueline Michel Piazza

Ibirubá
Pastor Ademir Edison Trentini
Diácona Roselaine Plentz Wolter
Pastor Rogério Richter

Ijuí
Pastora Ana Isa dos Reis
Pastor Adi Pfeiffer
Pastor Luciano Miranda Martins
Pastor Emério Hans Strunck
Pastor Emérito Jairo dos Santos
Pastor Emérito Martin Johannes Kirsch

Ijuí Paz
Missionária Elfriede Krause
Pastor Emérito Walter Ernesto Ludwig

Linha Três Oeste
Pastor Ricardo Cassen
Pastora Adriane Lorenz Cassen

Não-Me-Toque
Pastor Fábio Staggemeier

Panambi
Pastor Telmo Noé Emerich
Pastor Emérito Arry Rodolfo Müller
Diácono Emérito Sadi Moreira

Panambi Boa Nova
Pastor Danilo Starosky
Pastor Eder Alexandre Bartz
Missionária Voluntária Waltraut Müller

Panambi Sul
Pastor Osmar Diesel

Passo Fundo
Pastor José Manuel Prelicz Kowalska

Planalto Médio
Pastora Sonja Hendrich Jauregui
Pastor João Willig

Quinze de Novembro
Pastor Cesar Antônio de Neiverth

Tapejara
Pastor Jonas Krause
Diácona Sissi Georg

Tapera
 Pastora Mariza Eckhardt Neuberger

Xingu
Pastora Daniela Lamb



Somos vencedores!

Já faz algum tempo que li esta frase: “A dor é natural, mas o sofrimento uma escolha”. Desde o momento em que li essa frase ela continua presente na minha vida e constantemente é lembrada. Creio que ela tem muito a ver com o que Jesus nos diz em João 16.33: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Não há como negar que durante o dia somos surpreendidos por diversas emoções boas que nos motivam como a alegria, a tranquilidade, a paixão, mas também com emoções indesejáveis como a ansiedade, nervosismo e medo. As emoções são o resultado daquilo que vivemos ou sentimos e, independente, se boa ou ruim, temos que estar preparados.
Jesus não foi um homem que viveu alheio a nossa humanidade. Ele sabia que no mundo teremos tribulações e que estas, consequentemente, nos trarão emoções indesejáveis que se cultivadas em nossos corações poderão desestruturar nossas vidas tornando-nos suscetíveis ao desequilíbrio físico e emocional e por fim, nos afastando de nossos sonhos tão desejados. As aflições são inerentes ao mundo em que vivemos e eventualmente aparecerão em nossas vidas. O que distingue aqueles que desejam alcançar seus sonhos, daqueles que preferem desistir deles é a forma de como lidam com essas aflições, emoções, sentimentos, depende como queira chamar o que você sente.
Há os que preferem não continuar no caminho rumo à superação e se acomodam, se amedrontam, não buscam controlar suas emoções e vivem o sofrimento esperando que este termine para que assim possam continuar sua jornada. Mas, na maioria das vezes, devido sua própria inércia, o sofrimento não termina e mesmo quando chega ao fim eles se encontram fracos, sem ânimo para prosseguir, desistindo de seus planos, mergulhando no mar de tristeza e depressão.
Aqueles que desejam atingir seu alvo e materializar suas perspectivas, mesmo diante de qualquer dificuldade, persistem em seus sonhos, controlam suas emoções, não se amedrontam diante das tribulações, mas a enfrentam com bom ânimo, buscando a paz mesmo em meio as enormes tormentas da vida. Sim, estes são aqueles que sabem que o sol voltará a brilhar.
O segredo de Jesus, que venceu as mais gigantescas aflições, era a certeza de que não estava sozinho e que Deus, o todo poderoso estava com Ele. Este também deve ser o nosso segredo, pois este mesmo Jesus diz para nós hoje “…tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Não importa a tribulação que você esteja passando, tenha bom ânimo, se inspire no vencedor que é Cristo e tenha certeza que Deus estará ao do seu lado.

Tenha uma ótima e abençoada semana!

Pastor Luciano Miranda Martins
Pastorado Escolar da Rede Sinodal de Educação no CEAP – Ijuí/RS


Instalação da PPHMista Maíze Katiane Dhein

Candidata ao Ministério Pastoral Maíze Katiane  Dhein
No domingo 31 de agosto, com início às 09h00, acontecerá o Culto de Instalação da Candidata ao Ministério Pastoral Maíze Katiane Dhein, na Comunidade Evangélica de Carazinho.


A Instalação estará a cargo do Pastor Sinodal João Willig e o Culto será celebrado pelo Pastor Gilmar do Nascimento e pela Candidata Maíze. Ela estará em Carazinho por 17 meses. Em oração vamos pedir a Deus que abençoe o trabalho e o aprendizado neste período, e, que Paróquia e Candidata sejam abençoadas por Deus.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Culto Festivo na Comunidade em Ernestina

No ultimo domingo dia 24 de agosto aconteceu na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Ernestina mais uma tradicional festa da comunidade.
A festa teve inicio as 10:00 horas com um culto festivo celebrado pelo P. Jonas Ronei Gunsch e logo após o culto foi servido um delicioso almoço com churrasco, cucas e saladas.
Já pela parte da tarde teve inicio uma animada reunião dançante com animação da Super Banda Happy Brass e o sorteio da Rifa, desta foi destinado o valor de um número por bloco para a Campanha Nacional de Missão VAI e VEM.
Também registramos a presença no culto e na festa do prefeito municipal de Ernestina Sr. Odir João Boehm e do presidente da Paróquia Sr. Casemiro Seelig.

A diretoria da comunidade agradece a todos os membros que de uma forma ou outra colaboraram para a realização desta festa.   

Fotos e matéria enviadas por Luciano Voigt de Ernestina

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem


 Mateus 5.38-48
Neste ultimo domingo, na porta da igreja falávamos de vários assuntos, até que chegamos na segurança pública. Me assustou novamente a quantidade de pessoas do nosso meio sugerindo “pena de morte” para os “malvados”. Lembrei desse texto e lembrei que a tempo havia escrito o que segue abaixo, como eu sou o responsável pela meditação destes dias aí vai:
Gostaria de compartilhar e convidá-lo a ler o texto de Mateus 5.38-48...

Já no v.38 deste texto, Jesus aponta para um tema extremamente em alta, não só para a sua época, mas também para nós hoje, a saber, a vingança. Jesus cita a lei de talião que havia muito tempo, estava sendo usada na terra de Israel. Olho por olho, dente por dente não era novidade para os israelitas. Por outro lado, também não é novidade para nós.
Os fariseus eram os maiores praticantes desta lei. Levítico diz que aquele ou aquela que for pego em adultério deve ser morto, e por isso os fariseus queriam apedrejar a mulher que fora pega nesta situação. Os fariseus também não cumprimentavam os publicanos e as pessoas mais simples, pois acreditavam que os pecados destas pessoas ofendiam a Deus, e isso não podia acontecer. (O cumprimento da época era; “Paz seja contigo”). Ou seja os fariseus não queriam paz para os “pecadores” do ponto de vista deles.
Mas seguindo o texto, vem também a palavra; “se alguém te ferir a face direita”. A pior coisa para a honra de um judeu era ser surpreendido com uma pancada no rosto. A isto, geralmente se reagia com agressão maior ainda, ou até mesmo com a morte.
No entanto, não são apenas os fariseus os praticantes da lei de Talião. Também nós consideramos a vingança em alto preço. Até sabemos como ela é melhor, pois o nosso ditado diz que “vingança é um prato que se come frio”. Vivemos tão envolvidos nas pequenas e grandes vinganças, nos pequenos e grandes ódios que já nem notamos o que se passa conosco e ao nosso redor. Não notamos mais com que facilidade se exige a pena de morte de uns e se aceita a liberdade de outros. Isso parece uma selva, uns correm para morder com força, e outros correm inutilmente para se defender.
Mas não é apenas nessas grandes coisas que a injustiça aparece. Basta alguém nos chutar a canela, e já queremos devolver quebrando a canela do outro, apenas por vingança. Na atualidade, se o filho grita, o Pai responde com o dobro da voz, se é o Pai que grita, o filho mal escuta e aí sai chutando a porta e resmungando. E olha que isso são coisas extremamente pequenas, imaginem vocês o que somos capazes de fazer por causa de coisas maiores. No entanto, não são só essas coisas pessoais que são injustiça. Também, o racismo é questão de injustiça, também a criança de rua, o morador da ponte e o idoso sem teto, são injustiças. Os poderosos, que poderiam ajudar, pelo contrário, ficam cada vez mais ricos, sempre oprimindo os desfavorecidos.
 Sabemos claramente que por seu instinto de sobrevivência, o ser humano nunca vai deixar de reagir, nunca vai deixar de cometer injustiças. Mas enquanto a reação estiver dentro de parâmetros saudáveis, não há problema, mas ultimamente não temos mais sabido distinguir o que é saudável e o que é prejudicial ao próximo.
Também por isso, o Antigo Testamento fez leis rígidas para que não houvesse abuso. Mas essas leis, no tempo de Jesus já estavam muito distorcidas pelos fariseus, e então Jesus renova-as. Àquelas leis rudes, àquelas leis vingativas, Jesus acrescenta algo totalmente novo. Jesus acrescenta o amor. Jesus praticamente diz; “não pode ser mais dente por dente, tem que ser de outra maneira têm que ser assim; se alguém te bater em um lado do rosto ofereça também o outro, se alguém te pedir parte do que é teu, daí-lhe em dobro...” vejam que Jesus inverte a atualidade, ao invés de pagar mal com mal, Jesus propõe pagar mal com bem. Vejam que quando Jesus diz aos seus discípulos para fazerem o bem, Ele quer mostrar a ignorância do malfeitor.
Portanto, com essa inversão de valores, Jesus quer dizer aos seus discípulos que eles, como seus seguidores, não podem mais se deixar levar pela má conduta de outros. Aliás os discípulos de Jesus são por Ele, sempre de novo, convidados a não se deixarem governar pela maldade. Não podem tornar-se escravos de seus caprichos e atos maldosos, que retribuem com injustiça ainda maior, e ofensa ainda mais grave. Pois o que deve guiar um discípulo de Jesus é única e exclusivamente a palavra de Deus. Discípulos de Jesus são grandes demais para se deixar afetar pela violência do outro, pela injustiça do outro. Afinal de contas o braço de Deus é mais longo. Ele sabe cada palavra que causou desgraça e dor. Por isso, é melhor sofrer injustiça, do que cometer a menor das desgraças.
Notem, pois, que o amor muda tudo. Se reagirmos a uma briga com outra briga, iremos acabar no caus. Mas se reagirmos a uma ofensa com amor, vai haver transformação. O amor causa comunhão, causa aproximação. O amor cristão é aquele que leva a amar até mesmo aquele que não merece ser amado. E esse amor traz sabedoria, pois é um amor baseado em Deus, é um amor que tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (1Co 13.7). O amor, constantemente tem que ser usado contra o mal.
Não se enganem pensando que o amor de Deus não incomoda ninguém. Aliás, muito pelo contrário, o amor de Deus constrange aquele que agride, constrange àquele que pratica a injustiça.
Com seu amor Jesus tranqüilizou o coração dos cegos, dos coxos, dos endemoniados, da mulher adúltera, da sogra de Pedro e de outras tantas pessoas. Vejam que todas estas pessoas estavam mergulhadas na injustiça cotidiana. Também, o amor de Jesus, incomodou a cúpula romana, constrangeu os negociantes do templo e jamais agradou aos fariseus, que por demais gostavam de injustiças. Penso que hoje, nós como Igreja Cristã não temos incomodado nenhum pouco aos poderosos e opressores. Temo então, que estamos desagradando aos oprimidos que gritam por socorro.
Certa vez, Aristides, um filósofo, ateu, que vivia perto de um grupo cristão, escreveu o seguinte;
“Os cristãos andam em humildade e bondade, não existe falsidade entre eles, amam uns aos outros, não desprezam as viúvas, nem molestam o órfão. Aquele que tem dá liberalmente para o que não tem. Quando encontram um estrangeiro, logo lhe dão acolhida e se alegram como se fosse um irmão. Porque eles se chamam de irmãos no Espírito de seu Deus.”
 Portanto penso que o gelo não derrete com tempestade e geada, mas sim com calmaria e calor do sol. Ódio e desejo de vingança, egoísmo e ira, a língua maldosa e o coração endurecido são dissolvidos pelo amor. Mas para que isto aconteça, nós precisamos levar a sério à palavra restante do texto que diz;

Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem o mesmo os publicanos? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis mais? Não fazem os gentios o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.


Amém. 

P. Jonas Ronei Gunsch – Ernestina-RS.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

17º Encontro de Coros da OASE lotou dependências da Comunidade Martim Lutero

Paróquia Boa Nova de Panambi
O dia 20 de agosto de 2014, inverno brasileiro, parecia um dia de primavera ou mesmo um veranico de agosto. 328 coralistas da OASE, 16 Corais e 3 Grupos de Cordas  trouxeram lindos cantos e contaram com uma plateia participativa e entusiasmada.

O Encontro Sinodal de Coros da OASE é realizado há 17 anos, interruptamente, promovendo  o canto coral e instrumental. Bem como é uma linda oportunidade de encontro das OASE do Sínodo Planalto Rio-Grandense. Foi acordado que no próximo ano o Encontro acontecerá na Paróquia do Planalto Médio.

Junto com as apresentações houve esquetes, canto conjunto, oração, meditação. As OASEs da Comunidade Martim Lutero e da Paróquia Boa Nova receberam calorosamente as coralistas. O Vice-Prefeito de Panambi, Sr. José Luiz de Mello Almeida, trouxe uma mensagem em nome do município, alegrou-se que mulheres da OASE reúnem-se para cantar, encantar e mostrar a cultura destes grupos tão valiosos nas comunidades. Também fizeram uso da palavra os Pastores locais Danilo Starosky e Eder Bartz. A meditação de abertura esteve a cargo da Pastora Orientadora da OASE, Pa. Dulce Engster (Paróquia de Condor)e a meditação de encerramento e oração final foram compartilhadas pelo Pastor Vice-Orientador da OASE, P. Adi Pfeiffer (Comunidade Evangélica Ijuí). A bênção final foi proferida pelo Pastor Sinodal João Willig.

O Grupo local apresentou divertidíssimos esquetes. A Paróquia Boa Nova esteve representada pela Vice-Presidente, Srª Ângela Wendland. A Coordenadora Paroquial (Paróquia Boa Nova de Panambi), Srª Siegried Schmidt, expressou a alegria em recepcionar esse evento que engrandece a Paróquia Boa Nova . Também estiveram presentes o Presidente do Conselho Sinodal (Sr. Dirceu Olair Hoffstaedter) e a Diretoria da OASE. Cada coral pode cantar três hinos, sendo dois sacros e um pode ser folclórico. Foi um dia abençoado, e de muita alegria. Somos gratos ao nosso bom DEUS, por mais um encontro. Obrigado a todas pela presença e colaboração, enfatizou a Diretoria da OASE.

Foram os seguintes Corais que participaram do 17º Encontro Sinodal:
Coral da OASE Martim Lutero (Paróquia Boa Nova)
Coral da OASE de Panambi (Comunidade Panambi Centro)
Coral Amizade da OASE Arco Iris (Paróquia Panambi Sul)
Grupo de Violão Louvai (Panambi Centro)                           
Coral Katharina Von Bora (Paróquia de Tapera)
Coral da OASE do Lar da Igreja (Paróquia Panambi Centro)
Coral OASE de Quinze de Novembro (Paróquia Quinze de Novembro)
Coral OASE de Ibirubá (Paróquia de Ibirubá)
Coral OASE Bairro São José (Paróquia Ijuí Paz)
Coral OASE de Condor (Paróquia de Condor)
Coral OASE Ijuí Centro (Comunidade Evangélica Ijuí)
Coral da OASE Santo André (Paróquia Augusto Pestana)
Grupo de Cordas da OASE Martim Lutero (Paróquia Boa Nova)
Coral da OASE de Não Me Toque (Paróquia de Não Me Toque)
Coral da OASE de Carazinho (Comunidade de Carazinho)
Coral da OASE Rincão Frente (Paróquia Boa Nova)
Coral da OASE de Chorão (Paróquia Linha Três Oeste)
Grupo de Violão Adoração (Paróquia Panambi Centro)
Coral OASE Martim Lutero (Paróquia Linha Três Oeste)









quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Poder Legislativo de Ibirubá homenageia JE - Tsunamy

JE Tsunamy homenageada pelos vereadores de Ibirubá
O Poder Legislativo, Câmara de Vereadores de Ibirubá, por unanimidade, na sessão ordinária do dia 21 de julho de 2014 decidiu homenagear o grupo de Juventude Evangélica Ibirubá – TSUNAMY, como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido com jovens, promovendo o aprendizado e a integração através de diversas atividades. Com a entrega de uma PLACA EM RECONHECIMENTO.
            Aos dezoito dias do mês de agosto de dois mil e quatorze a Câmara de Vereadores de Ibirubá,  prestou uma singela homenagem a Juventude Evangélica TSUNAMY. Fomos reconhecidos oficialmente em uma sessão ordinária. Devido ao trabalho que estamos desenvolvendo ao longo desses dois anos de JE, pelo grupo unido e homogêneo que formamos. Na PLACA EM RECONHECIMENTO consta:” A Igreja ao se aproximar dos jovens, busca resgatar neles o verdadeiro espírito da juventude, fazendo com que eles a vivam intensamente e em comunhão com Deus! Desta forma desejamos que este Grupo se perpetue, agregando cada vez mais jovens, para que unidos possam demonstrar que com fé e perseverança podemos ser cada dia melhores.”
A Juventude Evangélica Ibirubá – TSUNAMY, pertencente a Paróquia Evangélica Ibirubá; ao Sínodo Planalto Rio-Grandense; a IECLB,  se sente feliz com essa momento, com suas realizações e homenagens recebidas. No entanto, está ciente que seu trabalho, suas ações, seu vivenciar cotidiano está sendo visto pela Sociedade. E isto faz com que se torne cada vez mais um ato de RESPONSABILIDADE fazer parte da Juventude Evangélica! O jovem não é “geração do futuro”... O jovem é participante ativo da sua Realidade. É Protagonista do seu tempo!  Protagonista de suas ações que cada vez mais estão iluminando e gerando uma corrente de cooperação na nossa Sociedade. Somos uma onda crescente e vibrante! Somos TSUNAMY! Somos Juventude Evangélica! Somos IECLB! Somos “GerAção JE no Mundo”!!!
Ibirubá, 20 de agosto de 2014
Christian Rodrigo Klein
Gustavo Martins Gehm

Thales Guilherme Prediger
Pastor Rogério recebe placa comemorativa 2
Pastor Rogério Richter
Momento da Sessão em Homenagem a JE 

domingo, 17 de agosto de 2014

Juventude Evangélica TSUNAMY - Ibirubá/RS

JE no Rancho Prediger - Arroio Grande - Selbach
Um pouco de sua história
A Juventude Evangélica TSUNAMY iniciou no dia 7 de fevereiro de 2012, após o Pastor Rogério Richter chegar à Paróquia de Ibirubá. As atividades se iniciaram com um grupo de louvor composto por alguns jovens, paralelo a isso, criou-se também um grupo instrumental com aulas de violão ministradas pelo Pastor.
            No início o grupo não tinha muita expressividade numérica, mas tinha a vontade de crescer e de participar na Comunidade, aos poucos cada membro foi trazendo um ou mais amigos, para as aulas de violão e para o louvor.

No decorrer da caminhada também surgiu a ideia de ampliar as atividades, não se mantendo somente as aulas de violão e louvor, sugeriu-se então que o ginásio da Comunidade fosse utilizado, e lá os jovens poderiam praticar algumas atividades interativas, como por exemplo, vôleibol e futsal. Com isso, o grupo foi crescendo rapidamente, dos sete jovens que iniciaram as atividades, desenvolveu-se e hoje chega há aproximadamente trezentos e sessenta jovens inscritos e participantes em alguma faceta da juventude. Na imagem abaixo, uma parte do grupo TSUNAMY reunido para o almoço no Rancho Prediger.
Após certo período, surgiu por parte dos jovens a idéia de confeccionar uma camiseta exclusiva do grupo. Algo único, que pudesse identificá-los como grupo unido que formavam. Então foi desenvolvido um modelo na cor verde, onde cada jovem teria estampado nas costas um número, que seria individual e exclusivo, a idéia foi bem aceita por todos e hoje cada jovem possui a sua, com seu nome e número. A camiseta trazia também o nome "JE Ibirubá" estampado, ao que posteriormente foi agregado o nome ‘TSUNAMY’ que hoje identifica a juventude.
Este nome foi criado em função do grupo representar um movimento crescente, forte e expressivo, como uma grande onda, porém por sua vez, esta onda verde não deixa destruição, pelo contrário, é geradora de ações que constroem, unem e edificam nossa Igreja e a sociedade em que estamos inseridos. Por isso, para diferenciar de um ‘tsunami da natureza’, foi utilizada a palavra em letras maiúsculas, e substituída a letra “i” por “Y”, formando assim, JE TSUNAMY, grupo de FÉ e AÇÃO dentro de nossa sociedade.
Com o fortalecimento do grupo, a participação nos eventos Paroquiais, Sinodais e Nacionais começou a fazer parte das atividades. Dentre eles, Acampamento Repartir Juntos (ARJ), Acampamento Cultural e Artístico da Juventude Evangélica (ACAJE), Torneio Esportivo, Oficina de Lideranças, Congresso Nacional da Juventude Evangélica (CONGRENAJE). O primeiro evento sinodal oficial da juventude TSUNAMY foi o ARJ que no ano de 2013 foi realizado em Ijuí – RS, e o primeiro a nível nacional foi o CONGRENAJE, em Espigão do Oeste – RO, em 2014.
Com o decorrer do tempo e dos trabalhos realizados pela nossa onda jovem, fomos ganhando força e também reconhecimento. Primeiramente por parte dos membros da nossa Paróquia e posteriormente diante da população Ibirubense.  Fomos o primeiro grupo de jovens a levar o nome de Ibirubá tão longe, a Espigão do Oeste no Estado de Rondônia, no maior evento da Juventude Evangélica (JE). Sem sombra de dúvidas, foi um grande trabalho para que isso acontecesse, foram muitos números de rifa vendidos, muitas pizzas feitas e também vários colaboradores. O que mais motiva nosso grupo é o reconhecimento, saber que o nosso trabalho está sendo notado e está contribuindo em algumas faces da Paróquia Ibirubense.
Ibirubá, 20 de agosto de 2014
Christian Rodrigo Klein
Gustavo Martins Gehm

Thales Guilherme Prediger

Adicionar legenda


Veja matéria no Site Luteranos

sábado, 16 de agosto de 2014

17º Encontro de Coros da OASE

A OASE Sinodal convida para o 17º Encontro Sinodal de Coros da OASE que acontecerá no dia 20 de agosto de 2014, na Comunidade Martin Lutero, Paróquia Boa Nova de Panambi. O início está previsto para 09h00 minutos.
A Ficha de Inscrição, que foi enviada a todas as Coordenadoras Paroquiais, deverá ser devolvida até o dia 15 de agosto. Favor enviar à Presidente da OASE, Senhora Delci Adam ou à Secretária, Senhora Isoldi Fuchs (endereços estão na Agenda da OASE).
Informar também a Coordenadora da Paróquia Boa Nova de Panambi, Senhora Siegried Schmidt, pelo telefone (55) 3375 2167. A OASE local precisará preparar almoço e lanches. O valor será de R$ 20,00 (lanche da manhã, almoço e lanche da tarde). Favor trazer pratos e talheres.
                                                                           
Cordiais saudações

Isoldi P. Fuchs

Secretária Sinodal da OASE

Previsão do tempo

Como está o tempo dentro de você? Talvez você seja alguém tão ocupado que nunca parou para pensar quanto tempo faz que o seu horizonte interior não muda! Sempre acorda com a mesma previsão:

“Situação interior, do coração, hoje, sujeita a chuvas e trovoadas em todo o período”.

É legal lembrar o que fala a Palavra de Deus:

“Eu vim para que você tenha vida, e vida em abundância.” João 10.10

Saiba que você pode hoje, com a ajuda de Deus, mudar sua “previsão interior”. Deus quer estar ao seu lado, Ele fez um pacto eterno contigo, estar junto de ti em todos os momentos da tua vida. Então essa vida abundante, ou seja, que transborda, que é completa, que transforma, que é forte, feliz e equilibrada virá a você transformando o “tempo”, de dentro para fora, fazendo-o uma nova pessoa. Encare de frente sua situação interior. Dê um tempo para você mesmo, decida mudar para muito melhor! Que você seja muito feliz, sempre.

Tudo de bom.


Mensagem recebida por e-mail.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Semente de Esperança 2015 - Encomendas

Companheiros e Companheiras de Caminhada,

Abaixo vocês podem ver nossa lista de comercialização do SE 2015.

Pedimos que, a partir desta listagem, façam vossas encomendas conforme o usual no respectivo CAM.

Aqui na Secretaria Administrativa estamos tentando continuar dando o suporte para a Semeadura do SE – neste ano 29 - com a novidade de estar sendo editado aos cuidados da Editora Sinodal em São Leopoldo.

Permanecemos a disposição para contatos e demais informações.

Atenciosamente,

Estagiário Igor Vinicius Roth  - das 13 h 30 min até 17 h 30 min   (49) 3647-0102)


Nilo Bidone Kolling – cel (49) 8817-1974
Semente de Esperança 2015

sábado, 9 de agosto de 2014

Graça , dom , presente...

“Justificados, pois mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso pela fé a esta graça...”  Rm 5.1-2
Graça , dom , presente... Quem de nós não gosta de ganhar presentes, não é mesmo? Há diferentes formas de se presentear. Porém, não há dúvida que o maior presente que recebemos de Deus é a própria vida.
Nos primeiros 8 capítulos da carta aos Romanos, onde estão inseridos os versículos acima, Paulo expôs sucessivamente as doutrinas da justificação, santificação e glorificação. Resumindo, ele ensina que a justiça de Deus vem pela fé e não pela lei, regras, tradições, rituais, etc.  
O povo de Israel era um povo que vivia muito fechado em suas tradições e costumes e interpretaram mal o seu chamado e vocação achando que era o único povo escolhido por Deus, para formar uma raça separada das demais, cuja bênção seria transferida automaticamente de geração a geração através de um ritual, de um sinal chamado circuncisão.
Vivendo  em seu mundo e a sua maneira, esse povo esqueceu-se das bênçãos de Deus. É claro que eles esperavam o Messias com grande ansiedade. Porém, quando Jesus veio ao mundo, os israelitas ficaram muito frustrados pois , ao invés de forte e poderoso, Cristo veio humilde,  sem formosura ou encanto. Ou seja, a “embalagem” na qual o grande presente da humanidade veio embrulhado não agradou. Essa falta de beleza na embalagem transformou-se num motivo de tropeço na fé para muitos que se diziam fiéis.
Querido irmão, querida irmã, também nós muitas vezes, a exemplo dos israelitas, nos deixamos levar pelas aparências, nos esquecendo de que, nem sempre embalagens bonitas guardam grandes tesouros; muitas vezes os grandes tesouros estão em embalagens bem simples.
Há um conhecido provérbio que nos ajuda a superar esse preconceito que diz: “não julgues um livro pela capa”. Aliás, essa atitude de se deixar levar pela aparência faz parte do nosso cotidiano.
Quando vamos ao supermercado, por exemplo, escolhemos as frutas e verduras sempre a maior, a mais bonita, mesmo que ela venha carregada de agrotóxicos. Também nós, como os israelitas, nos desviamos da presença de Deus, deixamos de conhecer a sua vontade e temos dificuldades de aceitar as revelações de Deus que vêm diferente daquilo que esperávamos. Ou seja, a embalagem não agradou, por isso é descartada.
Por amor ao mundo perdido, Deus enviou seu filho Jesus Cristo para nos dar vida nova e salvação. Que presente maravilhoso! Vamos  cuidar com carinho desta maravilhosa graça. Que assim seja. Amém.

Pastor Adi Pfeiffer
Comunidade Evangélica Ijuí


Juventude Evangélica - Agradecimento


JUVENTUDE EVANGÉLICA – IECLB
CONSELHO SINODAL DA JUVENTUDE EVANGÉLICA

SÍNODO PLANALTO RIO-GRANDENSE

AGRADECIMENTO 
        
         Durante os dias 20 a 25 de julho de 2014 em Espigão do Oeste/RO, no Sínodo da Amazônia, aconteceu o Congresso Nacional da Juventude Evangélica – CONGRENAJE. “Geração JE no mundo” este foi o tema trabalhado juntamente com o lema “Pois Nele vivemos, nos movemos e existimos, porque Dele também somos geração” baseado em Atos 17.28, uma semana em que jovens do Brasil inteiro se reuniram em torno de uma só voz e propósito.
         Durante a programação foram oferecidas palestras, oficinas, estudos bíblicos, noite cultural, momentos de meditação e louvor referente ao tema maior e de interesse dos jovens dos dezoito sínodos da IECLB. Um dos momentos mais importante e emocionantes foi o Grito da Juventude, onde os jovens caminharam pelas ruas da cidade, acompanhados por um trio elétrico, cantando hinos de louvor a Deus e transmitindo sua mensagem como jovens evangélicos protagonistas neste mundo.
É importante destacar a presença do Pastor Presidente Nestor Friederich, enfatizando a importância do jovem na igreja, na sociedade, e reforçando o apoio que se tem por parte da Secretaria Geral da IECLB para o trabalho com jovens.
         Além disso, durante o Congresso foram eleitos os novos Orientadores Teológicos e instalados os jovens do Conselho Nacional da JE para um período de dois anos. E foram lançadas propostas e perspectivas para a atuação da JE, adaptada a cada realidade de cada sínodo. Foi aprovado que o próximo Congrenaje será em Timbó/SC, em 2016, onde a ideia é realizar juntamente com o CONGRENAJE um grande encontro sul americano de jovens luteranos, enfatizando os 500 anos da Reforma.
         Com certeza este congresso foi um dos mais marcantes realizados até agora para a história da JE. Foi um momento onde muitas realidades distintas estavam reunidas, cada qual se expressando da sua maneira o seu modo de vida. Cada jovem trazendo em sua bagagem sua história, cada um expressando os desafios que superou para estar ali naquele momento, gaúchos ou capixabas, brancos ou negros, homem ou mulher, todos estavam motivados num só propósito, ser “Geração JE no mundo”
         Contudo, queremos expressar a nossa gratidão, dizer um Muito Obrigado pela ajuda que recebemos das comunidades, paróquia, sínodo e demais pessoas que nos auxiliaram, torceram e oraram para que a viagem transcorresse bem e de forma tranquila. Simplesmente temos que dizer “Muito obrigado!”
        
         
Conselho Sinodal da Juventude Evangélica

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Casa de Itajuba - Divulgação para temporada 2014/2015

Olá!         
Saudamos  a  cada  qual  com  as  palavras  de 1Coríntios  1.28-29:  "Para  destruir  o  que  o  mundo pensa que é importante, Deus escolheu aquilo que o mundo  despreza,  acha  humilde  e  diz  que  não  tem valor.  Isso  quer  dizer  que  ninguém  pode  ficar orgulhoso, pois sabe que está sendo visto por Deus".
Estão  abertas  as  reservas  para  a hospedagem  da  temporada  2014-2015  na  Casa  de
Itajuba, em Barra Velha/SC.  Boa parte dos ministros e  das  ministras  já  conhece  o  local.  Mesmo  assim, partilhamos algumas informações a mais a respeito. Esse local foi edificado por Missionários e Missionárias  noruegueses  quando  estiveram  atuando  especialmente  em  Santa  Catarina  por  meio  de  um convênio com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). O  objetivo era ter um local de descanso/veraneio para esses Missionários e Missionárias  –  e também para ministros e ministras da IECLB, quando houvesse vaga. Pelo que consta, o terreno foi doado por membros da IECLB,  na década de 1950, sendo que os recursos  para a construção do prédio vieram da Sociedade Missionária Norueguesa (SMN). O
prédio foi edificado em 1980. Ao ser encerrada a atuação da SMN em nosso contexto, o prédio e o local todo ficaram disponíveis para uso integral de ministros e ministras da IECLB.
O prédio da “Casa de Itajuba” fica à beira-mar e é composto de: - quatro apartamentos com dois quartos, com capacidade para seis pessoas por apartamento; - dois apartamentos com três quartos, com capacidade para dez pessoas por apartamento.
Os  apartamentos  são  equipados  com  cozinha  (pratos,  talheres,  panelas,  fogão,  geladeira,
liquidificador,  etc.),  sala  (mesa,  cadeiras,  sofá,  receptor  de  parabólica),  quartos  (uma  cama  de  casal, beliches), banheiro e sacada. Além disso, há ventilador, cadeira de praia e guarda-sol. Há ainda áreas comuns de encontro e confraternização.
Para a próxima temporada, os valores das contribuições de uso por apartamento por dia continuam basicamente iguais aos da temporada passada. Não houve reajuste. Houve diminuição do valor para o mês de fevereiro! Vejamos:
- de 20 de dezembro de 2014 a 31 de janeiro de 2015: R$ 148,00;
- de 01 de fevereiro a 31 de março de 2015: R$ 111,00.
As reservas têm sido feitas de acordo com a entrada dos pedidos. Ao encaminhar um pedido de reserva é importante considerar uma eventual flexibilidade de dois a três dias para antes ou para depois da data solicitada para o melhor enquadramento no calendário de hospedagem.
Quanto  à  contribuição  pelo  uso,  25%  do  valor  total deve  ser  contribuído  até  15  de  setembro  de 2014. Quanto ao  valor restante,  deve ser    repassado da seguinte maneira: 25% até 15 de outubro de 2014, 25% até 15 de novembro de 2014 e os outros  25% até 15 de dezembro de 2014. Enfim, até 15 de dezembro de 2014 o valor total da hospedagem precisa estar contribuída, de modo que não seja mais preocupação para as  férias.  Entretanto,  caso  alguém  tiver  alguma dificuldade  em  relação  a  essa  questão  pode  contatar para dialogarmos a respeito.
Os  pedidos  de  reserva  devem  ser encaminhados  para  o  e-mail:  sncitajuba@terra.com.br.
Caso necessário, pode ser estabelecido contato telefônico: 47 3379 1153 (Oi fixo), 47 8902 5059 (Claro), 47 9902 9680 (Tim) ou ainda 47 9117 6339 (Vivo).
No aguardo, enviamos abraços fraternais!
Pastor Claudir Burmann,

pela equipe de coordenação da Casa de Itajuba

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Torneio Sinodal da JE - Condor, 30/31 de agosto

COSIJE em frente Igreja Senhor dos Caminhos - Tapejara
CONSELHO SINODAL DA JUVENTUDE EVANGÉLICA
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Sínodo Planalto Rio-Grandense

Ijuí, junho de 2014.




“Em todas as situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou”
Romanos 8.37

Olá Pessoal, é com muita alegria que viemos por meio desta, convidar vocês a participarem do Torneio Sinodal da JE.
O Torneio não quer ser um espaço de disputa, mas, sim, um espaço de integração e de convivência. Por isso convidamos todos os grupos de JE, todos os jovens, inclusive aqueles que não jogam, para irem torcer, conviver e celebrar. Levem junto seus instrumentos musicais e sua alegria. Não se esqueçam de deixar em casa tudo aquilo que não nos edifica como jovens luteranos (bebidas alcoólicas, entorpecentes, etc.).
Neste ano iremos realizar o torneio de uma forma diferente, sem premiação por colocação e vencedores, mas sim, premiação por participação de todos aqueles(as) que forem ao torneio sinodal.
Não será permitido ir para o torneio com times formados. Os times serão formados por sorteios durante o torneio, para assim haver interação entre as JE e maior dinâmica e amizades entre os jovens.
Desta vez a Juventude Evangélica de Condor (Paróquia de Condor) estará recebendo vocês para o Torneio Sinodal da Juventude Evangélica que se realizará nos dias 30 e 31 de agosto de 2014, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Bruno Laux.
Segue em anexo a ficha de inscrição e recomendações para o Torneio.


Um grande abraço, Francisco Korb
Coordenador Sinodal da JE


segunda-feira, 4 de agosto de 2014

100 anos da Comunidade Evangélica Martin Luther - Não-Me-Toque

Culto com homenagens e festa comemoraram a data da IECLB em Não-Me-Toque


Templo da IECLB em Não-Me-Toque foi inaugurado em 1942
A Comunidade Evangélica Martin Luther esteve reunida em Culto pelo Jubileu de 100 anos. O culto celebrado pelo Pastor Fábio Staggemeier com participação do Pastor Sinodal João Willig, teve pronunciamento do Prefeito em Exercício Gilson dos Santos, do Presidente da Câmara Ibanez de Quadros e do Pároco da Comunidade Católica, Frei Leopoldo Frankowski, que citou Não-Me-Toque como exemplo de  ecumenismo. Também estiveram presentes a Secretária Municipal da Educação e Cultura Griselda Scholze Blau e o vereador Neuri Sprandel.
Com brilhante participação, o Coral Municipal e a Banda Luther interpretaram os cantos da celebração que foi concluída com o canto de parabéns, bolo e velas marcando os 100 anos do registro da fundação da Comunidade Evangélica em Não-Me-Toque.

A festa realizada no salão de esportes e no paroquial reuniu cerca de mil pessoas.
Pessoas homenageadas
Pastor Fábio e Frei Leopoldo Frankowski

Leitura do AT

Momento da Prédica


Matéria e foto enviadas pelo jornal A Folha do Sul de Não-Me-Toque

Intercessão em favor da paz

Irmãs e irmãos nas Comunidades da IECLB!

Para sentirmos a violência que fere, que deixa sequelas e até mesmo destrói vidas, não precisamos ir para o exterior. Em qualquer recanto do Brasil é essa a realidade. Infelizmente essa é a realidade. Chegamos ao ponto em que o noticiário coloca lado a lado os resultados dos últimos jogos de futebol e o número de pessoas assassinadas no final de semana. E a gente corre o risco de preocupar-se com o time que perdeu!
Acompanhamos com um grande aperto no coração o confronto entre Palestina e Israel. Diante disso, entendemos ser momento oportuno para, como Igreja, marcarmos presença sempre maior onde são desenvolvidas ações em favor da paz, buscando a superação da violência. Além disso, podemos orar, intercedendo pela paz.
Em relação ao conflito entre Israel e Palestina, a IECLB busca informações junto à FLM – Federação Luterana Mundial. Segundo Munib A. Younan, Bispo da Igreja Evangélica Luterana na Jordânia e na Terra Santa e Presidente da FLM, a Igreja “continuará a orar por todas as pessoas que são vítimas dessa guerra. Nós continuamos a clamar por um cessar fogo ancorado num processo de paz”, disse. “O que Palestina e Israel necessitam neste momento é justiça, paz e dignidade em lugar da radicalização, da vingança e do derramamento de sangue promovidos  pelo apoio diplomático ou militar por qualquer dos grupos envolvidos”, acrescentou. O pedido em favor do cessar imediato das hostilidades foi compartilhado pelo Secretário Geral da Federação Luterana Mundial, Reverendo Martin Junge, que definiu a nova onde de violência como “uma escalada de loucura” que se traduzirá em perda para todas as partes.
Diante da violência em qualquer lugar da face da terra, o Lema da IECLB em 2014 – Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor, porque na sua paz vós tereis paz (Jeremias 29, 7) – motiva-nos a que em nossos cultos incluamos uma oração de intercessão, para a qual sugerimos:
Deus da vida e da paz! Não te canses de admoestar teus filhos e tuas filhas que a violência não é meio para solucionar conflitos.
Vem, Senhor, sentir a dor que toca tão fundo a tua gente que sofre violência!
Vem, Espírito Santo, sopra uma brisa nova que motive a compaixão e o acolhimento em favor da paz, aqui neste lugar, no Brasil, em Israel, na Palestina, no mundo que tu criaste. Amém.
(É momento oportuno para cantarmos em nossos cultos o Kyrie criança, conf. o Livro de Culto, p. 342).
Fraternalmente,
Nestor Paulo Friedrich

Pastor Presidente