domingo, 30 de março de 2014

Celebração dos 100 Anos de Presença da IECLB em Victor Graeff

No dia 29 de março de 2014, celebramos 100 anos de presença luterana em Victor Graeff. A celebração iniciou as 19 horas com a presença do Pastor Presidente da IECLB Nestor Paulo Friedrich e a sua esposa Sofia Grau Friedrich.

Na ocasião, além da Presença ilustre do Pastor Presidente da IECLB, tivemos também as presenças: Pastor Sinodal João Willig, Pastor Adilson Koch, Vice - Pastor Sinodal Ricardo Cassen e  sua esposa Pastora Adriane Lorenz, Pastor Erno Wallauer e Pastor local Claudio Luiz De Marchi.

Dirceu Olair Hoffstaedter
O Senhor Dirceu Olair Hoffstaedter foi o coordenador da celebração. Ele é Presidente do Sínodo Planalto Rio-Grandense, Presidente da Paróquia Alto Jacuí e membro da Comunidade homenageada.

Dos pastores que atuaram em Victor Graeff tivemos a presença do  Pastor Erno Wallauer e Pastor Adilson Koch.
Nós recebemos carta e email de pastores que gostariam de estar na celebração. mas que não poderiam devido ao trabalho nas suas Paróquias.

Walburga Tiggmann
A Presidente da OASE de Victor Graeff, Senhora Walburga Tiggemann,  apresentou um singelo histórico da Comunidade. Ela ressaltou que "Todos nós temos uma história. História marcada por sofrimentos e alegrias. Foram inúmeras as pessoas responsáveis por resgatar a história da Comunidade. A Comunidade confeccionou apostila e com ela agradecemos a todas as pessoas que colaboraram relembrando fatos e fotos."



O Pastor Presidente, a partir do Tema e do Lema da IECLB para 2014, ViDas em comunhão, apoiado pelo Lema Bíblico, Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao senhor, porque na sua paz vós tereis paz (Jeremias 29.7), nos trouxe uma bela mensagem.

Vice-Pastor Sinodal Ricardo Cassen
Nas Homenagens aos 100 anos da Comunidade, nós tivemos as seguintes autoridades que deixaram a sua mensagem: Pela OASE Sinodal Senhora Loena Maria Hoffstaedter, pelo Sínodo Pastor Sinodal João Willig e Vice-Pastor Sinodal Ricardo Cassen, pela Igreja Católica Padre Josélio Azevedo. Também fez uso da palavra o Prefeito Municipal, Senhor Cláudio Alfonso Alflen, que deixou uma significativa mensagem. E como momento especial,a jovem Stela Marys Goellner trouxe duas canções que encantou as pessoas presentes.

Autoridades, Presbíteros e membros da Comunidades receberam a Apostila com a História dos 100 anos.

Rui Winck
O Presidente da Comunidade Rui Winck agradeceu a todas as pessoas presentes e, em nome do Presbitério,  convidou para  o jantar alusivo aos 100 anos da presença luterana em Victor Graeff..


Ao concluir a Celebração, o Pastor Presidente, P. Dr. Nestor Paulo Friedrich, conduziu a benção e envio.

Em tempo: Texto e fotos do arquivo pessoal do Pastor Cláudio Luiz De Marchi

Prefeito Municipal

Momento do Culto

Loena Hoffstaedter


Momento da Bênção

Stela Marys












Ana Paula

Equipe da Cozinha


Equipe do Churrasco
Bolo do Centenário

sexta-feira, 28 de março de 2014

1ª Conferência Ministerial de 2014 - Lar da Igreja de Panambi

A Conferência Ministerial dos dias 25 e 26 de março aconteceu nas dependências do Lar da Igreja de Panambi. O primeiro dia esteve reservado para estudo. Após a apresentação do Vídeo Institucional da IECLB passou-se a 1ª etapa do Curso Vida no Limiar da Morte. A Ministra Diaconal Guisela Beulke trouxe essa etapa. Houve muita dinâmica, conversas, trabalho em grupo. O tema proposto foi: Perdas e Luto e é apoiado pela Secretaria da Ação Comunitária da IECLB. Ministros e Ministras participaram da Conferência e receberam material e proposta de literatura para apropriar-se um pouco mais do assunto.
O 2º dia da CM esteve reservada para assuntos de agenda. Iniciou-se com a Meditação, cujo responsável foi o Pastor Danilo Starosky. Os apontamentos apara a Ata foram feios pela Pastora Dulce Engster. Seguidamente houve o "compartilhar" e a saudação ao Pastor Eder Luiz Barth, Pastor Jonas Krause e Diácona Sissi Georg que incorporaram-se ao Sínodo Planalto Rio-Grandense.
Houve também algumas informações sobre os Setores de Trabalho e a caminhada do Sínodo no ano de 2014. Também foi apresentada a lista de indicações à XXVIII Assembleia Sinodal, que acontecerá em Ibirubá, 17 de maio de 2014. Foi lembrado que os relatórios deverão estar no Sínodo (por e-mail) até o dia 15 de abril. Esse relatório deve abordar as atividades das Paróquias e deve ter entre uma e três páginas.
A JE fez relato do ARJ e de como irão ao CONGRENAJE e a Oficina de Lideranças. Também foi recordado que esse ano acontecerão eleições de Coordenadores/as da JE e dos/das novos/as Orientadoras Sinodais. Também na OASE acontecerá esse ano a eleição da nova diretoria para os próximos 4 anos.

A próxima Conferência Ministerial acontecerá na Paróquia do Planalto Médio, na Comunidade de Saldanha Marinho, no dia 22 de abril. Neste dia a Exegese e Meditação estarão a cargo da Pastora Carla Grossmann, a Ata será elaborada pela Pastora Mariza Neuberger e a Coordenação estará a cargo do Pastor Osmar Diesel. 




Processo eleitoral no Sínodo Planalto Rio-Grandense

Templo da Comunidade de Ibirubá 
O Conselho Sinodal recebeu as indicações para a XXVIII Assembleia Sinodal. A lista, que encontra-se abaixo, foi apresentada na reunião Ordinária do Conselho que foi realizada no dia 22 de março, na Paróquia de Ajuricaba. Houve a solicitação do Conselho que se faça os devidos encaminhamentos. Também será disponibilizado nosso Jornal Sinodal "O Planalto" para que os/as Candidatos façam apresentação.

A Assembleia acontecerá no dia 17 de maio, na Paróquia de Ibirubá. Haverá eleições (Pastor/a Sinodal, Vice-Pastor/a Sinodal, Representante do Sínodo no Conselho da Igreja, Representante do Sínodo ao XXIX Concílio da Igreja, Rio Claro/SP e as indicações para Presidência da IECLB. Na Assembleia Sinodal contaremos com a presença da 2ª Vice-Presidente da IECLB, Pastora Silvia Beatrice Genz que trará a Palestra/Prédica do Culto. 

Indicações para Sínodo:

Pastor/a Sinodal:        
Pastora Dulce Engster
Pastor Gilmar do Nascimento
Pastor Ricardo Cassen

Vice-Pastor/a: Sinodal:
Pastora Ana Isa dos Reis
Pastor Danilo Starosky
Pastora Dulce Engster

Representante do Sínodo no Conselho da Igreja:
Pastora Ana Isa dos Reis
Pastor Cláudio Luiz De Marchi
Pastora Dulce Engster
Pastor Gilmar do Nascimento
Pastor Ricardo Cassen
Pastor Emérito Valdemar Lückemeyer


Houve indicações que foram indeferidas:      

Vice - Pastor Sinodal:
Pastor Luis Dirceu Wasserberg (Vai exercer o Ministério Pastoral no Sínodo Norte Catarinense)
Pastor  Ricardo Cassen (Já foi reeleito)

Representante do Sínodo no Conselho da Igreja:
Pastor João Willig (Não sabe onde vai morar)


Indicações de Pastor/a que não aceitaram a indicação:

Pastor/a Sinodal:
Pastora Ana Isa dos Reis
Pastor Carlos Frühauf
Pastor Cesar Neiverth

Pastora Sonja Hendrich



Vice-Pastor/a Sinodal:
Pastor Carlos Frühauf
Pastor Cláudio Luiz De Marchi
Pastora Sonja Hendrich


Indicações para Presidência da IECLB
                                                 
Pastor Presidente:
Pastor Nestor Paulo Friedrich

1º Vice-Presidente:
Pastor Carlos Augusto Möeller
Pastora Silvia Beatrice Genz
Pastor Breno Willrich

2º Vice-Presidente
Pastora Silvia Beatrice Genz
Pastor João Willig
Pastor Breno Willrich

Paróquias que enviaram Indicações:
Alto Jacuí
Passo Fundo
Planalto Médio
Xingu
Ernestina
Ibirubá
Ijuí
Ijuí Paz
Linha Três Oeste
Panambi
Panambi Boa Nova
Condor
Coronel Barros


Ajuricaba recebeu 1ª reunião do Conselho Sinodal - 2014

A Comunidade Evangélica de Ajuricaba sediou a primeira reunião do Conselho Sinodal de 2014. A convocação para essa importante reunião foi enviada pelo Presidente do Conselho Sinodal, Senhor Dirceu Olair Hoffstaedter, Conselheiro da Paróquia Alto Jacuí.
Importantes assuntos foram tratados. Destacamos a meditação do Pastor de Ajuricaba, Ildo Bauer, que baseou-se em Mateus 5.14:" Vós sois a luz do mundo".
Importantes decisões foram tomadas. Destacamos a criação do 2º Campo de Atividade Ministerial da Paróquia Ijuí Paz; a decisão de apoiar, através da Campanha Vai e Vem 2014 as Comunidades de Marau (Paróquia de Passo Fundo) e Pontão (Paróquia do Planalto Médio); o Conselho Sinodal recebeu as indicações das Paróquias para as eleições que acontecerão na 28ª Assembleia Sinodal; encaminhamentos da Assembleia Sinodal que acontecerá em Ibirubá no dia 17 de maio de 2014; apoio do Sínodo para que haja continuidade da Revista Novolhar; relatos das vacâncias e novos Ministros no Sínodo; relato da JE sobre CONGRENAJE, Oficina de Lideranças e ARJ; relato da OASE, Música, LELUT; e por último o informe financeiro do Sínodo e relato do Conselho da Igreja.
A próxima reunião do Conselho Sinodal acontecerá na Comunidade de Cachoeira Alta, Paróquia de Tapejara, no dia 14 de junho de 2014. Também muito significativo foi o relato do Planejamento Estratégico da Paróquia de Ajuricaba e o relato de atividades da Comunidade de Carazinho.

O encerramento da reunião do Conselho foram tratados os assuntos diversos e houve agradecimentos do Presidente, Senhor Dirceu Olair Hoffstaedter, pela presença dos e das Conselheiros/as e pela belíssima acolhida da Paróquia e Comunidade de Ajuricaba. 

Meditação

Carla e Miriam de Ajuricaba

Laerti de Ajuricaba

Luis e Erna de Ijuí Paz

Nelci Erhardt de Carazinho

Pastor Ildo Bauer

Um tempo para meditar!

Olhar para dentro de sua própria vida. Reconhecer os erros. Pedir perdão a Deus. Deixar-se conduzir pelo caminho do Senhor.
            Todas estas são frases que ouvimos, com maior frequência, na Quaresma. Este tempo do Ano Litúrgico que surgiu por volta do século IV, como preparação para a Páscoa – primeira grande festa dos cristãos. A Quaresma inicia na Quarta-feira de Cinzas, estendendo-se por um período de 40 dias, descontados os domingos. Isso se deve pelo falto de que, para as primeiras comunidades cristãs, cada domingo ser uma pequena Páscoa semanal, lembrando da ressurreição de Cristo.
            A vivência no período da Quaresma mudou! Basta olharmos para as nossas próprias práticas atuais e a forma como este tempo era vivido há anos atrás. Jejuns, abstinência de algo do qual se gosta, música em volume baixo, não realização de bailes, festas ou casamentos, confissões, participação ativa nas celebrações das igrejas eram marcas da Quaresma.
            ERAM!
Hoje, vemos muito pouco essa forma de vivência da Quaresma. Com preocupação – e tristeza! – percebo que muitos nem mesmo lembram deste tempo especial. Vive-se todos os dias como sendo os mesmos! (Isto não vem de hoje, mas de uma caminhada, sei bem disso!)
Sei muito bem que muitas vezes deixava-se de fazer algo ou passava-se a fazer algo sem que a pessoa soubesse o porquê. Entendo que muitas das práticas carecem de explicações. Foram sendo apenas repetidas e não refletidas! O que, nas origens, tinha como motivação uma oportunidade de meditação e reflexão sobre a vida, acabou tornando-se uma obrigação, desprovida de sentido.
A Quaresma é uma chance! Uma oportunidade para a gente exercitar um duplo olhar: para dentro de si mesmo e para dentro do olhar do outro. Muito mais do que abstinências impostas, a Quaresma é um convite para a preparação a um novo tempo. Nesta preparação, cada pessoa poderia estabelecer sua forma de vivência, seu ritual de meditação sobre a vida. Pode ser, sim, que você opte por alguma dessas práticas conhecidas, a exemplo de fazer jejum, de ler mais a Bíblia (que deveria acontecer o ano todo!), de abster-se de algo. Pode ser que você crie espaços, em sua agenda e em sua casa, para a meditação pessoal – ou em família. Quem sabe, participe e celebre – ativamente – em comunidade! Enfim, a Quaresma abre um leque de chances para a preparação. O importante é não deixar passar esta oportunidade.
Preparar-se para algo novo, para um novo tempo é essencial para uma vivência mais profunda – e produtiva. Quem não sabe preparar-se, também não consegue experimentar em plenitude o novo. Fica sempre com o pé nos dois lugares, ou relativizando ou fanatizando.
Recuperar o sentido da Quaresma é uma oportunidade de meditar. A partir da meditação se abre espaço para a preparação. E assim, à ação.
Encontre uma forma de vivenciar a Quaresma, para dentro de sua vida e da vida de sua família. Afinal, a Páscoa vem! Então, prepare-se para vivê-la em plenitude!



Ana Isa dos Reis
Pastora da IECLB na Comunidade Evangélica Ijuí


Evangelização com Ernani Luis na Paróquia de Getúlio Vargas

Ernani Luis e Pastora Jaqueline
O Educador e Cantor Religioso Ernani Luís esteve na Paróquia de Getúlio Vargas nos dias 22 e 23 de março de 2014.
Ernani Luis foi recebido com alegria pela Pastora Jaqueline Michel Piazza, pelo Presidente da Comunidade São João e pelos Confirmandos que prepararam um cartão de boas vindas.
A apresentação e palestra entusiasmou as comunidades de  Getúlio Vargas e Linha Frederico.
As canções apresentadas foram:
" Água Cristalina", " Em tua presença", "Vou falar certas coisas que o coração não diz", "A paz que eu te desejo", " Evangelizar", " A gente reza", "Comunhão", " Ilumina", "Maravilhoso és Tu", "Glorificado sejas", "Meu coração te ofereço", "Minha vida entrego a Ti", "Pra te adorar, pra te louvar" e "Pai Nosso".
Entre as apresentações o Palestrante desenvolveu a  sua evangelização sobre o Tema do Ano  "ViDas em comunhão".
Esse é o grande desafio: Colocar vidas em comunhão. Em primeiro lugar se reconhecer cristão. Em segundo, pedir perdão por tudo o que se faz. Em terceiro lugar, qual o jeito mais fácil de  me colocar em comunhão com Deus, de colocar a minha família em comunhão com Deus? O caminho mais simples é se colocar em oração. Ernani Luis desafiou as pessoas presentes com perguntas como:" Qual o meu jeito de amar? O que vou deixar para as pessoas que amo? filhos?  Estamos  ano da copa, o que vamos deixar quando o grande treinador nos sacar do time? E se o ano que vem não chegar? Quais os sonhos que temos e que não podemos deixar para depois?"
Ernani Luis ressaltou a importância da família, do diálogo, da oração. Foram momentos de alegria, descontração e vidas em comunhão.
Um pequeno histórico do Cantor Religioso Ernani Luis:
A vocação musical de Ernani Luís despontou cedo. Com as primeiras palavras vieram também as primeiras canções, aperfeiçoadas ao longo do tempo com o acompanhamento do violão, primeiro instrumento musical que aprendeu a tocar. Apesar de ser participante ativo dos grupos de JE (Juventude Evangélica), na época sua opção musical foi pela música popular, vindo a ser integrante de várias bandas de renome, assim como, Corpo & Alma, San Marino, Berlim, Paisagem, entre outras.
Em 1983, ingressou no magistério e passou a lecionar música na SETREM (Sociedade Educacional Três de Maio). A partir das aulas de canto, violão, flauta e teclado, conseguiu formar a Orquestra & Coral Setrem, grupo encarregado de representar a Escola em eventos na comunidade local e regional. Em 1996, este grupo gravou seu 1º CD "Over the Rainbow". A partir dessa experiência e das apresentações que viriam a ser cada vez mais frequentes, surgiu a necessidade de aperfeiçoar o espetáculo musical do grupo. Dessa forma, foi criado o Show Musical Setrem, grupo que integra a música vocal instrumental com a dança. Em 1998, foi gravado o primeiro CD deste conjunto.
Na comunidade evangélica, desempenhou funções de liderança, sendo presidente da JE por duas vezes. Em 1993, foi regente do Coral São Paulo de Três de Maio. Sempre que possível, participa dos cultos na Comunidade São Paulo integrando o grupo de animação. Conforme convite do Pastor Sinodal Dari Jair Appelt, em 1998, Ernani Luís assumiu a coordenação do Conselho Sinodal de Música com a preocupação de difundir o gosto pela música cristã nas comunidades bem como, de criar e incentivar novos valores musicais; pessoas dispostas a colocar seus dons a serviço da comunidade.
Durante a realização do ARJ/1999, em Três de Maio, surgiu a ideia de gravar um CD com músicas e mensagens cristãs para atender às carências constatadas no Sínodo e tentando proporcionar um repertório musical para pessoas de espírito jovem. Para a realização deste trabalho, foi constituída a dupla Karin & Ernani que, em agosto de 1999, lançou o CD "Luz do meu Caminho", composto por 12 canções (5 regravações e 7 músicas inéditas). O disco logo se tornou conhecido nas comunidades do Sínodo e da IECLB e a dupla passou a realizar apresentações em eventos diversos, assim como: o Dia da Igreja da Paróquia Guarani (31/10/99); Natal Luz de Três de Maio (22/12/99); ARJ/2000 em Mondai - SC (27/01/2000); Dia Internacional da Igreja em Santa Rosa (11/06/2000), entre outros. Devido ao casamento de Karin e a sua transferência para a cidade de São Leopoldo - RS, a dupla Karin & Ernani deixou de existir. No entanto, o projeto continua em carreira solo.
Ao todo, são 8 CDs lançados ao longo destes 14 anos de trabalho: 1999 - CD "Luz do meu Caminho"; 2000 - Quando o povo se reúne; 2002 - CD "Teu Amor"; 2004 - CD "Repartir"; 2006 - CD "Canções de Fé, Amor e Paz"; 2009 - CD "Acende uma luz"; 2011 - CD "Eu quero paz".
E agora lançou o CD "Em tua presença", que teve um lançamento no mês de julho em Santa Maria de Jetibá - ES.
Em seu ministério, Ernani Luís está atendendo às comunidades que manifestam interesse em evangelizações, cultos e outros eventos. Além do vínculo com a IECLB, Ernani Luís trabalha nas demais comunidades religiosas, escolas, prefeituras e outras entidades. Nestes 14 anos de carreira com a música religiosa, o cantor apresentou-se em inúmeras comunidades pelo Brasil a fora. Durante o mês de junho de 2003, apresentou o seu trabalho musical em comunidades na região de Köln, na Alemanha.

O cantor vê em sua família o maior presente de Deus. O casamento com Eliana foi abençoado com dois filhos: Ana Luísa e Eduardo Alexander. 
Comunidade São João

Comunidade São João

Comunidade São João

Linha Frederico

Linha Frederico

Comunidade São João

Linha Frederico

Linha Frederico

Linha Frederico

quinta-feira, 27 de março de 2014

Comunidade da Linha 29 tem encontro da JE com Confirmandos e Confirmandas

Participantes do Encontro de Jovens da Linha 29
Dia 22 de março aconteceu a primeira Tarde Esportiva da Juventude e Ensino Confirmatório da Paróquia Evangélica de Ajuricaba- pastorados de Ajuricaba e Nova Ramada. Reuniram-se em torno de 90 jovens, que passaram a tarde divertindo-se com dinâmicas, integração, esquetes, só ninja, vôlei, futebol e bate papo. A tarde foi coordenada pela Pa. Lourdes Kophal Knecht, pelo P. Ildo Bauer e pelos jovens: Adair, William, Luciana e Andressa. Também colaboraram os jovens: Tiago e Eder. Agradecemos a todos, especialmente a Comunidade da linha 29 que nos recebeu. Que Deus abençoe este trabalho com juventude e Ensino Confirmatório iniciado na Paróquia Evangélica de Ajuricaba.

A importância das pregações

Recebemos e compartilhamos uma meditação enviada pelo Pastor Osmar Diesel, Pastor na Paróquia Panambi Sul. A meditação foi escrita por Dennis Downing.

Altar Igreja de Santa Cruz do Sul
Uma carta foi enviada alguns anos atrás ao editor de uma revista britânica, seu conteúdo era o seguinte:
“Prezados Senhores: Eu notei que os pregadores colocam muita importância nos seus sermões e passam muito tempo preparando-os. Eu frequento os cultos da minha igreja regularmente pelos últimos 30 anos. Durante este tempo, se a minha estimativa é correta, eu já escutei nada menos que 3,000 sermões. Mas, estou preocupado, porque não consigo lembrar nenhum deles. Será que o tempo do pregador não seria empregado melhor fazendo alguma outra coisa?”
Esta carta desencadeou uma avalanche de correspondência durante semanas. Sermões foram criticados e defendidos por leigos e pastores. Mas, finalmente, uma carta acabou com o debate: “Queridos Senhores: Estou casado há 30 anos. Durante este tempo eu já comi 32,850 refeições, a maioria preparada por minha esposa. De repente, reparei o fato que não consigo lembrar nenhum cardápio de qualquer uma dessas refeições. Porém, eu recebi nutrimento de todos eles. Eu tenho a impressão que, sem eles, eu já teria morrido de fome há muito tempo. Sinceramente...”
Você pode não lembrar da última pregação que ouviu. Você pode não lembrar do versículo que leu hoje de manhã. Você pode não ter condições de dizer o tema das pregações do mês passado na igreja que frequenta.
Isto não significa que a Palavra de Deus foi pregada inutilmente. Pode ter certeza, aquele alimento espiritual está lhe fazendo bem, produziu seu efeito e sem ele você estaria mais fraco na fé e só Deus sabe onde você estaria hoje sem ter ouvido aquelas mensagens.
Caro leitor, continue lendo e escutando a Palavra de Deus, e pregadores, continuem pregando a Palavra de Deus. A salvação de muitos está em jogo e Satanás não quer nada mais do que nos desanimar ou nos convencer que a Palavra de Deus é inútil. Mas, ela é muito poderosa para produzir fé, arrependimento, e converter o mundo inteiro a fim de ser salvo.

Pois, a própria Palavra diz: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. Romanos 10. 13-17

segunda-feira, 24 de março de 2014

Revista Novolhar terá continuidade!

NOTÍCIA
Retomada do projeto
A decisão está tomada: a Revista Novolhar terá continuidade!
Após os diálogos havidos desde 2013, envolvendo a Editora Sinodal, Pastora e Pastores Sinodais, Conselho da Igreja, Secretaria Geral, sob a Coordenação da Presidência da IECLB, a decisão pela continuidade da Revista Novolhar foi tomada na reunião entre Pastora e Pastores Sinodais e a Presidência, no início deste mês. É importante ressaltar que Pastores e Pastora Sinodais assumiram um compromisso direto e especial para com esse projeto. Mas a vida futura da revista dependerá do empenho de todos os membros da IECLB, especialmente das suas lideranças formadoras de opinião.
É muito importante que agora se observe:
- os Sínodos, através das suas secretarias, vão reunir as assinaturas. Isto é, você canaliza sua assinatura através do Sínodo. É muito importante que isso aconteça assim, pois permitirá que o Sínodo tenha conhecimento do número de assinantes. Cada Sínodo comprometeu-se com determinado número de assinaturas.
- uma assinatura poderá ser individual ou coletiva. Nos dois casos, importa encaminhá-la através do Sínodo.
- pedimos encarecidamente que as assinaturas sejam encaminhadas aos Sínodos até o próximo dia 10 de maio.
- para encaminhar a assinatura, é preciso preencher a Ficha Cadastral, que está no link abaixo.
Os endereços postais dos sínodos para encaminhamento da ficha preenchida encontram-se no portal da IECLB: www.luteranos.com.br.
- cuidado: ao Sínodo é encaminhada a Ficha Cadastral, corretamente preenchida. A cobrança - tanto para assinatura individual quanto coletiva - será feita pela Editora Sinodal. Você poderá optar por uma das formas de pagamento que consta na ficha. Assinatura e pagamento são passos distintos. A Ficha Cadastral vai para o Sínodo; o pagamento, para a Editora Sinodal.
- a vigência da assinatura feita até 10 de maio será de 01.07.2014 a 30.06.2015, com edições trimestrais, iniciando o recebimento com a edição de Julho/Agosto/Setembro de 2014.
O anúncio do fim da Revista Novolhar provocou apelos e resultou numa bonita demonstração de unidade e compromisso. Cabe-nos, agora, seguir em conjunto, acreditar no que assumimos e apostar numa revista vigorosa e duradoura, a Novolhar.

Fraternalmente,

Porto Alegre, 24 de março de 2014


P. Nestor Paulo Friedrich               
Pastor Presidente
Eloy Teckemeier
Diretor da Editora Sinodal

100 anos da presença luterana em Victor Graeff


No dia 29 de março de 2014, às 19 horas estará ocorrendo a celebração de 100 anos de presença da IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) em Victor Graeff. A celebração contará com a presença do Pastor Presidente da IECLB Nestor Paulo Friedrich, com a Presença do Pastor Sinodal Pastor João Willig, Com a Presença do Presidente do Sínodo Dirceu Olair Hoffstaedter, com a presença de pastores que atuaram em Victor Graeff, com a presença da Diretoria do Sínodo, com a presença de autoridades políticas do município, com a presença de presbíteros das comunidades da Paróquia Alto Jacuí. Teremos também a presença de Stela Marys que estará se apresentando durante a celebração. Todos são convidados para este momento especial de celebração e confraternização.
Após a celebração, haverá janta no Salão Comunidade. 

Veja o convite enviado aos membros e autoridades:


100 anos   
Comunidade hoje
   


Estimados Membros da IECLB!

Queremos saudá-los com as palavras do Antigo Testamento, “Até aqui o Senhor nos ajudou”. (1 Samuel 7.12)  Esse é o Senhor que cuida de cada um de nós, orienta nossa caminhada e abençoa a nossa Comunidade.
É com grande alegria que a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Victor Graeff, estará comemorando 100 anos de fundação no dia 29 de março de 2014.
A Comunidade se reúne para rememorar os 100 anos e para agradecer a presença de Deus, para tanto estaremos celebrando esta data em culto com inicio às 19 horas no Templo da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Victor Graeff.
De maneira especial a Comunidade quer agradecer aos Pastores, aos Presbíteros, a OASE, as Orientadoras do Ensino Confirmatório e do Culto Infantil, a Juventude Evangélica e todos os trabalhos diaconais e pastorais. Enfim, agradecer a todas às pessoas que fizeram e fazem parte da vida da mesma. 
Vamos orar. Vamos agradecer. Vamos mostrar que nestes 100 anos, o fundamento e base foram ter VIDAS em comunhão.
Gostaríamos de compartilhar esta alegria com vocês, para tanto convidamo-los para o Culto festivo a realizar-se no dia 29/03/2014 com inicio às 19 horas na Igreja Evangélica e também para o jantar de confraternização a realizar-se logo após o culto no Pavilhão da Comunidade. Cartões para a janta poderão ser adquiridos na secretaria da Comunidade ou reservados pelos telefones: (54)3338-1181 / 91257753 ou 91239853.

Na expectativa de podermos contar com sua presença, nos despedimos com

Saudações fraternas!

Rui Neri Wink - Presidente 
                 

"... mas vocês não creem porque não são minhas ovelhas"

 João 10.22-30

O Caminho, a Verdade e a Vida
Não há pior surdo que aquele que não quer ouvir e nem pior cego aquele que não quer ver. Será que um messias humilde e com disposição de servir fazia parte das expectativas? A maneira de viver e agir de Jesus não encaixa no perfil esperado e sonhado pelo povo. Assim as pessoas perguntavam: - Até quando você vai nos deixar na dúvida? Diga com franqueza: você é ou não é o Messias? (v. 24) Muitas das pessoas que andavam com Jesus e nós também, sabemos o que é certo, o que é verdadeiro, o que está mal ou está bem, mas não procuramos fazer aquilo que é correto diante de Deus. Pior ainda, queremos até mesmo culpar a Deus por aquilo de mal que passa na nossa vida.

Queremos que nossa vida seja transformada automaticamente, quase como um ato de mágica. Mas não é assim. Não se trata de mágica e nem nosso Deus enviou seu Filho para nos tirar a liberdade. Ele nos chama, nos mostra o caminho, mas não põe cabresto para exigir obediência cega. Ele nos dá o exemplo de amor. Nós devemos olhar para nossa vida familiar e comunitária e procurar enxergar e denunciar a ditadura dos freios e cabrestos e também enxergar onde estão presentes o diálogo, o respeito e a liberdade.

Para isso Deus enviou seu Filho. Para mostrar o caminho e nos alentar a seguir esse caminho. Para iluminar nossas mentes, nosso espírito e nosso coração. Ninguém poderá escolher em nosso lugar por onde queremos trilhar e se queremos ser livres ou prisioneiros. Deus ilumina com sua luz para que tomemos uma sábia decisão. Assim Ele nos chama, deixa que ouçamos sua voz e nos mostra o Caminho a Verdade e a Vida. Que possamos segui-lo diariamente!

Bondoso Deus, tu nos cuidas qual Pastor que olha pelo seu rebanho. Envia-nos teu Espírito para que Ele nos ilumine, nos mantenha unidos e que andemos nos teus caminhos. Amém.


domingo, 23 de março de 2014

18ª Assembleia Geral Ordinária da PPL - 28 de março de 2014

C  O  N  V  O  C  A  Ç  à O
Artigo 1º - Pelo presente Edital, ficam convocados os associados e as associadas da PPL - Pastoral Popular Luterana, para se reunirem na 18ª Assembleia Geral Ordinária da PPL, com primeira convocação às 19h, segunda convocação às 19 h 15 min e terceira convocação nos termos estatutários às 19 h 30 min do dia 28 (vinte e oito de março de 2014), nas dependências do CEFAPP – Centro Evangélico de Formação e Assessoria a Pastoral Popular cita na RUA HUMAITÁ 1030, na cidade de Palmitos/SC, para apreciação da seguinte ordem do dia:

1.  Informações gerais;
2.  Homologação das indicações de novos associados e associadas;
3.  Relatório de atividades das Unidades Organizativas, Equipes de Trabalho e Coordenação Nacional;
4.  Informações sobre finanças e análise das contas 2013 da PPL;
5.  Organização das atividades regionais da PPL;
6.  Assuntos diversos.

Artigo 2º - As despesas decorrentes das viagens dos associados e associadas serão assumidas pelos respectivos, salvo as despesas previamente estabelecidas com a Coordenação Nacional via sua secretaria Administrativa, na  medida do alcance financeiro disponível.
Artigo 3º - O Presente Edital será enviado aos associados e associadas e  divulgado pela Home Page da PPL.
Artigo 4º - Conforme prevê o Estatuto, somente poderão participar da Assembleia, com pleno exercício de seus direitos,  pessoas associadas em dia com suas contribuições. As anuidades deverão ser pagas junto à secretaria administrativa da PPL ou antes do início da Assembleia. Informações sobre débito: ppl@pastoral.org.br
Artigo 5º - Demais informações poderão ser requisitadas junto a Coordenação Nacional da PPL. 
Artigo 6° - A Assembleia seguirá sua pauta no dia 29 de março nos horários costumeiros da casa de formação e terá assessoria especial da Equipe do SERPAZ de São Leopoldo. Teremos o privilégio de sermos animados pela equipe litúrgica da ADL e seu Grupo Semeando a Esperança. No Domingo 30 de março acontecerá no mesmo local o II Encontro Intersinodal de Mulheres dos Sínodos Noroeste, Planalto e Uruguai com o tema Mulher(es) em Movimento(s), onde teremos o privilégio de também nos inserir.

Palmitos/SC, 25 de Fevereiro de 2014.


Clarise Ilaine Wagner Holzschuh


Coordenadora da Coordenação Nacional da PPL