segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Mensagem da IX Convenção Nacional LELUT

Barra Velha - SC - Dias 28 e 29 de setembro de 2013

Os integrantes da LELUT dos 46 núcleos existentes, dos quais 42 estiveram reunidos na IX Convenção Nacional em Barra Velha/SC, nos dias 28 e 29 de setembro de 2013 vêm saudar a todas as Comunidades da IECLB para partilhar de suas alegrias e reflexões sob o tema: Conhecimento e Verdade. Quem conhece, cuida.
A palestra conduzida pelo Pastor Primeiro Vice Presidente Carlos Augusto Möller nos chamou a reflexão sobre o conhecimento e a verdade:
- Somos chamados, desde o batismo, para testemunhar...
- Estamos todos no mesmo barco guiados por Cristo;
- O qual nos desafia a sermos pescadores, despertando vocações;
- É preciso conhecer para cuidar – preservando nossa memória, só precisamos manter e atualizar;
- Palavra de Deus é a base, o fundamento que nos leva à fé e ação.
Divididos em quatorze grupos refletimos no início da tarde sobre:
Como deveria ser a Comunidade Cristã no futuro, para nossos filhos e netos:
_ Que ênfase deve ser dada?
_ E como a LELUT pode auxiliar no despertamento de vocações, tanto de Ministros/as ordenados/as, como de lideranças locais?
A maioria dos grupos de trabalho conclamou a IX Convenção para que jamais deixem de chamar, incentivar, testemunhar e agir em favor e com a sua Comunidade, Igreja. Desde já se colocando junto a filhos/as, netos/as, para que a partir do testemunho positivo possam ser exemplo. Há desafios, mas estes não nos deixam estar acomodados, pelo contrário nos ajudam a ver tempestades que precisam ser acalmadas por nós com a ajuda de nosso Deus.
Por ocasião da IX Convenção também foi inaugurada na cidade de Barra Velha/SC a Praça Martin Luther, uma marco que testemunha a nossa fé confessional.
Nestes dois dias, estiveram reunidos 310 Legionários, 95 acompanhantes e 52 participantes. Ao final deste encontro, voltamos motivados a seguir no barco da IECLB, reconhecendo que algumas vezes somos muito tímidos e amedrontados, mas acima de tudo, testemunhando que o capitão é Cristo e com Ele continuaremos lançando redes e atualizando o nosso compromisso com Deus.
Conhecimento e Verdade. Quem conhece cuida.

domingo, 29 de setembro de 2013

Celebração da Semana Nacional da OASE na Comunidade do Formigueiro



Pastorado de Nova Ramada - Paróquia de Ajuricaba

A maioria dos Grupos da OASE no Sínodo Planalto Rio-Grandense celebrou a Semana Nacional da OASE. Muitas celebrações foram a nível Paroquial, em dia paroquiais da OASE, ou na celebração junto com a Comunidade local.
A OASE do Formigueiro celebrou juntamente com a Comunidade. Houve preparo das senhoras e a Pastora Loudes Kophal Knecht auxiliou na celebração. Foi uma maneira muito bonita da OASE chegar junto aos membros e mostrar uma boa integração Comunidade/OASE.
Como traz o livrinho da celebração: "Como surgiu a Semana Nacional da OASE? Qual o significado desta Semana? Apenas mais um compromisso a ser cumprido no trabalho da OASE? Não, de jeito nenhum! Nesta Semana queremos nos reunir, celebrar, refletir, alegrar e agradecer a Deus por termos a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas."
Lembramos que são mais de 30.000 mulheres inscritas e mais de 1.200 Grupos de OASE. Todo o trabalho não é feito para a própria glória, mas sempre para a glória de Deus.
"Do amor a Jesus nascem forças para servir ao irmão  e irmã". 

Templo

IX Convenção da LELUT - Compromisso com a caminhada da IECLB


Culto de encerramento da IX Convenção

No segundo dia da Convenção da Legião Evangélica Luterana, que se realiza em Barra Velha, Paróquia de Piçarras, Sínodo Norte Catarinense, ficou claro com a Palestra, relatórios e celebração de encerramento, o compromisso dos legionários com a caminhada da IECLB e a fé Evangélica de Confissão Luterana.
São 42 Núcleos representados. Participação da Diretoria Nacional, de Assessores (Guias)Espirituais e Ministros/as da nossa Igreja. Representando a Presidência está presente o Pastor 1º Vice-Presidente Carlos Augusto Möller (Pastor Sinodal, Sínodo Brasil Central - Sede em Brasília), o Pastor Sinodal Inácio Lemke (Sínodo Norte Catarinense), o Assessor Espiritual Carlos Romeu Dege (Paróquia de Igrejinha, Sínodo Nordeste Gaúcho)entre outros Ministros e Ministras presentes na Convenção.
O Núcleo Piçarras recebeu carinhosamente aos legionários dos 3 Estados do Sul do Brasil e seus familiares. A LELUT, nos anos ímpares, realiza a Convenção do Homem Luterano, procurando estreitar o caminho missionário do homem luterano com a ação Missionária da IECLB, apoiando os projetos, tanto da OGA, como da Igreja. O Núcleo mais antigo é o de Carazinho, Sínodo Planalto Rio-Grandense, fundado no dia 12 de julho do ano de 1957.
Costelão do almoço de domingo
Em breve postaremos mais fotos e informação da IX Convenção da LELUT. Agradecemos informações recebidas do Legionário e membro do Conselho da Igreja, Sr. Valdir Oto Momberger do Núcleo de Carazinho/RS

sábado, 28 de setembro de 2013

Somos convidados a viver em verdade

Senhas diárias do dia 30 de setembro de 2013

Zacarias 8.16 - Falai a verdade cada um com o seu próximo.
Colossenses 3.9 – Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos.
Nestes dois textos vemos recomendações que foram feitas a muito tempo, mas que cabem muito bem ainda hoje em nosso mundo. O profeta Zacarias e o Apostolo Paulo, cada um a seu tempo exortam as pessoas ao seu redor para que busquem relações mais verdadeiras. Também ao nosso redor carecemos disto. Seja no âmbito social, político ou religioso, no nosso tempo também temos muitas mentiras. Alias, no nosso país cultuamos a mentira com um dia especial para ela, ou seja, 1º de abril. Quem dera, ela existisse somente nesse dia.
É bem verdade que as coisas mudam, mas parece que com a mentira isso não acontece. Desde pequeno ouço que o mundo é dos espertos, que na política não se pode confiar e que na religião existem falhas... bom na verdade hoje vejo ou pouco diferente. Vejo que socialmente se busca o bem estar de todos, politicamente se quer que todos sejam dignos e religiosamente se busca que todos um dia possam morar com Deus. E isto é verdadeiro, o problema são muitas pessoas que nestes três âmbitos estão. Socialmente cada vez mais se aprende a ser egoísta e importar-se somente consigo, não importando quais as verdades ou mentiras usadas para isso. Politicamente temos visto que quem promete mais, ganha, e o prometido muitas vezes se transforma em mentiras. Religiosamente vemos crescer o numero de pregadores, mas também o número de siglas de igrejas, porque cada uma tem a sua verdade. Assim, já não sabemos mais o que é verdade.
Deus sabe que como humanos nos perdemos facilmente, por isso enviou-nos através de Moisés um 8º recado: “Não fale mentiras a respeito de seu próximo”. Continuou a enviar recados através de Zacarias; de forma grandiosa, através de Jesus, seu filho; através de Paulo e outros tantos. E nós somos convidados a viver em verdade. Mas o que precisamos entender é que a verdade vem de Deus e não de nós, por isso, antes de qualquer ação ou discurso, busquemos em Deus pela verdade e se não cabe nos preceitos de Deus que tenhamos coragem de executar, para que não tenhamos em nosso meio mentiras, inclusive um dia todo dedicado a ela. Finalizo lembrando a explicação de Lutero sobre o 8º mandamento. “Devemos temer e amar a Deus e, por isso, não enganar o nosso próximo com falsidade, traí-lo, caluniá-lo ou fazer acusação falsa contra ele; mas devemos desculpá-lo, falar bem dele e interpretar tudo da melhor maneira.”

Pastor Jonas Ronei Gunsch/Paróquia de Ernestina

 

Abertura da IX Convenção Nacional da LELUT

Comunidade de Barra Velha, Paróquia de Piçarras, Sínodo Norte Catarinense



Abertura da IX Convenção da LELUT

Sob o tema Conhecimento e Verdade. Quem conhece, cuida, teve início a IX Convenção Nacional da LELUT, em Barra Velha/SC, Paróquia de Piçarras, Sínodo Noroeste Catarinense.
Com muita alegria todos os participantes foram recebidos proporcionando um ambiente festivo e de congraçamento entre os homens luteranos, membros da LELUT no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.. Na abertura da IX Convenção estão presentes o Pastor Carlos Augusto Moeller, Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB, o Pastor Sinodal Inácio Lemke (Sínodo Norte Catarinense), o Presidente: Carlos Oscar Petry, Igrejinha (RS); vice-presidente: Ingo Bartz Strohschoen, Estância Velha (RS)  e Assessor Espíritual: Pastor Carlos Romeu Dege, Igrejinha (RS).
A IX Convenção iniciou no dia de hoje e continuará até o domingo, com palestras, avaliação da caminhada do homem luterano e inauguração da Praça Martim Lutero em Barra Velha.
O Sínodo Planalto Rio-Grandense está presente com 2 ônibus. São 30 pessoas que foram do Núcleo Ijuí (Panambi, Condor, Ijuí e Augusto Pestana) e 40 pessoas do Núcleo Alto Jacuí (Carazinho e Não-Me-Toque). O Coordenador Sinodal da LELUT é o Senhor Lauri Diefenthaler e o Guia Espiritual o Pastor Emérito Valdemar Lückemeyer. Ambos acompanham a delegação do Sínodo.
Dos 48 Núcleos da LELUT, 42 estão presentes na IX Convenção. Os banners foram expostos, houve apresentação e todos os núcleos foram saudados, enaltecendo a participação e empenho do Homem Luterano da IECLB em participar da Convenção e viver a fé evangélica de confissão luterana.
O Palestrante Pastor Carlos Möller dirige a Palestra com o Tema: Conhecimento e Verdade. Quem conhece, cuida!
Parte da Delegação do Sínodo Planalto Rio-Grandense

Saída desde Carazinho


Ônibus frente Igreja de Carazinho













42 Núcleos presentes

Palestra P. Carlos Möller











Fotos e informação enviadas pelo Legionário Valdir Oto Momberger de Carazinho

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Semana Nacional da OASE - Comunidade de São Miguel do Barro Preto



Pastorado de Nova Ramada - Paróquia de Ajuricaba



Dentro da Semana Nacional da OASE, o Grupo da Comunidade de São Miguel do Barro Preto, Pastorado de Nova Ramada/Paróquia de Ajuricaba celebrou um encontro motivado pelo tema da OASE Nacional: VIVA! ...a exemplo de Dorcas, baseado em Atos 9.36-43.
A proposta do Encontro foi celebrar, refletir, alegrar e agradecer a Deus pela possibilidade de trilhar os caminhos da OASE em Comunhão, Testemunho e Serviço.

A Celebração aconteceu na Igreja, na noite de sexta-feira 27 de setembro, com a participação da Pastora local e das integrantes da OASE.


O exemplo de Dorcas