A proposta tem como objetivo acabar com os conflitos entre católicos e protestantes
A teóloga alemã Margot Kässmann fez um pedido ao Papa Bento 16 para
que ele revogue a excomunhão de Martin Lutero, medida que para ela que
é pastora luterana, vai trazer a reconciliação entre católicos e
protestantes.
A sugestão poderia marcar os 500 anos da Reforma, data a ser
celebrada em 2017, quando a Igreja Evangélica da Alemanha irá realizar
diversas celebrações, debates e atos dedicados ao movimento protestante e
ao próprio Lutero.
Kässmann disse ao jornal Mannheimer Morgan que chegou o momento de
eliminar a aresta que existe entre católicos e protestantes, lembrando
que muitas comissões ecumênicas já concluíram que a excomunhão de Lutero
foi “teologicamente injustificável”.
Ela defendeu que a revogação da bula Decet Romanum Pontificem teria um valor simbólico muito positivo para a humanidade.
Martin Lutero foi excomungado da Igreja Católica em janeiro de 1521 pelo Papa Leão X.
Assim que recebeu o documento, o reformador fez questão de queimá-lo publicamente.
Informação postada pela Agência ALC
Em tempo: Desde abril do ano passado, Kässmann é "embaixadora de Lutero", cargo criado pela Igreja Evangélica da Alemanha em vista aos preparativos do Jubileu da Reforma, em 31 de outubro de 2017. Durante aquele ano a Alemanha contará com uma série de celebrações, debates e atos dedicados à Reforma e ao reformador, com o propósito de reforçar o verdadeiro significado que o movimento teve na Igreja e no campo espiritual.
Ela tem cacife para fazer isto!
ResponderExcluire pra q isso? teóloga besta, quem precisa da idiotices da ICAR (igreja caótica romana) e de seus papas, tem horas que o povo da IELB tem toda a razão mesmo!
ResponderExcluirGostaria de ver os comentários da IELB agora, pq eu não sou nem de longe ecumênico, penso que essa amizade falsa entre IECLB e ICAR não é de Deus, e acho que somos mais influenciados do que influenciamos. Como posso engolir e sem dizer nada pq é politicamente correto e ecumênico, se não é nada cristão.
ResponderExcluirAcho erradíssima a atitude da Téologa! Martinho Lutero foi excomungado justamente por que lutou para a Igreja ser coerente com a Bíblia! No artigo diz que ela tem como objetivo unir católicos e protestantes... Isso tá errado...ela estaria jogando fora toda a luta de Lutero!
ResponderExcluirNão podemos nos misturar com quem tentamos reformar.
ResponderExcluirAcho que todos esses comentários a cima não mostra um lado Cristão e Bíblico do que a Teóloga quer fazer... Creio que será muito valido esse ato, que com toda certeza fez com o auxilio de Deus. Que o Papa possa pensar nesse sentido. E que todas essas diferenças entre católicos e protestantes possam chegar finalmente ao fim! Sei que é muito possível manter amizade sincera entre católicos e protestantes (Luteranos) pois sou seminarista católico e tenho diversos amigos luteranos que sempre estão comigo e sempre me ajudam em minhas duvidas e assim também faço com eles! Sempre procuramos discutir esses assuntos "polêmicos" para vermos os dois lados da moeda! Agradeço muito esses amigos Teólogos e Pastores Luteranos que estão me ajudando a conhecer mais de tudo e que estão abrindo meus horizontes quanto as ideias luteranas. Margot Kässmann está de parabéns!
ResponderExcluir