segunda-feira, 30 de julho de 2012

Barragem de Passo Real tem menor nível da sua História

Placa de boas vindas na entrada de Quinze de Novembro
A Barragem do Passo Real, maior lago artificial do Rio Grande do Sul, está com tão pouca água que deixa a vista aquela que foi uma próspera Vila de Passo do Lagoão. Esse lugar deu origem a Quinze de Novembro. 

A Barragem está mais de 15 metros abaixo do seu nível, deixando à mostra ruínas do antigo hospital, chafariz, várias residências, caixa d'água. No Passo Real existia igrejas, hospital, escola, salão de baile, ferraria, curtume. Essa Vila fez história e hoje traz lembranças, para as famílias que lá moravam.

Com o enchimento da Barragem do Passo Real, que aconteceu em 1971, a Vila de Passo do Lagoão ficou totalmente submersa. Os moradores foram indenizados e refizeram suas vidas em outros municípios. Muitas famílias foram morar em Sagrisa, Boa Vista do INCRA, Pontão, Fazenda Anoni. 

O Pastor Sinodal João Willig aproveitou uma ida à Paróquia de Quinze de Novembro e visitou a Barragem do Passo Real, compartilhando aquilo que foi o berço de colonização Evangélica de Confissão Luterana de Passo do Lagoão, hoje Quinze de Novembro. 

Esacada que resiste abaixo d"água desde 1971

Imagem do Lago da Repressa do Passo Real

Imagem do Lago da Repressa do Passo Real


Ponte que esteve submersa por muitos anos

Ponte que liga Quinze de Novembro à Santa Clara do Ingaí



Ponte do Passo do Lagoão

Nenhum comentário:

Postar um comentário