sábado, 30 de maio de 2015

“Comigo, contigo e com Deus”

Reencontro de Casais - Turma de maio 2015
Sob este lema aconteceu, com sucesso, mais uma edição do Reencontro de Casais do Sínodo Planalto Rio-grandense, em Panambi, nos dias 30-31 de maio. Participaram 15 casais, oriundos das Paróquias de Quinze de Novembro, Ibirubá e Ijuí Paz. A importância deste trabalho na vida dos casais e suas famílias foi resumido, com emoção, por um dos participantes: “ Este Reencontro vai mudar o rumo de nossas vidas...”!
A Equipe Coordenadora agradece aos 15 casais participantes, às paróquias que os enviaram, agradece ainda aos casais reencontristas que preparam o material utilizado na edição, um trabalho como sempre feito com muito carinho, e, não por último, agradece ao nosso incansável palestrante, Flávio Müller, e ao Sínodo Planalto Rio-grandense pelo apoio e pelo suporte financeiro ao evento.
A próxima edição está prevista para os dias 19-20 de setembro. Desde já, convidamos os casais de nossas paróquias a aproveitarem este maravilhoso trabalho. Se a família vai bem, tudo se torna mais fácil!
Casais interessados podem entrar em contato conosco: cneiverth@hotmail.com, Flavio.gmuller@terra,com.br, lucianommartins@gmail.com.
P. Cesar Neiverth
Orientador Teológico da Coordenação

Reencontro - Turma maio 2015

Reencontro de Casais - Turma maio 2015

domingo, 24 de maio de 2015

9º Encontro do Dia Sinodal da Igreja

Abertura solene do Dia Sinodal da Igreja
No dia 24 de maio de 2015, ocorreu à celebração do Dia Sinodal da Igreja em Tapejara, dependências do CTG Manuel Teixeira, Avenida Sete de Setembro, 3.087, – RS, no Sínodo Planalto Rio-Grandense. Estiveram presentes no evento, representantes das 123 comunidades, 24 paróquias que integram os 70 municípios a que o Sínodo abrange. No local, tivemos a presença do Pastor Sinodal Ricardo Cassen, Presidente do Sínodo Dirceu Olair Hoffstaedter, Ministros e Ministras, Prefeito Municipal e o Presidente da Câmara de Vereadores.
O Grupo Anima de São Leopoldo, faculdade de teologia e música EST ( Escola Superior de Teologia) esteve animando o encontro. O Pastor Mauro Batista de Souza foi o palestrante com o tema: Achados e perdidos no caminho de Emaús. Após a palestra celebramos a Santa Ceia. As crianças tiveram atividades especiais coordenadas pelas orientadoras de culto infantil do Sínodo. Os jovens (COSIJE) realizaram a vigília na noite que antecedeu o encontro e também foram presenças no dia Sinodal da Igreja. No decorrer do dia, tivemos o lançamento da Campanha vai e vem realizada pelo Pastor Jonas Ronei Gunsch e o Pastor Valdemar Lückemeyer relatou sobre o Grupo da Parceria entre Brasil e Alemanha. Essa parceria é com a Paróquia de Nordholz. Ele mencionou a importância deste intercâmbio de visitas, ideias e culturas. E após a oração e benção proferida pelo Pastor Sinodal as caravanas retornaram para as suas paróquias e comunidades.
Ministros e Ministras marcaram presença

Grupo Anima - Faculdades EST São Leopoldo
Participantes lotaram o CTG

sábado, 16 de maio de 2015

29º Assembleia Sinodal

Pregação com Pastora Silvia Beatrice Genz - Pastora 1ª Vice-Presidente da IECLB
No sábado, 16 de maio de 2015, a Paróquia, a Comunidade e o município de Ernestina acolheram delegados e delegadas das 24 Paróquias do Sínodo Planalto Rio-Grandense.
O Sr. Silvino Bernardo Lamb deu abertura e convidou integrantes da mesa diretora. Após os pronunciamentos, iniciou-se o momento celebrativo. O culto foi presidido pelo Pastor Jonas Ronei Gunsch, pela Pastora Vice-Sinodal Ana Isa dos Reis, pelo Pastor Sinodal Ricardo Cassen e pela Pastora 1ª Vice-Presidente da IECLB Sílvia Beatrice Genz.
A partir do Tema e Lema do Ano 2015, a liturgia foi conduzida lembrando que estamos no caminho e muitas são as nossas conversas. A reflexão, trazida pela Pa. Sílvia, trouxe boa oportunidade para delegados e delegadas avaliarem a caminhada pessoal, comunitária, paroquial e sinodal.
Delegados e Delegadas acompanhando os relatos
Ainda antes do almoço ocorreu a apresentação das contas do exercício de 2014, leitura do parecer do Conselho Fiscal e exposição do orçamento 2015.
No início da tarde foi apresentado o Relatório conjunto do Presidente e Pastor Sinodal. Ressaltou-se que queremos sentir e vivenciar o quanto faz diferença contarmos com o Sínodo, que nos une e possibilita realizarmos melhor os trabalhos nas nossas comunidades e paróquias.Em meio a uma sociedade que reforça uma visão individualista e egoísta, somos desafiados e desafiadas a mostrar o nosso jeito de nos organizarmos e vivermos. Neste sentido, será decisivo para fortalecermos a nossa ação sinodal, que se dá por meio de muitas pessoas que estão participando e se engajando através do tempo, talento e tesouro que possuem.
Paróquias, Comunidades em funções paroquiais, setores e movimentos organizados na área sinodal foram convidados a considerar que somos Igreja da Palavra e a partir disto elaborar um pequeno relato sobre alegrias, desafios e sonhos. A partir destas informações a assembleia pode olhar para as conversas que estão nos acompanhando. No caminho de Emaús, Jesus caminha ao lado para convencer o casal de discípulos. Também este é o nosso jeito de ser Igreja. Portanto, ouvir é necessário para saber o que está repercutindo. Falar é necessário para elaborar (verbalizando) o que estamos sentindo/vivendo.
Apresentação do Relatório Conjunto pelo Pastor Sinodal Ricardo Cassen

Comunidade reunida em Culto

Ministras e Ministros que presidiram o Culto

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Encontro Sinodal de Presidentes de Grupos de OASE


Pa. Rosangela recebendo um mimo da OASE

O Encontro de Presidentes da OASE iniciou com a saudação da Sra. Delci Adam, Presidente Sinodal da OASE. Logo a seguir a Pastora Dulce Engster, Orientadora Teológica, abriu os trabalhos com um momento de meditação.
A palestrante Pa. Rosangela Stange - Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias – Secretaria de Ação Comunitária - falou sobre cuidado. Iniciou a sua palavra afirmando que as mulheres da OASE estão acostumadas a se enxergarem como cuidadoras de tudo na Comunidade, desde a decoração, a liturgia, as visitas... Lembrou que essa realidade é reflexo do que se vive em casa. Entretanto, é necessário aprender a cuidar de si mesma. Para fortalecer esta afirmação lembrou a lei de Cristo: “Amarás o teu próximo, a tua próxima, como a ti mesma”. Ela lembrou que muitas vezes ficamos paradas na primeira parte do versículo e esquecemos que, se não estamos íntegras, cuidando da nossa saúde, do corpo, da mente... também não vamos estar prontas e preparadas para ajudar as pessoas. O risco numa visita, por exemplo, é transformar a visita numa sessão de lamúrias pessoais. Ela colocou muito acento na seguinte frase: nós precisamos nos permitir ser cuidadas pelas outras pessoas. Precisamos admitir que as vezes não estamos bem e precisamos de ajuda. Precisamos aceitar que alguém diga: amiga, você está bem? O que posso fazer por você? Permitir-se ser ajudada é muito difícil para nós, mulheres, porque fomos educadas desde a infância a sermos nós as cuidadoras, a zelar por todas as pessoas da família, a nos anteciparmos e agirmos antes que alguém precise e, transferimos isso facilmente para a OASE e para a Comunidade. Assim, permitir sermos cuidadas e carregadas é um exercício necessário para nós, mulheres da OASE, que queremos exercer diaconia.
Palestra com a Pa. Rosangela
A seguir a palestrante motivou a turma a trabalhar em pequenos grupos. As mulheres foram desafiadas a refletir sobre a questão do cuidado, trazendo propostas para a vida pessoal e para seu trabalho como presidente de OASE. Este momento foi encerrado com a partilha dos grupos e com uma dinâmica de conscientização do corpo.
O Pastor Sinodal Ricardo Cassen trouxe uma palavra às mulheres. Ele lembrou o Tema do Ano e disse que, dentro do tema Cuidado, precisamos constantemente nos deixar perguntar sobre como estamos nos cuidando, para enfim cuidarmos das demais pessoas. A Sra. Delci desafiou o grupo para trazer testemunhos do ser presidente de OASE. Algumas mulheres se manifestaram, compartilhando há quanto tempo são presidentes, quais foram as
Palavra do P. Sinodal Ricardo Cassen
motivações que tiveram para exercer o cargo e quais os conselhos que gostariam de deixar para as que estão como presidentes pela primeira vez. O que chamou a atenção foi o
fato de muitas terem ingressado na IECLB através do casamento, ou então passarem a ser mais ativas na OASE depois de uma aposentadoria. Testemunharam que se sentiram acolhidas em seus problemas e sofrimentos e são encorajadas para ajudar e fazer o bem (cuidar). Animaram as jovens presidentes a descobrir que os grupos de OASE também são grupos de ajuda e solidariedade mútua.
No momento de avisos, a Sra. Delci falou sobre o material pra Semana Nacional da OASE e destacou a banca de vendas da OGA. Junto com a pastora Rosangela falou sobre a campanha “Em Comunhão com as viDas das Mulheres”. Foi distribuído material e as mulheres foram motivadas a se engajar nesta campanha.
O Encontro foi encerrado com a celebração da Santa Ceia oficiado pela orientadora Sinodal da OASE, Pa Dulce Engster e pelo vice orientador Sinodal Da OASE, P. Adi Pfeiffer.
 
Bate papo de Ministras e P. Sinodal

Diretoria Sinodal da OASE


Informações dadas pela Pa Carla Grossmann e Pa. Sonja H. Jauregui